Interventi Blogi di Nythamar H F De Oliveira Jr
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Embora haja uma tendência, desde os chamados pré-socráticos até os nossos dias, a aproximar a filosofia da arte, da ciência ou da religião, a filosofia não se deixa reduzir a nenhuma delas, embora tenha sempre influenciado e sido influenciada diversamente por todas elas. Etimologicamente, como é bem conhecido de todos, a palavra "filosofia" (do grego philo + sophia) significa "amor à sabedoria" ou "amizade ao saber", na medida em que os primeiros filósofos gregos buscavam conhecer cada vez melhor a si mesmos e o mundo que os cercava. Assim, a filosofia se apresenta como um questionamento radical acerca da realidade última das coisas: o ser, os entes, a verdade, o bem, o belo, o eterno. Por isso mesmo, historicamente, as primeiras investigações filosóficas se confundiam com os primeiros questionamentos sobre a natureza (physis) do universo: a terra, a água, os céus, os corpos celestes, o fogo, o repouso, o movimento, as mudanças de estações e a repetição de fenômenos (como os eclipses, as estações etc). Até a emergência da ciência moderna com Copérnico, Galileu e Newton nos séculos XVI e XVII, a filosofia da natureza se ocupava do mesmo objeto de investigação da própria ciência da época. Por outro lado, desde Homero, os poetas trágicos e líricos, havia nas teogonias e cosmogonias um forte elemento mítico-religioso que seria pouco a pouco desconstruído pela filosofia, mesmo quando mantinha uma identificação mais próxima à arte e literatura. A problemática relação entre arte e ciência só pode ser compreendida à luz das transformações filosóficas dos termos "techne" (arte) e "episteme" (ciência), sobretudo a partir de Platão e Aristóteles. Grosso modo, podemos dividir os grandes domínios e objetos de estudo da filosofia em 5 áreas distintas:
1. Metafísica, Ontologia
2. Lógica, Epistemologia, Filosofia da linguagem, Filosofia da Ciência
3. Ética e Filosofia Política
4. Estética
5. Filosofia da Religião
1. A metafísica trata do "ser enquanto ser", isto é, de investigar e justificar o que é, a realidade. De uma maneira mais abrangente, a metafísica pode ser tomada num sentido geral (ontologia) que trata da questão do ser dos entes (em grego, onta) ou num sentido especial, tratando especificamente de Deus (teologia filosófica), da alma humana (psicologia filosófica e antropologia filosófica) e do mundo (cosmologia filosófica).
2. A lógica (do grego logos, razão, fala) diz respeito às regras de inferência (dedução) do pensamento analítico, diferenciando inferências válidas (silogismos) e inválidas (falácias ou sofismas). A epistemologia (do grego episteme, conhecimento, saber, ciência) é a teoria do conhecimento, isto é, a parte da filosofia que procura justificar racionalmente crenças verdadeiras. A filosofia da linguagem cuida de questões sobre o significado e a verdade de proposições lingüísticas. A filosofia da ciência examina a fundamentação e a justificativa das ciências e seus respectivos métodos de investigação.
3. A ética (do grego ethos, caráter, costume) é o estudo filosófico da ação moral e trata de questões sobre o bem e o mal, a felicidade, a conduta humana, a sua normatividade e implicações práticas. A filosofia política tenta fundamentar a sociabilidade humana enquanto seres que vivem racionalmente em sociedade, assim como busca justificar a melhor forma de constituição política ou o melhor regime de governo. A filosofia do direito procura justificar a normatividade das codificações jurídicas, uma teoria da justiça, uma teoria do Estado e teorias afins (constituição, democracia, direitos humanos), muitas vezes ao ponto de se confundir com a filosofia política.
4. A estética (do grego aisthesis, sentidos) trata da arte, do belo, do sublime e de todas as formas de expressão artística (literatura, música, teatro, pintura, escultura, cinema etc) em sua fundamentação filosófica: o que é, afinal, uma obra de arte?
5. A filosofia da religião trata do divino, do sagrado, da divindade e de suas manifestações através da religião. Os problemas da fé, do misticismo, do absoluto, da alteridade, da imortalidade da alma e da morte são aqui tematizados.
[ Modificato: giovedì, 16 aprile 2009, 13:12 ]