Manual do Professor

Site: Moodle PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Curso: Moodle PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Livro: Manual do Professor
Impresso por:
Data: terça, 16 Abr 2024, 13:36

Índice

Comunidade Moodle



Menu de opções disponível ao lado de cada CARD permitindo:

  • Editar o sumário do CARD.
  • Entrar na seção, possibilitando a criação e organização de recursos e atividades no CARD.
  • Mostrar conteúdo, funcionalidade que permite expandir/recolher o conteúdo do CARD na página principal
  • Ocultar/Mostrar bloco, para tornar o CARD visível ou não para os estudantes.
  • Excluir bloco, permitindo apagar o CARD.




Espaço de comunicação da comunidade, disponibilizado as ferramentas: Avisos, Fórum de Dúvidas e Mural de Notícia.

Aviso

Tipo especifico de fórum criado de forma automática sempre uma disciplina for criado no Moodle. Não é um fórum de interação, sua finalidade consiste na comunicação de avisos e de mensagens. Ele tem a assinatura obrigatória, ou seja, o estudante não pode deixar de participar desse fórum. Assim, sempre que uma mensagem for encaminhada pelo fórum de aviso,  ela será encaminhada para o espaço das mensagens automáticas, mas também para o e-mail de todos os estudantes matriculados na disciplina. Assim, mesmo que o estudante não acesse o Moodle, terá acesso à informação postada pelo correio acadêmico.

 

Fórum de Dúvidas

Fórum para a interação entre todos os estudantes, podendo criar tópicos de debate, inserir arquivos. Os estudantes recebem notificações por e-mail das postagens realizadas nesse importante espaço de interação.

 

Mural de Notícia

Ferramenta do Moodle que permite organizar de forma gráfica informações possibilitando inserir links externos, imagens e vídeos postados no YouTube.  Ele pode também funcionar como um painel de gerenciamento de projetos e permite personalizar os fluxos de trabalho propostos para a turma. O perfil professor permite inserir colunas (blocos de temas) e os estudantes podem incluir informações. O estudante pode editar e apagar somente as suas postagens.



Essa funcionalidade do Moodle permite o compartilhamento de conteúdo - recursos, atividades - entre várias disciplinas.
Após a adição da ferramenta ao lado de cada recurso e atividades disponível na sua área Moodle aparecerá o ícone de uma cesta.
Essa funcionalidade permite a cópia individualizada de um recurso ou atividade específica, como também, tópicos/CARDs inteiros.


t

t

Acessando seus Arquivos de Backup



Para acessar seus arquivos de backup, siga os seguintes passos:

1 -  Acesse a área de um de seus cursos(qualquer um), e clique no ícone da engrenagem.




2 - Com o menu de administração aberto, clique na opção "restaurar".



3 - Na tela seguinte, no final da seção "Área de backup de arquivos privados do usuário" e clique em "Gerenciar os arquivos de backup".




4 - Após clicar em "Gerenciar os arquivos de backup" você será direcionado para esta tela, você deve clicar no arquivo que deseja fazer o download.




5 - Na tela seguinte, você deve clicar em "download". Pronto, seu arquivo será baixado para ser armazenado no seu computador.


Grupos


Confira tutoriais que vão lhe auxiliar a mexer com grupos

1 - Entre na disciplina que você deseja criar um grupo.



2 - Dentro da disciplina acesse a área "participantes", localizada no canto superior esquerdo.



3 - Agora, clique na engrenagem para abrir o menu de opções.



4 - Clique na opção "Grupos".



5 - Agora você deve clicar em "Criar grupo".



6 - No campo "Nome do grupo" digite o nome escolhido para o grupo.

Em "Mensagens de grupo" selecione a opção "Sim", para que os membros do grupo possam trocar mensagens através da caixa de mensagens (localizada no canto superior direito). Após isso clique em "Salvar mudanças".



7 - Pronto, seu grupo foi criado.


1 - Entre na disciplina que você deseja criar os grupos.



2 - Dentro da disciplina acesse a área "participantes", localizada no canto superior esquerdo.



3 - Agora, clique na engrenagem para abrir o menu de opções.



