Interventi Blogi di LARISA BANDEIRA

Su tutto il web

 

Nos anos de 2010 e 2011 participei de uma pesquisa intitulada Cartografias infantis: a cidade pela infância, a fotografia pelas crianças, que fazia parte de um projeto da FUNARTE e do qual resultou meu trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia.  Os alunos da Turma do 4º ano do Marista Rosário, da Professora Suyan participaram de uma etapa da pesquisa e registraram o passeio realizado na estação de Tratamento de águas do DMAE da Rua Vinte e quatro de Outubro em Porto Alegre. Na etapa seguinte as crianças escolheram as fotografias que fariam parte da exposição realizada no colégio.

A pesquisa buscava entender as maneiras como um grupo de crianças se apropria e recria os espaços urbanos. Para isso foram  utilizadas as pistas do método cartográfico de Kastrup e Escóssia (2009) nesse rastreio e reconhecimento atento dos sentidos dados pelas crianças aos espaços urbanos. Para pensar sobre as crianças e as suas relações com esses espaços, dialogou com Deleuze & Guattari, entendendo que com eles podemos olhar e viver a cidade como um corpo urbano funcional (ainda que por vezes aparentemente caótico), no qual os lugares são demarcados para que a vida possa se efetivar com uma suposta segurança. A cidade, partindo deste princípio, apresenta-se como espaço estriado, um rugoso tecido que coloca as ações cotidianas à mercê desta engenharia. Nos espaços urbanos circula-se, habita-se, trabalha-se, diverte-se, brinca-se. Como considerações provisórias, percebo que a cidade – ou pelo menos uma das cidades possíveis, aquela capturada pelos olhares múltiplos das crianças quando olham para esta grande maquinaria que atende pelo nome cidade – ganha novas imprecisões em seus costumeiros contornos. Para quem quiser conhecer um pouco desse trabalho é possível consultar o texto na íntegra em:

http://sabi.ufrgs.br/F/UEQ48K9UI8JGL8GYTP8YIGMEPFYP5RG4VMNVAQM9AK58X95PQJ-22017?func=full-set-set&set_number=038643&set_entry=000009&format=999

 

 
[ Modificato: lunedì, 1 agosto 2016, 21:24 ]