Manual do Professor

1 - Entre na disciplina que você deseja criar os grupos.



2 - Dentro da disciplina acesse a área "participantes", localizada no canto superior esquerdo.



3 - Agora, clique na engrenagem para abrir o menu de opções.



4 - Clique na opção "Grupos".



5 - Agora você deve clicar na opção "Criar vários grupos". 


6 - Em "Esquema de nomes" você irá inserir o nome do grupo com um arroba (@) no final, isso resultará na criação de grupos organizados pelas letras do alfabeto. 

Caso prefira grupos organizados por números, substitua o arroba (@) por hashtag (#). Por exemplo: "Grupo de Trabalho #".



7 - Na categoria "Critério para definição dos grupos" você tem duas opções:  a primeira é "número de grupos". Utilizando este método serão criados a quantidade de grupos de você definir no campo "número de grupos/membros". 

A segunda opção é "número de membros por grupo". Utilizando essa opção você deve digitar no campo "número de grupos/membros" a quantidade de estudantes que participarão de cada grupo. Por exemplo, caso tenha 6 estudantes na sua disciplina e você define 2 membros por grupo, 3 grupos serão criados, cada um com 2 participantes.



8 - Em "Número de grupos/membros" caso você tenha escolhido o critério "número de grupos" (passo anterior) digite a quantidade grupos a serem criados. Se você escolheu o critério "número de membros por grupo", digite a quantidade de estudantes você quer por grupo.

Depois, modifique as "mensagens de grupo" para "Sim", para que os membros dos grupos possam trocar mensagens através da caixa de mensagens. 



9 - Na categoria "Distribuir membros" por padrão a opção "Aleatoriamente" vem selecionada, quer dizer que ao efetuar a criação dos grupos, automaticamente os membros serão inseridos nesses grupos. Caso você queira somente criar os grupos e não inserir os participantes, selecione a opção "Não distribuir". 

Por fim, clique em "Enviar" para efetuar a criação dos grupos.



10 - Pronto, seus grupos estão criados. Perceba que, ao utilizar o arroba (@) no "Esquema de nomes", os 3 grupos foram criados organizados por "A, B, C".

Lembrando: Caso você deseje que os grupos sejam numerados, substitua o arroba (@) por hashtag (#) no "Esquema de nomes".