4 - Clique na opção "Grupos".



5 - Agora você deve clicar na opção "Criar vários grupos". 


6 - Em "Esquema de nomes" você irá inserir o nome do grupo com um arroba (@) no final, isso resultará na criação de grupos organizados pelas letras do alfabeto. 

Caso prefira grupos organizados por números, substitua o arroba (@) por hashtag (#). Por exemplo: "Grupo de Trabalho #".



7 - Na categoria "Critério para definição dos grupos" você tem duas opções:  a primeira é "número de grupos". Utilizando este método serão criados a quantidade de grupos de você definir no campo "número de grupos/membros". 

A segunda opção é "número de membros por grupo". Utilizando essa opção você deve digitar no campo "número de grupos/membros" a quantidade de estudantes que participarão de cada grupo. Por exemplo, caso tenha 6 estudantes na sua disciplina e você define 2 membros por grupo, 3 grupos serão criados, cada um com 2 participantes.



8 - Em "Número de grupos/membros" caso você tenha escolhido o critério "número de grupos" (passo anterior) digite a quantidade grupos a serem criados. Se você escolheu o critério "número de membros por grupo", digite a quantidade de estudantes você quer por grupo.

Depois, modifique as "mensagens de grupo" para "Sim", para que os membros dos grupos possam trocar mensagens através da caixa de mensagens. 



9 - Na categoria "Distribuir membros" por padrão a opção "Aleatoriamente" vem selecionada, quer dizer que ao efetuar a criação dos grupos, automaticamente os membros serão inseridos nesses grupos. Caso você queira somente criar os grupos e não inserir os participantes, selecione a opção "Não distribuir". 

Por fim, clique em "Enviar" para efetuar a criação dos grupos.



10 - Pronto, seus grupos estão criados. Perceba que, ao utilizar o arroba (@) no "Esquema de nomes", os 3 grupos foram criados organizados por "A, B, C".

Lembrando: Caso você deseje que os grupos sejam numerados, substitua o arroba (@) por hashtag (#) no "Esquema de nomes".


1 - Abra a sua caixa de mensagens, localizada no canto superior direito da tela.



2 - Clique na opção "Grupo" para visualizar todos os grupos de suas disciplinas.



3 - Após expandir a seção "Grupo", aparecerá o nome do seu grupo e logo abaixo o nome da disciplina. Selecione aquele para qual você deseja encaminhar uma mensagem.




4 - Por fim, digite a mensagem que você deseja encaminhar para os participantes do grupo e clique no ícone de avião para realizar o envio.

.

1 - Acesse o CARD chamado "Avisos | Dúvidas | Notícias" e clique em "Fórum de dúvidas" ou no fórum "Avisos", se preferir.



2 - Caso você acesse o fórum de dúvidas, clique em "Acrescentar um novo tópico de discussão". Se você optar por usar o fórum de avisos você irá clicar em "Acrescentar um novo tópico".


3 - Na área "assunto" digite o título da sua publicação ao fórum e em "mensagem" digite o assunto a ser abordado. Publique clicando em "Enviar mensagem no Fórum".


4 - Pronto! Sua mensagem foi enviada ao fórum!




1 -Acesse o CARD "Avisos, Dúvidas, Notícias" e em seguida o fórum.



2 - Clique em "acrescentar um novo tópico".



3 - Vá até a opção "avançado".



4 - No campo "Grupo" selecione qual grupo você deseja enviar a mensagem.



5 - Após selecionar o grupo, clique em "enviar mensagem ao fórum" para a mensagem ser enviada somente para este grupo.



6 - Pronto! A mensagem foi enviada para o grupo escolhido anteriormente.

Configurações de tarefas


Nos tutoriais seguintes você verá as principais configurações de tarefas individuais e para grupos.

1 - Abra o menu de opções clicando na engrenagem localizada no canto superior direito.



2 - Agora clique em "Editar configurações". 



3 - Na categoria "Disponibilidade" será feita a configuração das datas para os envios dos estudantes.  

Em "Permite envios a partir de" é a data em que os estudantes poderão começar a realizar os envios.  

