Entrada del blog por TÂNIA MICHEL PEREIRA
Curso “Materiais Virtuais Interativos para o ensino da matemática na educação básica”Público alvo: Professores de matemática de escolas públicas ou multiplicadores de NTE É necessário que o candidato a vaga tenha conhecimentos básicos em informática (enviar e receber e-mail, criar pastas, salvar documentos de textos, navegar na internet e compactar/descompactar arquivos.) Promoção: UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul em Parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional/36ª CRE - RS Responsável pelo curso: Tânia Michel Pereira - tmichel@gmail.com Modalidade: EAD Via internet no ambiente MOODLE. Investimento: Curso gratuíto. Período: O curso inicia na terceira semana de março de 2010 e termina no final da terceira semana de junho. Após isto, você ainda poderá enviar tarefas até o dia 15 de julho de 2010. Os tópicos oferecidos aparecem na tabela abaixo. Cada cursista poderá optar por um curso de 20 a 120 horas entre 188 horas oferecidas. Os certificados e o DVD com os materiais do repositório do LVM da UNIJUÍ, juntamente com os materiais virtuais interativos que por ventura forem produzidos pelos cursistas que autorizarem a publicação serão enviados até 10 de outubro de 2010. Durante o curso, a forma de apresentação do material poderá ser alterada, em função das demandas vindas dos cursistas devido ao sistema operacional utilizado durante seu estudo. Para informações e acesso à ficha de inscrição: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/oferta3.html ou copie o endereço aseguir e cole-o diretamente ns barra nde endereços do navegador: Horários de atendimento on-line durante o curso Todas as manhãs, de segunda a sexta, das 8h:30min às 11h:30min. Os cursistas poderão enviar e-mail a qualquer hora para o endereço tmichel@gmail.com , a resposta será enviada em no máximo 48 horas. Observação: Durante os horários de atendimento on-line, o cursista também poderá ligar para o telefone (55) 3332 - 7794, falar com Tânia. Organize o seu horário do seguinte modo com base na tabela abaixo 2)Organize estes tópicos por semana, de modo que, em cada semana você realize estudos e entregue as tarefas referentes a 2 a 12 horas semanais. Envie o plano para o E-mail tmichel@gmail.com |
Tabela com os tópicos oferecidos com a respectiva carga horária e descrição
Nº | Nome do tópico | Horas | Descrição do tópico: |
1 | Como utilizar o Writer para edição de textos com equações matemáticas ou figuras geométricas | 4 | O Writer é um editor de textos do Open Office. Na apostila são apresentados os principais comandos de formatação de texto e parágrafo, inserção de tabelas e gráficos, além da linguagem e comandos necessários para inserção de equações e fórmulas matemáticas. A tarefa consiste na digitação de equações e fórmulas matemáticas. |
2 | Como utilizar o Editor de equações do Microsoft Word – Microsoft Equation | 2 | O Equation é um editor de equações e fórmulas matemáticas do Word. Na apostila são apresentados os comandos para inserção de equações e fórmulas. A tarefa consiste na digitação de equações e fórmulas matemáticas. |
3 | Aplicativos Kbruch e Kpercentage | 1 | O Kbruch e o Kpercentage são programas com exercícios sobre frações e porcentagens, que estão presentes s computadores com Linux educacional. Na apostila são apresentados os comandos para utilização destes aplicativos. A tarefa consiste na realização dos exercícios que os aplicativos propõem. |
4 | Como utilizar o Kmplot | 2 | O Kmplot é um aplicativo para construir gráficos de funções matemáticas e está presentes nos computadores com Linux educacional.Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na digitação de funções na barra de endereços, para construção dos respectivos gráficos. |
5 | Como utilizar o Kig Geometria Interativa | 2 | O Kig é um aplicativo, que permite explorar figuras e conceitos matemáticos, com geometria interativa e que estão presentes nos computadores com Linux educacional. Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na construção de figuras geométricas. |
6 | Como instalar e utilizar o Geogebra | 4 | O Geogebra é um aplicativo, que permite construir e explorar figuras e conceitos matemáticos, com geometria interativa. Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na construção de figuras geométricas. |
7 | Como instalar e utilizar o wxMaxima | 4 | O wxMaxima é um sistema de computação algébrica que possibilita a manipulação de expressões. É um software livre. Na apostila são apresentados os comandos para resolução de equações, sistemas de equações, simplificação de expressões, operações entre matrizes, entre outros. A tarefa consiste na resolução de atividades matemáticas diversas, utilizando este programa. |
8 | Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 1 | 4 | O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados os comandos da planilha eletrônica Calc: como calculadora, além dos principais comandos para construção de gráficos, tabelas e materiais virtuais interativos, onde o aluno digita dimensões/respostas e o programa calcula/fornece feedback sobre acerto ou erro. A tarefa consiste na realização dos exemplos descritos na apostila, além de exercícios que envolvem a construção de gráficos, tabelas e materiais interativos para o ensino de matemática. |
9 | Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 2 | 2 | O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados materiais construídos com planilhas eletrônicas, destinados ao ensino de matemática no ensino fundamental e médio, para serem analisados do ponto de vista estético, conteúdo matemático e funcionalidade. A tarefa consiste na análise dos referidos materiais. |
10 | Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 3 | 16 | O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com planilhas do Calc. A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo no Calc, utilizando as etapas descritas. |
