Manual do Aluno - Moodle

Site: Moodle PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Curso: Moodle PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Livro: Manual do Aluno - Moodle
Impresso por:
Data: terça, 19 Mar 2024, 01:28


2 Minha página inicial

Após logar-se no MOODLE, é apresentada, bem no centro da tela, a relação das áreas as quais você está vinculado e, no canto superior direito, um botão denominado Editar esta página.

 

 

 

2.1 Editando a página inicial

Ao clicar neste botão, você pode manipular (incluir, remover e movimentar) os blocos laterais de sua página inicial. Além disto, também é possível alterar o tema (layout) de sua página inicial, independentemente dos temas que estão definidos nas áreas as quais está vinculado. Para isto, você deve acessar seu perfil, clicando no item Modificar Perfil, localizado no bloco Minhas configurações de perfil à esquerda da tela.

 

3. Modificar Perfil

Modificando seu perfil no MOODLE, você pode escolher o tema de sua preferência no item Tema preferido, conforme indicado a seguir. Após realizar as configurações desejadas em sua página inicial do MOODLE, clique no botão Atualizar Perfil a fim de visualizar a sua nova página, já personalizada.

 

3.1 Acrescentar foto ao perfil

Abaixo do campo de descrição, você pode acrescentar uma foto ao seu perfil. Para isso, no campo chamado Nova Imagem, clique no item Adicionar - será aberta uma nova janela para localizar os arquivos no seu computador.

Antes de acrescentar uma imagem, atenda algumas observações para atualizar corretamente o seu perfil:

  • O formato de foto aceito no MOODLE é .JPEG, .GIF ou .PNG;
  • O tamanho máximo da imagem que deseja acrescentar como imagem é de 600 Mb.
     

Finalizado este procedimento, clique no botão Atualizar Perfil.

 

3.2 Visualizando seu perfil

Na opção Minhas configurações de Perfil, além de visualizar e/ou alterar seus dados através do item Modificar Perfil, você também pode acessar algumas informações suas como: Mudar a senha, Chaves de segurança, Mensagens e Blog, como mostra a figura abaixo.

3.3 Mudar a Senha

No item Mudar Senha, é possível alterar a senha do MOODLE a qualquer momento, como mostra a figura abaixo. Após ter escolhido uma nova senha e preenchido todos os itens obrigatórios (*), clique em Salvar Mudanças e automaticamente sua senha estará alterada.

 

3.4 Chaves de segurança

No item Chaves de segurança, para garantir a segurança e privacidade, os feeds RSS podem conter um símbolo especial que identifica se o usuário está vinculado ou não à área do MOODLE. Isso evita que outros usuários acessem áreas nas quais não estão cadastrados. Este token é criado automaticamente na primeira vez que acessar uma área de MOODLE, que produz um feed RSS automaticamente. Se você sentir que seu tokenfeed RSS foi comprometido de alguma maneira, pode solicitar uma nova chave clicando no link Reconfigurar, como mostra a figura abaixo.

 

4. Configurações de Mensagens

No item Mensagens, é possível realizar várias configurações no que se refere ao recebimento de mensagens e notificações feitas através do MOODLE. Marque as opções desejadas e clique no botão Atualizar Perfil.

Você pode enviar e receber mensagens instantâneas entre os participantes através da área do curso, tanto para os usuários que estão online ou offline.

Veja na sequência como enviar mensagens instantâneas no MOODLE e respondê-las.

 

 

4.1 Enviando mensagem para um usuário que está online

Para enviar uma mensagem você deve acessar o Bloco Participantes, na área do curso ou disciplina, localizar o nome do usuário na lista e clicar sobre o nome do mesmo, a fim de acessar o Perfil deste usuário. Feito isso, clique no botão Enviar mensagem. Logo, será apresentada uma janela com o campo disponível para que você escreva a mensagem. Para enviá-la, clique no botão Enviar mensagem, localizado junto a esse campo. O usuário irá visualizar a mensagem assim que acessar o ambiente e também receberá sua mensagem através do e-mail particular cadastrado no MOODLE.

 

4.2 Recebendo uma mensagem

Quando você receber uma mensagem através do recurso interno de mensagens do MOODLE, após acessar o ambiente, você irá visualizar um quadro cinza indicando a mensagem que você recebeu (conforme Figura abaixo).  Neste quadro você poderá clicar em Ir para mensagens e visualizar as demais mensagens trocadas com aquele usuário ou apenas fechar o quadro clicando em Ignorar.