"Data de entrega" é onde você configura até quando os alunos poderão enviar as atividades. Em "Data limite" (caso você habilite a opção) permitirá o envio de tarefas atrasadas até uma data de sua preferência. 



4 - Na categoria "Tipos de envio" você tem duas opções de escolha: "Texto online" e "Envios de arquivo" 

Caso você habilite a opção de "texto online", ao adentrar na área de entrega, o estudante terá a possibilidade de dissertar no próprio Moodle. Também é possível aplicar um limite máximo de palavras a serem digitadas, na área "Limite de palavras". 

Na opção de "envio de arquivos" no campo “número máximo de arquivos enviados” você pode configurar a quantidade de arquivos que podem ser enviados pelos estudantes, e no campo “tamanho máximo do arquivo” é possível escolher o tamanho dos arquivos, que por padrão é 100mb.  

Em "Tipos de arquivo aceitos" você pode escolher um formato de arquivo específico para que os alunos enviem. Por exemplo, caso escolha o formato PDF, somente envios neste formato serão aceitos pelo sistema. 


5 - Para salvar as alterações basta clicar em "Salvar e mostrar". 



1 - Clique na engrenagem localizada no canto superior direito.



2 - Agora clique em "Editar configurações".



3 - Na seção "Configurações de envio em grupo" no campo "Envio em grupo de estudantes" escolha a opção "Sim".



4 - Após clicar na opção "Sim" no passo anterior você pode ver que liberou mais opções para configurar. 

No campo "Somente membros de grupo podem fazer envio" escolhendo a opção "Sim" somente alunos que estão em grupo podem realizar envios. Caso escolha a opção "Não", os participantes sem grupo também poderão realizar envios.

Em "Agrupamento para grupo de estudantes" selecione um agrupamento criado por você anteriormente. Se um grupo não estiver fazendo parte de um agrupamento, os alunos deste grupo não poderão realizar envios.



5- Agora partindo para a seção "Configurações comuns de módulos", nos campos "Disponibilidade" e "Número de identificação do módulo" recomendamos que deixe as opções padrão. 

No campo "Modalidade grupo" escolha a opção "Grupos separados", com esta opção os participantes poderão ver apenas o seu próprio grupo.



6 - Ainda na seção "Configurações comuns de módulos", no campo "Agrupamento" escolha o agrupamento criado anteriormente. Essa opção fará com que os estudantes associados aos grupos desse agrupamento possam trabalhar juntos.



7 - Pronto! A tarefa em grupo foi configurada. 

Para salvar clique em "Salvar e mostrar".


1 - Clique na engrenagem no canto superior direito.



2 - Agora clique em "Editar configurações".



3 - Navegue até a seção "Duração", nela você configurará as datas de abertura e encerramento do questionário nos campos "Abrir o questionário" e "Encerrar o questionário". 

No campo "Limite de tempo" você define quanto tempo os estudantes terão para responder as questões. Logo abaixo, no campo "Quando o tempo expirar" existem 3 opções possíveis para o caso de o tempo terminar antes do estudante enviar o questionário. Escolha aquela que você achar melhor.



4 - Partindo para a seção "Nota", no campo "Tentativas permitidas" você define quantas vezes o estudante poderá realizar o questionário. As opções vão de "Ilimitado" ou até 10 tentativas.



5 - Na seção "Opções de revisão" você define o comportamento do questionário em três ocasiões. São elas: "Após a tentativa", "Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto" e "Depois do fechamento do questionário" (essa última apenas se torna funcional se você habilitar o "Encerrar o questionário", no passo 3)

No campo "Após a tentativa" se você marcar as opções disponíveis, logo após os estudantes enviarem o questionário eles já poderão ver as alterações. Por exemplo, se você marcar as opções "A tentativa" e "Notas" o alunos poderão rever o questionário e a nota que obtiveram na atividade, mas por apenas dois minutos.

Em "Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto" o exemplo dado acima serve para este campo também, a diferença é que as opções (caso selecionadas neste campo) permanecerão disponíveis até a data de encerramento do questionário.

Por último, no campo "Depois do fechamento do questionário" selecione as opções que ficarão disponíveis para os estudantes após encerramento da atividade.