11 | Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 1 | 4 | O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados os comandos da planilha eletrônica Microsoft Excel: como calculadora, além dos principais comandos para construção de gráficos, tabelas e materiais virtuais interativos, onde o aluno digita dimensões/respostas e o programa calcula/fornece feedback sobre acerto ou erro. A tarefa consiste na realização dos exemplos descritos na apostila, além de exercícios que envolvem a construção de gráficos, tabelas e materiais interativos para o ensino de matemática. |
12 | Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 2 | 2 | O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados materiais construídos com planilhas eletrônicas, destinados ao ensino de matemática no ensino fundamental e médio, para serem analisados do ponto de vista estético, conteúdo matemático e funcionalidade. A tarefa consiste na análise dos referidos materiais. |
13 | Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 3 | 16 | O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com planilhas do Microsoft Excel. A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo no Excel, utilizando as etapas descritas. |
14 | Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -JavaScript 1 | 3 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentados os principais comandos para editoração de páginas para internet a partir de um bloco de notas. A tarefa consiste na reprodução dos comandos descritos no bloco de notas. |
15 | Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 2 | 3 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de um programa com JavaScript. A tarefa consiste na elaboração de um material com JavaScript utilizando as etapas descritas . |
16 | Utilizando o Javascript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 3 | 2 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. A tarefa consiste na exploração de materiais elaborados com JavaScript , adaptação de códigos de materiais já existentes e transformação destes em páginas interpretadas por um navegador da internet. |
17 | Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 4 | 6 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de um material interativo com JavaScript e HTML envolvendo as etapas de programação e formulários para cálculos e exercícios. A tarefa consiste na elaboração de um material com JavaScript utilizando as etapas descritas . |
18 | Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 5 | 4 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentados exemplos de páginas com o objetivo de mostrar a estrutura de uma página HTML com JavaScript embutido, além de instruções para impressão de textos com operações e funções matemáticas. A tarefa consiste na reprodução das instruções no bloco de notas. |
19 | Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 6 | 16 | O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com JavaScript . A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo com JavaScript , utilizando as etapas descritas. |
20 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 1 | 4 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com Flash, onde o aluno coloca os dados e o computador fornece a solução. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo, além da adaptação destas para elaboração de materiais similares. |
21 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 2 | 4 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com flash, onde o computador apresenta o problema, o aluno responde e o computador verifica se a resposta dada pelo aluno está ou não correta. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo, além da adaptação destas para elaboração de materiais similares. |
22 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 3 | 4 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com flash, para o ensino de frações. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo. |
23 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 4 | 2 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentados exemplos de páginas com o objetivo de mostrar a estrutura dos códigos com ActionScript utilizados para elaborar material virtual interativo com Flash, relacionadas às operações e funções matemáticas. A tarefa consiste na reprodução destes exemplos no Flash. |
24 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 5 | 16 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no flash para construção do material virtual interativo. |
25 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 6 | 2 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com animação, para o ensino de matemática, com utilização de transformação de forma com Flash 8. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo. |
26 | Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 7 | 3 | O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de como fazer animação de movimento no flash. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no flash para construção de material virtual interativo. |
27 | Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática – LVM da UNIJUÍ - LVM 1 | 4 | O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os materiais do LVM. A tarefa consiste na avaliação destes materiais. |
28 | Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática – LVM da UNIJUÍ - LVM 2 | 4 | O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da Fábrica Virtual do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na exploração e análise destes objetos de aprendizagem, além da elaboração de uma sugestão de aula com um destes. |
29 | Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática – LVM da UNIJUÍ - LVM 3 | 3 | O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os materiais construídos com HTML e JavaScript além de HTML e CabriJava, do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na análise destes materiais e elaboração de uma sugestão de aula com um destes materiais |