 

4.3 Histórico de mensagens

A indicação de recebimento de mensagem também é apresentada na área da disciplina/curso, através do Bloco Mensagens. Neste bloco aparece o nome do usuário que enviou a mensagem e uma sinalização junto ao ícone em formato de envelope, indicando quantas mensagens foram encaminhadas por esse usuário. Clicando sobre o número apresentado, será aberta uma nova janela com a mensagem recebida. Após o primeiro acesso à mensagem, ela não será mais visualizada no Bloco Mensagens, mas sim no histórico de mensagens trocadas com este usuário, visto anteriormente.

5 Navegação

A barra de navegação do MOODLE, figura abaixo, exibe o histórico de navegação do usuário dentro do ambiente do curso. Para retornar a uma página anterior, utilize esta barra de navegação do ambiente, evitando utilizar o botão Voltar (Back) do seu navegador de internet, evitando ocasionar erros ao tentar retornar à página anterior.

 


5.1 Esconder o bloco

Para ativar a função Esconder o bloco, basta clicar no ícone  localizado no canto superior de cada bloco, conforme indicado no item 1 da figura.

Para desativar esta função é preciso clicar no ícone , no canto superior do bloco escondido, como indicado no item 2 da figura.

 


5.2 Mover isto para o dock

Para ativar a função Mover isto para o dock, basta clicar no ícone , localizado no canto superior direito de cada bloco, como indicado no item 1 da figura.

Ao clicar neste item o bloco será posicionado em uma barra na lateral esquerda da tela e para acessar suas informações é necessário passar o mouse sobre a mesma. Para que o bloco retorne ao local anterior, você deve clicar no ícone , Remover este item do dock, como indicado no item 2 da figura. Há também a opção de Remover todos do dock (item 3 da figura), clicando no ícone localizado na barra lateral, abaixo dos blocos minimizados, no canto inferior esquerdo da página.

 

 

6 Fórum

Podem ser utilizados dois tipos de fórum na área do curso: um que permite interação entre os usuários e outro que não permite, por possuir uma característica unidirecional (as mensagens são enviadas somente pelo professor). Este último tem como objetivo transmitir notícias e avisos do curso/disciplina, sendo geralmente intitulado como Mural de Avisos e Notícias.

Nos fóruns interativos, você poderá inserir tópicos de discussão (novos assuntos) ou responder às mensagens de tópicos já existentes, criados por outros participantes.

6.1 Acrescentando um novo tópico no Fórum

Para acrescentar um novo tópico de discussão acesse o fórum, na área do curso, e clique no botão Acrescentar um novo tópico de discussão. Na próxima página, preencha os campos existentes e, após, envie a sua mensagem clicando no botão Enviar mensagem ao fórum.

 

6.2 Responder a um tópico existente no Fórum

Para responder a um tópico já existente, clique sobre o título do tópico, como mostra a figura abaixo.

 

6.3 Respondendo a uma mensagem de fórum

Após acessar um tópico de mensagem de fórum, verifique a mensagem que deseja responder e clique no link Responder. Será aberta uma nova janela para que você possa incluir a sua mensagem e enviá-la ao fórum.

 

 

6.4 Observações sobre os fóruns

  • A intenção de criar um novo tópico de discussão em um fórum é  iniciar um novo assunto. Portanto, só faça isso se este for seu objetivo. Procure respeitar a temática de um fórum, postando somente mensagens relativas ao mesmo. Caso seu assunto de interesse já exista em um fórum, simplesmente acesse o tópico do mesmo e clique em Responder. Nesse caso, você fará sua contribuição, respondendo na mensagem da pessoa que criou o tópico. Esse procedimento facilitará a interação do grupo e evitará que existam tópicos repetidos e discussões paralelas num mesmo fórum. Reflita para ter o cuidado ao criar um tópico, fazendo isso somente quando houver necessidade, questionando-se a respeito da relevância das suas contribuições para o grande grupo.
  • Ao acessar cada fórum existente no ambiente do curso, você tem a possibilidade de controlar o envio das mensagens postadas no respectivo fórum para o seu e-mail pessoal cadastrado no MOODLE. Dessa forma, você pode determinar a maneira que achar mais acessível. Para isso, ao acessar um dos fóruns do curso, clique sobre o link Suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail, que indica a sua ação, localizado no bloco Administração do fórum. Se esta função estiver ativada e você deseja receber novamente as mensagens deste fórum no seu e-mail, neste mesmo local, clique sobre o link Receber as mensagens via e-mail.