6 - Pronto! Para finalizar clique em "Salvar e mostrar"


Sobreposição de usuário em questionário e tarefa


Nos tutoriais seguintes você verá como estender o prazo de tarefas e questionários para os alunos.

1 - Acessando o questionário, clique na engrenagem localizada no canto superior direito.



2 - Agora clique em "Sobreposições de usuário".



3 - Em seguida, clique em "adicionar sobreposição de usuário".



- No campo "Buscar" digite o nome do aluno desejado.

 Em "abrir o questionário" você terá que habilitar a opção para poder definir a data em que o aluno poderá realizar o questionário. 

Em "encerrar o questionário" habilite a opção e defina a data em que o aluno será impossibilitado de responder o questionário.

No campo de "tentativas permitidas" é o número de vezes em que o aluno poderá responder o questionário novamente.

OBS: Se o aluno já realizou uma tentativa anteriormente, você deve mudar o número de tentativas para dois, e assim sucessivamente.



6 - Clique em "Salvar" e caso você queira fazer uma nova sobreposição para outro aluno clique em "Salvar e inserir outra sobreposição".



7 - Pronto! O aluno teve o seu prazo prorrogado.



1 - Acessando a tarefa, clique na engrenagem localizada no canto direito da tela.


2 - Agora clique em "Sobreposições de usuário".



3 - Em seguida, clique em "adicionar sobreposição de usuário".



4 - Em "buscar", digite e selecione o nome do aluno que terá o prazo prorrogado.

Já em "Data de entrega" você configura quando o aluno poderá realizar o envio. 

No campo "data limite"  você define a data de até quando o aluno poderá enviar a tarefa.



5 - Clique em "Salvar" e caso você queira fazer uma nova sobreposição para outro aluno clique em "Salvar e inserir outra sobreposição".


6 - Tudo certo! A prorrogação de prazo foi efetuada.


Sobreposição de grupo em tarefa e questionário

1 - Clique na engrenagem localizada no canto superior direito.



2 - Agora clique em "sobreposições de grupos".



3 - Nesta tela, vá em "Adicionar sobreposição de grupo".



4 - Em "buscar", digite e selecione o nome do grupo que terá o prazo prorrogado.

Já em "Data de entrega" você configura quando um integrante do poderá realizar o envio.

No campo "data limite"  você define a data de até quando um participante do grupo poderá enviar a tarefa.

Clique em "Salvar".

OBS: Caso você queira fazer uma sobreposição para outro grupo também pode clicar em "Salvar e inserir outra sobreposição".


5 - Agora clique em "salvar" para efetuar as sobreposições.



6 - Pronto! O grupo teve o seu prazo prorrogado.


1 - Clique na engrenagem localizada no canto superior direito.



2 - Selecione "Sobreposições de grupos".



3 - Clique em "Adicionar sobreposição de grupo".



4 - No campo "Sobreposição de grupo" você escolhe o grupo a ser afetado.

Em "abrir o questionário" você terá que habilitar a opção para poder definir a data em que os participantes do grupo poderão realizar o questionário novamente.  

Em "encerrar o questionário" habilite a opção e defina a data em que os participantes do grupo não poderão mais responder o questionário. 

No campo de "tentativas permitidas" é o número de vezes em que os participantes do grupo poderão responder o questionário novamente. 

OBS: Se os participantes do grupo já realizaram uma tentativa anteriormente, você deve mudar o número de tentativas para dois, e assim sucessivamente. 


5 - Clique em salvar e caso você queira fazer uma nova sobreposição vá em "Salvar e inserir outra sobreposição".



6 - Pronto! O prazo foi prorrogado para o grupo escolhido.


1 - Após acessar o Conteúdo Interativo, selecione a engrenagem localizada no canto superior direito e em seguida clique sobre "Editar configurações".



2 - Agora, na seção "Nota", você irá definir a nota da atividade no campo "Nota máxima".



3 - Agora basta salvar clicando em "Salvar e mostrar", ou se preferir voltar a página inicial da disciplina vá em "Salvar e voltar ao curso".