Interventi Blogi di RAFAEL LOPES PIMP?O

∑strategika Captação de Talentos
di RAFAEL LOPES PIMP?O - mercoledì, 20 agosto 2008, 12:06
Su tutto il web
Aproveitando os acontecimentos olímpicos recentes, mais especificamente a partida de futebol entre as seleções Brasil e Argentina, gostaria de fazer um comentário comparativo entre estes dois países.
Eu não assisti ao jogo, mas como vivo na fronteira entre estes dois países, e estava do outro lado da fronteira durante a sua transmissão, pude acompanhá-la pelo rádio de meu carro.
Era visível, ou melhor, audível a alegria do radialista argentino ao informar que o Brasil (exatamente, ele não falou da seleção, mas do país) perdeu - do verbo perder mesmo - para a Argentina. Não foi uma vitória esportiva, a comemoração do radialista remetia à terem vencido uma guerra!
Nota-se nesta afirmação há rivalidade entre estes dois países latino-americanos, tanto na questão desportiva, quanto na econômia e na política.
O que posso afirmar após o resultado esportivo de hoje a favor da Argentina, é que, percebo cada vez mais que o brasileiro é nacionalista e defensor de sua pátria - amada Brasil - somente quando tem jogo de futebol!
O Brasil têm problemas políticos, governamentais, econômicos e sociais.
A argentina também.
O Brasil luta frente aos concorrentes globais no mercado internacional. 
A Argentina também.
O Brasil têm políticos honestos, que preferem ser omissos à corrupção a parecerem dedos-duros. 
A Argentina também.
Vocês agora devem estar se perguntando: - Se nosso país tem tanto em comum com a Argentina, qual a diferença entre um e outro?
Eu sei a resposta... o povo!
Na Argentina, você não ouve ninguém falar mal do próprio país! 
Nem reclamar da saúde, da econômia, da política, da corrupção sem um protesto nas ruas! Já estive em Buenos Aires, e vi piquetes e bloqueios nas ruas promovidos por manifestantes. Eles defendem seus direitos com unhas, dentes e armas se for necessário!
Ao contrário do Brasil, onde o povo assiste passivamente ao noticiário informando que que a criminalidade aumenta dia-a-dia, a corrupção nos assombra, enquanto os corruptos riem da nossa cara, a saúde nos mata (pela sua ausência, e não pelo seu atendimento) enquanto os políticos bebem champanhe e fumam charutos caros às nossas custas. 
E o que fazemos para mudar a situação? 
Sabemos reclamar muito bem: 
- A crise está pior esse ano! 
- Não tem médico no posto de saúde! 
- Os juros estão muito altos!
- Tem muito imposto!
- A educação não funciona!
Mas tomar uma atitude... ah não, exige muito esforço... 
Brasileiro é um povo feliz, não dá para negar, mas é calminho demais... demais da conta.
E além de reclamar disso tudo, ainda coloca a culpa no vizinho que votou no político que foi eleito, e afirma com categoria: - A culpa é sua! Eu não votei nesse daí! O meu candidato era outro!
Que coisa não... é mais fácil, sempre, colocar a culpa em alguém do que assumí-la para si.
Sejamos nacionalistas, brasileiros fervorosos e defensores de nossa imagem e nossa terra - assim, como os argentinos - em todos os dias de nossa vida!
E não apenas nas olimpíadas, no panamericano ou na copa do mundo (sim, escrevi em letras minúsculas), pois o que tem importância é COMO CONDUZIMOS NOSSO PAÍS À VITÓRIA E AO CRESCIMENTO, e não empurrar nossa seleção ou nossos atletas a serem campeões...
Pense nisso!
[ Modificato: martedì, 26 agosto 2008, 18:01 ]