7 Chat

Acessando o link para o chat disponível no ambiente do curso, você visualiza a página de acesso do mesmo (figura abaixo). Para acessar a sala do chat, clique sobre o link Clique aqui para entrar no chat agora.

Caso você queira ler uma sessão de chat realizada anteriormente, clique sobre o link Ver sessões encerradas, localizado na parte superior direita da página, e acesse a sessão do chat que deseja ler.

 

7.1 Algumas regras para o uso adequado do chat

1. Procure utilizar frases curtas para facilitar a leitura de seus colegas, mas se isso não for possível, opte por dividir a frase em vários segmentos, indicando a continuidade das mesmas com reticências (...).

2. Letras maiúsculas são utilizadas para chamar a atenção e estão associadas a gritos. Evite, portanto, utilizá-las.

3. Não caia na tentação de dar as boas vindas a todos os usuários que entram na sala de chat, para que a conversa não se resuma a saudações e para não interromper a discussão corrente.

4. Respeite o assunto que está sendo discutido, atendo-se a ele.

5. Ao entrar na sala de chat, inicialmente observe durante algum tempo a conversa antes de iniciar sua participação.

6. É desnecessário colocar seu nome no final da mensagem, pois ela é automaticamente identificada no momento do acesso à sala de chat.

7. Depois de encerrado o chat, as conversas ficam registradas no ambiente do curso, na parte superior da tela de acesso ao chat.

8 Sala de entrega - Envio de arquivo

Para enviar seu arquivo, acesse o link da tarefa na área de trabalho do curso. Na próxima página clique no botão Adicionar arquivo, na próxima tela é possível buscar o arquivo já salvo no computador. Feito isto, clique no botão Salvar mudanças para assim submetê-lo na sala de entrega.

Obs: Caso já tenha submetido um arquivo na sala de entrega e você desejar submeter outro, clique no botão Editar o documento enviado, nesse momento você poderá alterar o arquivo já enviado, ou enviar mais arquivos, caso seja permitido.

8.1 Conferindo o envio de arquivo
 

Para certificar-se de que seu arquivo foi devidamente submetido em uma sala de entrega, seja de envio de arquivo único ou de dois ou mais arquivos, acesse novamente o link da tarefa na área de trabalho da disciplina. Após, você visualizará o link do arquivo enviado, conforme o exemplo abaixo.

 


8.2 Sala de entrega - texto online

Neste tipo de atividade é possível editar um texto online, no próprio ambiente MOODLE, utilizando os recursos disponíveis.

Para editar seu texto online, acesse o link da tarefa na área de trabalho do curso. Para iniciar o seu texto, clique no botão Adicionar arquivo, conforme já explicado no item 8 deste manual.

8.3 Editando o texto online

Você poderá formatar o texto conforme sua preferência, inserindo imagens, modificando a cor, o tamanho e o tipo de fonte de seu texto, entre outras alterações.

Após terminar a edição de seu texto, clique no botão Salvar mudanças e automaticamente ele será salvo.

9 Multimídia

Para assistir aos vídeos das aulas clique nos links indicados no ambiente do curso. Estes estão disponibilizados no formato .WMV, em resolução de tela de 320 x 240. Para assistir aos vídeos sem interrupções, é recomendável possuir conexão a Internet com Banda Larga, a uma velocidade a partir de 500 kbps.

Para assistir aos vídeos, você deve ter instalado em seu computador um dos seguintes softwares:

  • Real Player;
  • Windows Media Player;
  • VLC (Video Lan Client).

É aconselhável que seja feito o download do pacote de codecs  k-lite para melhor funcionamento da visualização dos vídeos. Para assistir os vídeos sem interrupções, é recomendável possuir conexão a Internet com Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps.

Os arquivos de áudio estarão disponíveis para download, em um arquivo compacto, no formato .MP3

Já para os arquivos disponibilizados em formato .PDF, você deve ter instalado o software Adobe Acrobat, e para arquivos no formato .FLV, .EXE ou .SWF, você deve ter instalado o software Adobe Flash Player.

