Mensagens do blog por EDUARDO MENDES

Todo o mundo

image_thumb%5B1%5D.png?imgmax=800

O artigo a seguir foi originalmente publicado no meu site Tuba Física: http://www.tubalivre.com

Prosseguindo com o objetivo de publicar textos que tratem de softwares educativos que podem ser utilizados no ensino / estudo de Física e de outras matérias de ciência, hoje vou falar sobre o JClic.

JClic: o que é? Como fazer o download e instalação
JClic é um programa para a criação, reprodução e avaliação de atividades educativas multimídias, desenvolvido na plataforma Java pelo Departamento de Educação da Catalunha (Espanha).

Baseado no padrão multiplataforma do Java, JClic é um software livre que funciona tanto em Linux, quanto em Mac OS X, Windows e Solaris, composto por um pacote de aplicativos Java para facilitar a aplicação de testes em turmas dos mais diversos níveis. Excelente para a área de linguagens, mas pode ser utilizado em qualquer disciplina, incluindo Física.

O sistema open source permite que qualquer programador Java crie novos módulos e extensões ao JClic, facilitando a sua utilização para todas as idades.

As atividades que podem ser criadas através da plataforma do JClic são variadas. Na instalação básica – sem os extras que você encontra no site do desenvolvedor – a grande maioria dos exercícios apresentam características textuais: caça-palavras, palavras cruzadas, preenchimento de lacunas e textos com termos para correção são os principais exercícios possíveis. Porém, os recursos podem ser expandidos, aumentando as possibilidades de uso do programa.

O JClic conta também com um módulo de relatório, que armazena o desempenho de cada estudante em um banco de dados que pode ser consultado pelo professor.

Acesse o site ZonaClic para fazer download do pacote de aplicativos composto pelo JClic Player (para rodar as atividades), JClic Author (para criar as atividades) e o JClic Reports (para gerenciar os relatórios). Clique aqui.

Para rodar o JClic é preciso ter instalado no computador o programa Java da Oracle/Sun, que pode ser baixado neste link.

Manual do JClic

Faça download do Manual para uso do JClic, produzido pelo setor de Multimeios da Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Clique aqui. Opcionalmente, pode baixar deste local aqui ou ler como e-book neste link.

No manual você terá informações completa de como instalar e usar o programa para produzir suas atividades e utilizar localmente ou em rede.

Onde hospedar os applets JClic na Internet em servidores gratuitos

Desejando hospedar as atividades criadas na Internet, encontrei inicialmente inúmeras dificuldades para hospedar os applets JClic em servidores gratuitos. Ou eles não aceitam programas em Java ou os sites sofrem de problemas de instabilidade, lentidão, confiabilidade, erros diversos. Boa parte ocasionada por invasões hackers, que aos poucos estão debilitando e fazendo desaparecer os sites de hospedagens gratuitas, infelizmente.

No entanto, encontrei um ótimo site, em inglês, que funcionou muito bem rodando os applets JClic. É o hospedeiro de páginas Zymic (clique na figura abaixo para acessá-lo):

image

No site, faça seu registro clicando em “Sign-Up / Log-In”. Crie um “username”, que constará na URL do seu site, e determine a “password” para acessar o sistema. Siga as instruções e, no final, será enviada uma mensagem de confirmação para a conta de e-mail que você determinou. Após confirmar o e-mail, você poderá criar sua página a ser hospedada no Zymic.

Bem! Você deverá ter conhecimentos razoáveis de web design para poder criar sua página. Eu recomendo aqui alguns sites que ensinam passo-a-passo como construir um site básico: www.criarsites.com/ ; www.criarweb.com/ e http://truques-dicas.com/ .

Os arquivos que devem ser hospedados na Internet

Um applet (miniaplicativo) é uma aplicação interativa inserida em uma página da Internet, que pode ser mostrada em qualquer navegador com suporte Java.

No JClic author podemos criar automaticamente uma página web, que ao ser carregada mostrará um applet com o projeto que estamos editando. Para criar uma página web no JClic author, basta entrar em "Ferramentas / Criar página web" (o manual disponibilizado acima explica em detalhes).

Para que a página possa ser publicada, temos que transferir ao espaço web dois arquivos criados: o projeto JClic desejado (nome_do_projeto.jclic.zip) e o documento salvo em HTML (index.htm). Recomenda-se criar uma pasta no servidor para cada projeto, assim como fazemos em nosso computador, a fim de não misturar os arquivos.

Confira um exemplo de atividade do Tuba Física: http://tubafisica.zxq.net/projetos/convertenergia/index.htm

Como incorporar um applet JClic no seu blog/site

O caminho mais rápido para abrir um projeto é através de um applet incorporado (embed) JClic em uma página web.

Para executar um projeto que já está publicado na Internet (hospedado no Zymic, por exemplo) você pode seguir os passos descritos abaixo:

Primeiro temos de saber o URL do arquivo nome_do_projeto.jclic.zip que contém o projeto. Por exemplo, a URL da atividade “Conversão de Energia” do Tuba Física é:

Para incorporar o applet, insira o seguinte código (sem as aspas) no editor Html da área de postagem do seu blog ou no local da página HTML do seu site onde você deseja que a janela do applet apareça. Insira a URL do projeto (nome_do_projeto.jclic.zip) em “writePlugin” (substituindo a URL do meu exemplo). Você pode alterar a largura e altura da tela que, no caso da minha atividade, são “460” e “600”, respectivamente.

<script language="JavaScript" src="http://clic.xtec.cat/dist/jclic/jclicplugin.js" type="text/javascript"></script>
<script language="JavaScript">
setJarBase('http://clic.xtec.cat/dist/jclic');
writePlugin('http://tubafisica.zxq.net/projetos/convertenergia/conversao_de_energia.jclic.zip', '460', '600');
</script>

Veja como ficou a incorporação no meu blog Tuba Escola: http://escola.tubalivre.com/2010/06/transformacoes-de-energia-teste.html

Se alguém aí tiver uma sugestão melhor de hospedagem gratuita de applets Java, entre em contato comigo. Adorarei saber!
[ Modificado: segunda, 14 Jun 2010, 02:22 ]