30 | O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 1 | 4 | O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentadas instruções sobre a forma de localização de objetos educacionais, para o ensino de matemática. A tarefa consiste na exploração de um objeto educacional e elaboração de uma sugestão de aula que envolva tal objeto educacional |
31 | O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 2 | 3 | O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos educacionais classificados no BIOE como software educacional de matemática, em português, elaborados no Brasil. É mostrado o layout de cada um, do que tratam, como funcionam e para que finalidade podem ser utilizados. A tarefa consiste na elaboração de um planejamento que envolva a utilização de um dos objetos educacionais explorados, além da elaboração de um texto sobre as impressões sobre os objetos explorados. |
32 | O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 3 | 4 | O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos educacionais classificados no BIOE como hipertextos na área de matemática, além de ser mostrado o layout de cada um e brevemente especificado sobre o que tratam, como funcionam e para que finalidade podem ser utilizados.A atividade consiste na exploração destes objetos e elaboração de um planejamento que envolva a utilização de um destes, além de um texto que registre impressões sobre estes materiais. |
33 | O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 4 | 2 | O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos do BIOE classificados como Simulação/Animação. A tarefa consiste na elaboração de uma sugestão de aula com utilização do objeto escolhido, além da elaboração de um texto que registre impressões sobre os objetos classificados desta forma. |
34 | Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 1 | 4 | Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da Fábrica Virtual do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na avaliação de dois objetos de aprendizagem, através do preenchimento de uma ficha de avaliação, que consta na apostila. |
35 | Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 2 | 4 | Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os materiais do LVM da UNIJUÍ, construídos com HTML, JavaScript , Cabri e CabriJava. A tarefa consiste na elaboração de uma lista com sugestões de modificações que podem ser feitas em um dos materiais. |
36 | Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 3 | 2 | Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da RIVED. A tarefa consiste na elaboração de um texto avaliando cada um dos objetos executados. |
37 | Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 4 | 3 | Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentadas as sugestões de aulas, do Portal do Professor da área da matemática. A tarefa consiste na avaliação de duas sugestões de aulas, além da avaliação dos materiais interativos sugeridos nas respecitvas sugestões de aulas. |
38 | Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 5 | 3 | Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos educacionais do BIOE, de matemática em língua portuguesa dos níveis fundamental e médio. A tarefa consiste na exploração e avaliação de um destes objetos, através da elaboração de sugestões que possam ser implementadas nestes. |
39 | Fórum - Utilização do Geogebra | 2 | 1) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria o Geogebra com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2) Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
40 | Fórum - Utilização do wxMaxima | 2 | 1) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria o wxMaxima com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
41 | Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com planilhas eletrônicas para o ensino de matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria uma planilha eletrônica com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2) Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
43 | Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com JavaScript e HTML para o ensino de matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá apresentar uma sequência de instruções que podem ser adaptadas para elaboração de um material virtual interativo utilizando HTML com JavaScript . 2)Escolher a sugestão de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
44 | Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com Adobe Flash para o ensino de matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá apresentar uma sequência de instruções que podem ser adaptadas para elaboração de um material virtual interativo utilizando Flash. 2)Escolher a sugestão de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
45 | Fórum - O uso pedagógico de objetos educacionais do Laboratório Virtual de Matemática da UNIJUÍ no ensino de matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria um material específico do LVM com uma turma de alunos. Especifique o objeto educacional, a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
46 | Fórum - O uso pedagógico dos materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais no ensino da matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria um material específico do BIOE com uma turma de alunos. Especifique o objeto educacional, a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
47 | Fórum - Avaliação de material didático virtual interativo para o ensino da matemática na educação básica. | 2 | 1) Você deverá avaliar um objeto educacional existente no LVM ou BIOE e a forma como utilizaria este com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos. |
| Total de horas | 188 |
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