Caso você ainda não possua algum destes softwares, acesse a página da PUCRS Virtual (http://www.ead.pucrs.br), localize e clique na opção HelpClass e, a seguir, no link Clique aqui para download de softwares.

10 Biblioteca Virtual - inclusão de itens

Este tipo de atividade pode ser utilizada como um Webfólio de arquivos/trabalhos, bem como uma Biblioteca Virtual. Para acrescentar e visualizar os itens submetidos na Biblioteca Virtual, clique sobre o link desta atividade na área de trabalho da disciplina.

Conforme apresenta o exemplo abaixo, você visualizará 4 abas/réguas, as quais possuem as seguintes funcionalidades:

  • Ver lista: visualizar a lista completa de referências submetidas na Biblioteca Virtual;
  • Ver item único: visualizar uma referência da Biblioteca Virtual por vez;
  • Busca: buscar referências disponíveis na Biblioteca Virtual;
  • Acrescentar item: inserir referências na Biblioteca Virtual. 

10.1 Acrescentando itens

Ao clicar sobre a aba Acrescentar item, será apresentada uma página para você acrescentar um novo dado na Biblioteca Virtual. No exemplo apresentado na figura abaixo, são solicitados vários itens que devem ser preenchidos. Conforme a proposta da atividade pode ser solicitado somente um ou outro item.

Para enviar os dados acrescentados neste item para a Biblioteca Virtual, clique no botão Gravar e Mostrar, que o remeterá para visualizar a referência incluída. Se você desejar enviar uma referência e logo acrescentar outra, clique no botão Gravar e Acrescentar Outro.

10.2 Visualizando os itens da biblioteca virtual e acrescentando comentários

Na aba Ver lista, você visualiza todos os dados acrescentados a Biblioteca Virtual. Ao final da página, neste modo de visualização, conforme apresenta a figura abaixo, você tem a possibilidade de alterar a forma como os itens serão apresentados na Biblioteca Virtual, tais como:

  • Itens por página: você define quantos itens serão visualizadas por página;
  • Buscar: neste campo você pode filtrar alguns dados que estão na base de dados;
  • Ordenar por: neste campo você pode determinar por qual dado será inicialmente apresentado e se será por ordem crescente ou decrescente.

Após definir estes itens, clique no botão Gravar Configuração.

A seguir, veja a definição dos ícones indicados na figura.

10.3 Itens incluídos - visualizando ícones

 

O primeiro é um ícone de edição , visível somente para o usuário que incluiu a referência na Biblioteca Virtual. Ou seja, você acessa a sua referência indicada e pode realizar alguma alteração nos campos da referência já incluída na Biblioteca Virtual, caso seja necessário.

O segundo, no formato de uma lupa  é visível para todos os usuários em todos os itens, no modo de visualização por lista (aba Ver lista); ao clicar neste ícone em determinado item, este será apresentado como item único na página (aba Ver item único), sendo possível também inserir um comentário (se habilitado), assim como visualizar comentários já inseridos.

O terceiro, no formato de xis , é visível somente para o usuário que incluiu a referência na Biblioteca Virtual; é um ícone utilizado para a exclusão de uma referência indicada. Sendo clicado, o MOODLE irá perguntar se realmente você deseja excluir este item. Caso sim, clique no botão correspondente.

O quarto, no formato de seta  é visível somente para o usuário que incluiu a referência na Biblioteca Virtual; é um ícone utilizado para o aluno exportar o material para um de seus portifólios (como o Google Docs) ou o seu computador).

10.4 Visualizando item único - acrescentando comentário

Ao visualizar um só item na página, logo abaixo dos dados da referência apresentada, você visualiza um link chamado Acrescentar comentário. Este link também fica disponível na aba Ver item único. Caso você deseje inserir um comentário, clique neste link, indicado na figura.  

Assim, na página seguinte, você visualizará os dados da referência e abaixo um campo editável para escrever, chamado Comentário. Feito isso, para submeter o seu comentário, clique no botão Salvar Mudanças. Após a submissão do seu comentário, você irá perceber que o mesmo ficará logo abaixo do item.

Diferente das mensagens postadas nos fóruns de discussão do curso, você não tem a possibilidade responder a um comentário, somente acrescentar comentários.

