Blog entry by SILVESTRE FERNÁNDEZ VÁSQUEZ
TRABALHO DA WIKI
Silvestre Fernández Vásquez*
1. Introdução
O avanço tecnológico nos últimos anos no país, como por exemplo, as técnicas digitais, que servem de auxilio muitas aplicações no dia a dia, especialmente na EAD. No sistema da educação, especialmente na educação a distancia, constatamos que a juventude, ou seja, os estudantes tem um conhecimento considerável no meio digital, então como professores temos que entender e repensar as concepções na educação, especialmente no ensino aprendizagem,para que os professores se capacitem no manejo das tecnologias, para uma prática pedagógica adequada.
Por exemplo, uma das práticas que auxilia ou ajuda muito a um professor e que tem suporte colaborativo na web que facilita a comunicação interativa, incentivando os processos de colaboração e cooperação, para a construção de ambientes de aprendizagem.
Existem várias tecnologias digitais que permitem um trabalho colaborativo e estimulam a iniciativa, a curiosidade, descobrir,e experimentar cooperativamente. A internet facilita a comunicação para organizar a construção de conceitos e sobre tudo a interação entre os estudantes e professores,utilizados na modalidade de educação a distância ou como suporte na aprendizagem presencial.
A finalidade de utilizar as tecnologias virtuais é com o propósito de sua potencialidade nos processos pedagógicos, na interação, na cooperação e colaboração no ensino aprendizagem.
Existem várias ferramentas tecnológicas, como a wiki,que pode ajudar na construção colaborativa e cooperativa de programas de ensino aprendizagem nos diversos lugares do mundo.
Autores pedagogos, explicam que cooperar na ação é operar em comum, isto significa que se deve ajustar por meio de novas operações ( qualitativas ou métricas) de correspondência e reciprocidade ou complementaridade, ações executadas por cada um dos parceiros. Então, fica claro que, os ambientes virtuais usados para a aprendizagem devem proporcionar o suporte à cooperação, permitindo para que cada indivíduo possa cooperar entre si na construção do conhecimento. Pois a colaboração entre pares durante a aprendizagem, pode ajudar a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas através da internalizarão do processo cognitivo implícito na interação e na comunicação;como também a construção do conhecimento poderia ser uma interação mediada por várias relações e pela mediação feita por outros sujeitos.
Então, a aprendizagem se realiza através do compartilhamento de diversas perspectivas, também pela necessidade de tornar explícito em forma oral ou em forma escrita.Em fim ,fica claro ou evidente que, que acontece um processo de comunicação dentro de uma dimensão cooperativa, colaborativa e de compartilhamento.
Diversos autores, reportam que és tas ações de ensino aprendizagem,devem ser ambientes criados através das tecnologias dos blogs e wikes,porque tem um papel fundamental na abertura do canal de comunicação.
2.Tecnologia Wiki
O avanço da tecnologia demonstra que a utilização wiki expressa a filosofia de software livre, que se caracteriza pela facilidade da criação e alteração das páginas na web em forma dinâmica , sem necessidade de fazer uma revisão dos conteúdos antes de sua publicação. A maioria dos wikis é aberto ao público ou pelo menos as pessoas tem acesso ao servidor wiki.
Também, é necessário clarear, que não é obrigatório registrar os todos os usuários em todos os wikis.
Então, ninguém tem posse definitiva sobre um texto publicado. Entretanto, se deve destacar que o uso do wiki tem uma vantagens desta nova tecnologia, na construção de páginas web.
Na atualidade apontam vários autores, que a Web 2.0 permite que o estudante, passa a ser, ademais de leitor, autor e produtor de material didático. Inclusive editor e colaborador, para apresentação em audiências que ultrapassa os limites da sala de aula ou ambiente de aprendizagem; porque é fácil publicar conteúdos que leva a pensar, que os estudantes, significam na verdade, ensinar e aprender.
3.Ferramenta Wikispaces
Considerando os últimos dados estatísticos realizados pela Organização Wikimatrix(online) existem na atualidade próximo de 74 tipos de ferramentas wiki, sendo três mais utilizadas: Twiki, MediaWiki e Wikispaces.
Por exemplo, Wikispaces é um site para hospedagem gratuita de wikis criado em 2005.
Neste ambiente virtual, que a tecnologia oferece, os usuários podem criar suas próprias páginas wikis de um forma muito fácil, somente alterando o layout, escolhendo templates, criando links de navegação. Tem que ser gerenciado por um criador ou administrador que pode autorizar a seus convidados a fazer alterações, ditando páginas e novos links.Portanto é bom ter clareza que as páginas podem ficar abertas para serem editadas por qualquer pessoa ou protegidas para que somente os convidados possam editar suas páginas. Esta tecnologia, na verdade é muito importante, mas uma pessoa tem que ter conhecimentos ou uma boa preparação de informática ou computação,porque é muito importante em todo o processo do EAD.
No uso do wikispaces, a particularidade do correio eletrônico integrado ao ambiente, e principalmente, na ferramenta de discussion,porque funciona como um fórum de discussão, necessário para discutir problemas e negociar soluções, possibilitando criar uma cultura de colaboração, objetivo do presente curso de EAD pela PUCRS.
O Twiki e MediaWiki, não possuem o tipo de fórum de discussão, e ainda precisa de um servidor próprio ,por tanto não contribuirá muito para nosso trabalho colaborativo no EAD
4.Conclusões
- Professores e estudantes imersos na era digital é urgente repensar sobre os modelos tradicionais de ensino.
- Existem varias tecnologias que oferecem possibilidades na construção de ambientes de aprendizagem.
- Entre as tecnologias com potencial pedagógico, temos a wiki, para nossa labor de ensino aprendizagem no EAD.
- A utilização da tecnologia wiki,permite construção de ambientes de aprendizagem, mais significativos e potencializa os processos interativos de colaboração e cooperação.
- Determinados autores em seus trabalhos de ensino aprendizagem,constataram que a tecnologia wiki na educação, aproxima e fomenta novas práticas pedagógicas entre profissionais inovadores e abertos, envolvidos no processo ensino aprendizagem,quando utilizaram no contexto educacional,os professores, coordenadores e alunos construíram seus ambientes de aprendizagem em forma mutua,confirmando a potencialidade desta nova tecnologia(wiki).
- Em fim conluio, que o uso adequado da tecnologia wiki é fundamental na construção de ambientes virtuais de ensino aprendizagem, portanto é fundamental que os professores tenham uma formação ou capacitação ampla, clara, objetiva e sobre uma base socioeconômica e política de uma região ou pais, para alcançar os objetivos do sistema da EAD.
- Aluno do Curso de Capacitação de Professores de EAD. PUCRS.