10.5 Buscando dados

Na aba Busca você pode filtrar alguns dados presentes na base de dados através dos campos, conforme o exemplo na imagem abaixo. Você não precisa preencher todos os campos para buscar um material, preenchendo apenas um campo, automaticamente ocorre um filtro daquela informação.

11 Questionário

Questionário, Quiz ou Teste são as três denominações mais utilizadas nas disciplinas para esta atividade do MOODLE chamada Questionário, que consiste em avaliar o aluno de uma forma rápida, através de questões como, por exemplo, múltipla escolha, V ou F, entre outras.

Para acessar ao Questionário, basta clicar sobre o link indicado para a tarefa na área de trabalho da disciplina e, logo após, no botão Tentar responder o questionário agora, conforme a figura.

11.1 Visualizando o Questionário

Ao clicar no botão Tentar responder o questionário agora, será apresentada a relação de questões a serem respondidas. Alguns questionários apresentam um cronômetro, delimitando um período específico para a realização da atividade, outras não. Tudo dependerá da proposta da disciplina e do respectivo professor.

Leia com atenção a todas as questões, marque uma ou mais alternativas que considerar correta(s) ou mais adequada(s), conforme a orientação da atividade.

Após responder todas as questões, clique no botão Próximo para submeter o teste para avaliação.

Enviando e finalizando o questionário

1 - Após terminar de responder as questões de um questionário você deve clicar em "Finalizar tentativa ...".



2 - Nesta tela clique em "Enviar tudo e terminar".



3 - Depois que a tela de confirmação aparecer clique novamente em "Enviar tudo e terminar".



4 - Pronto, seu questionário foi devidamente enviado e finalizado. 

OBS: Caso você não siga os passos anteriores o seu questionário não será enviado, ele apenas ficará salvo como rascunho e consequentemente você não receberá a nota pela atividade.


12 Glossário

A atividade Glossário é muito utilizada nas disciplinas como glossário colaborativo, no qual os alunos podem inserir novos termos, compartilhando conhecimento com a turma e com professor.

Para que você possa acrescentar e visualizar termos inseridos no glossário colaborativo, clique sobre a atividade na área de trabalho da disciplina. 

Ao acessá-lo, conforme mostra a figura abaixo, você irá visualizar 4 abas/réguas, as quais possuem as seguintes funcionalidades para visualização dos termos disponíveis no glossário:

  • Por ordem alfabética: você poderá visualizar os termos por ordem alfabética clicando sobre a letra inicial do termo que deseja visualizar.
  • Por categoria: você poderá visualizar os termos do glossário por categorias.
  • Por data de inserção: você poderá visualizar os termos do glossário pela data em que os termos foram inseridos, podendo optar ainda pela ordem crescente (por data de criação) ou decrescente (por ordem de atualização).
  • Por Autor: você poderá visualizar os termos pelo autor que os indicou.

Para inserir um novo item ao glossário, clique sobre botão indicado, Inserir novo item.

12.1 Acrescentando termos

Para acrescentar um termo no glossário, você deverá clicar no botão Inserir novo item, como foi indicado na figura anterior. Na página seguinte, preencha os seguintes campos obrigatórios:

  • Conceito: indicar o termo a ser inserido no glossário;
  • Definição: indicar a definição do termo inserido, bem como a sua fonte;  
  • Outras palavras que serão linkadas ao memo item: cada item do glossário pode ser associado a uma lista de palavras-chave (escrever cada palavra em uma nova linha, sem separar com vírgulas).

Finalizado este procedimento, clique no botão Salvar Mudanças.

12.2 Visualizando o termo inserido

Após, você irá visualizar o seu termo inserido no glossário e logo abaixo, no canto inferior direito, três ícones como mostra a figura abaixo.

  • O primeiro, no formato de , visível somente para o usuário que incluiu o termo no glossário, é um ícone para exclusão de um termo inserido. Caso seja este o seu desejo, clique no botão correspondente.
  • O segundo, é um ícone de edição , visível somente para o usuário que incluiu o termo no glossário. Ao clicar neste ícone você também pode acessar novamente o termo inserido e realizar alguma alteração.
  • O terceiro, é um ícone edição  é visível somente para o usuário que incluí o termo no Glossário; é um ícone utilizado para o aluno exportar o material para um de seus portifólios (por exemplo, Google Docs)  ou para o seu computador.

13 Diário

O Diário é uma ferramenta utilizada para que o aluno realize um registro periódico referente a determinado assunto, tema de trabalho ou atividade, conforme orientações do professor. Esta atividade é privada e não pode ser visualizada pelos outros colegas. Somente o professor tem acesso ao diário de cada aluno.

Para iniciar suas anotações no Diário, ou mesmo editá-las, basta clicar no link referente à atividade na área de trabalho da disciplina. Após, será apresentada a tela indicada abaixo. Clique no botão Começar ou Editar minha entrada no diário para dar início as suas anotações.

13.1 Editando o Diário

Realize suas anotações no campo de edição disponível e formate de acordo com a sua necessidade. Para salvar, clique no botão Salvar mudanças. Caso não queira salvar suas anotações clique no botão Cancelar, conforme indicado na figura.

14 Texto colaborativo - Wiki

Para realizar a atividade proposta com a ferramenta Wiki, clique sobre o link da atividade na área de trabalho da disciplina.

Você visualizará na página seguinte, conforme apresenta a figura, a descrição da atividade e logo abaixo 6 abas/réguas – Visualizar, Editar, Comentários, Histórico, Mapa e Arquivos.

14.1 Aba Visualizar

Ao clicar nesta aba você verificará o conteúdo da Wiki no seu formato atual na página, sem a opção de editá-la.

 

14.2 Aba Editar

Você poderá desenvolver um texto colaborativo, fazendo as alterações e inclusões no conteúdo da Wiki.

Ao final da página, há três botões, que possuem as seguintes finalidades:

  • Salvar: salva as alterações realizadas no documento; 
  • Visualização: você visualiza previamente, acima da caixa de texto, o conteúdo existente na Wiki;
  • Cancelar: se não desejar fazer alterações no documento, você pode cancelar o procedimento.

Atenção:
1. Redija o texto diretamente na área de edição da Wiki, evitando copiar e colar de um editor de texto, pois essa ação pode ocasionar problemas na formatação do texto e na configuração da Wiki;

2. Sempre que você acessar a aba de edição da Wiki, e realizar alguma alteração, para salvá-la, clique no botão SALVAR.

14.3 Aba Comentários

Permite que os usuários comentem a respeito do texto da Wiki através do link Adicionar comentário.


 

14.4 Aba Histórico

Nesta aba é possível obter um relatório das alterações realizadas pelos participantes do grupo na Wiki, contendo as seguintes informações, conforme mostra a figura abaixo:

 

  • Versão: mostra o número de versões do documento. Clicando nesse número, é possível Navegar na última versão do documento; Restaurar, no qual é possível visualizar determinada versão e recuperá-la (formato original) na página de edição ao clicar no link Restaurar esta versão;
  • Usuário: identifica o autor da versão;
  • Modificado: data em que determinada versão da Wiki foi alterada. 

 

14.5 Aba Mapa

Oferece um Menu de mapas no qual são listadas as páginas criadas na Wiki através de links no texto principal, possibilitando a navegação entre elas. No menu pode-se escolher entre as formas de visualização abaixo:

  • Contribuições: lista as páginas que o usuário editou na Wiki.
  • Links: lista os links criados no texto principal da Wiki.
  • Páginas orfãs: lista as páginas que não tem ligação com outras páginas da Wiki.
  • Índices das páginas: lista as páginas por ordem de ocorrência no texto.
  • Lista de páginas: lista as páginas por ordem alfabética.
  • Páginas atualizadas: lista as páginas da Wiki recentemente atualizadas.

 

14.6 Aba Arquivos

Os arquivos de imagem inseridos no texto da Wiki pelo professor e/ou alunos são visualizados nesta relação de arquivos e podem ser acessados por todos os usuários.

1 - Acesse a disciplina em que você deseja ver as notas.


2 - Agora, clique em "notas".


3 - Pronto! Você já consegue visualizar as suas notas.


1. Acesse a sua disciplina online a partir da sua lista de disciplinas.



2. Acesse o card "Contrato Pedagógico" na sua disciplina online.



3. Leia atentamente as informações do card, e acesse a ferramenta de aceite do contrato pedagógico.



4. Leia com atenção todas as orientações.



5. Marque o checkbox "Estou ciente das regras de funcionamento da disciplina "XXXX" na modalidade online da Graduação Presencial.", e em seguida clique em "Gravar minha resposta".



6. Pronto! Agora a cada semana um novo módulo estará disponível para você.