Interventi Blogi di NELSON COSTA FOSSATTI
Caminhos da Administração
Prof. Dr.Nelson Costa Fossatti
"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo".
Peter Drucker
Os próximos anos sinalizam que haverá uma grande revolução na área do comportamento humano nas organizações. O processo de informatização e modernização tecnológica que se revela no mundo atual é fruto de estudos e pesquisas que foram desenvolvidas no decorrer do século XX, legaram a estas organizações, uma das maiores construções do conhecimento, a ciência da Administração.
A arte de realizar os objetivos organizacionais, de forma eficiente eficaz e efetiva através do planejamento, organização,liderança e controle dos recursos empresariais, não foi uma construção dos deuses, mas um processo que se iniciou a mais de 100 anos.
A ciência da Administração começa marcar sua presença no cenário mundial a partir de 1900, período no qual Frederick Taylor(1911) passou a especular sobre a organização do trabalho e desenvolver a “teoria da organização científica do trabalho” . Para isto baseou-se no estudo de tempos e movimentos de uma organização, permitindo assim, operacionalizar com maior eficiência o desenvolvimento do “Ford modelo T”, em 1908.
Este fato não seria tão relevante se não fosse possível destacar o tempo de montagem deste automóvel que passou de 19 horas para apenas 12 hs e 21minutos.
Na época, a padronização de tempos e movimentos, a especialização de tarefas e a decomposição do trabalho em atos e rotinas foi o conhecimento que permitiu aumentar a produtividade e a racionalização da produção. Com base nestas inferências, Henry Ford fez o cálculo mais insólito para os dias de hoje, verificou que das 7882 operações que envolviam a montagem do Ford T, 949 tarefas exigem pessoas robustas, mais 3338 homens com força física normal. As demais operações poderiam ser realizadas por mulheres e/ou até crianças e concluía que entre as demais operações, 2637 poderiam ser efetuadas por deficientes de uma perna, 715 por pessoas sem um braço, 670 por deficientes sem ambas pernas, 10 por deficientes visuais, dois por pessoas amputadas dos dois braços, para quem leu a vida deste empreendedor pode reconhecer aqui a preocupação do empresário com o processo de inclusão social.
Segue-se Fayol (1916) Administration Industrielle et Genereale propondo as funções da administração planejar, organizar, gerir, prever, coordenar, comandar e controlar, mais tarde sintetizada por Dale(1959) como Planejar, Organizar, Dirigir/Liderar e Controlar. Neste período desponta a teoria da Burocracia de Max Weber (1947), com a padronização, processos, rotinas, estrutura, controles, indispensáveis no mundo da Administração. Por isso aqueles que não conhecem a ciência da Administração, vezes são levados, por imposição de elementos não racionais e não argumentativos, a sugerir a desburocratização das organizações. Aqueles que conhecem a teoria da Burocracia, sabem que o recomendado é utilizar as ferramentas convenientes de administração fazer a intervenção adequada para diminuir o “ nível de burocracia”, jamais desburocratizar. Isto por que, todo profissional de Administração sabe da importância e necessidade das Empresas em conviverem com algum processo burocrático.
Neste período, em que a ciência da Administração ensaia seus primeiros passos, o Brasil ainda não sonhava com os moldes de Administração propostos por Taylor, Fayol e Weber. Enquanto os EUA lançavam seu primeiro automóvel, o País, na época, presidido por Campos Sales (1898-1902), vivia sua fase deimportação de manufaturados e exportação de produtos agrícolas, dando continuidade a sua atividade extrativista com base na produção de algodão, açúcar, borracha , cacau , café e minério de ferro.
Keinert(2000) lembra, que no período de 1900-1929, o paradigma da Administração apresentava-se como ciência jurídica, fase em que o país viveu uma forma de Administração normativa e legalista , na qual se administrava através de normas , manuais, e no setor público a administração era exercida via leis e decretos governamentais.
A partir da década 30, a Administração começa a se desenvolver como ciência administrativa, as escolas de administração começam a ter presença a través de escolas de comércio, contabilidade economia caso da PUCRS em 9/11/48.
Entretanto, cabe destacar que a Administração no Brasil é uma visão de gaúcho. Assim como em 1991, o programa de Gestão da Qualidade Total, liderado por Jorge Gerdau assume uma dimensão nacional, na época, em 1944, o presidente Getúlio Vargas cria a Fundação Getúlio Vargas- FGV, com objetivo inicial de preparar profissionais da área de Administração Pública para o país.
Tal escola teve importante contágio weberiano, onde o imperativo era a racionalização e o desenvolvimentismo com forte presença da ferramenta APO - Administração por Objetivos, de Peter Drucker( 1952). A área de Administração foi desenvolvendo-se neste contexto e somente em 1967 a profissão de Administrador foi regulamentada via decreto –Lei N° 61934/67.
É preciso reconhecer que a Ciência da Administração passou a destacar-se pela dedicação dos vários cientistas da área. Cabendo citar alguns referenciais como , Drucker(1952) conhecido como management father’s, e sua primeira obra The practice of Management, Levitt(1960) com seu artigo Marketing myopia, Kotler(1967) Marketing Management , Deming(1950) com o TQC, Argyris e Schon(1978) Learning Organizational, Porter (1980) e a Competitive Strategy, Mintzberg (1979) The Struvturing of Organizatio, entre tantos outros autores e teóricos.
É preciso reconhecer que a Sociedade como um todo, o mundo dos negócios, e o mercado receberam um grande presente no século XX, a emergência do profissional de Administração. Desta forma, o processo de intervenção nas organizações passou a contar não só com instrumentos administrativos eficazes mas por profissionais reconhecidos que sabem aplica-los.
Pode-se afirmar que a Administração, como ciência ou como atividade, ao alcançar sua maioridade vem demonstrando que empresários, empreendedores de pequenas, de médias e grandes empresas não podem prescindir, em seus quadros de colaboradores, de eficientes profissionais de Administração.
Nesta perspectiva, pode-se apontar algumas áreas relevantes que se fazem presentes na formação do profissional de Administração: Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação- TIC, Empreendedorismo, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Logistica, Turismo, Hotelaria. Esportes entre outras.
Logo, para a ciência da Administração é importante investir na construção de novos conhecimentos, é importante investir em tecnologia, criatividade, inovação e nas pessoas. "O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas".Drucker(1991)] .Neste sentido, prever o futuro da administração nas organizações pode ser um tempo passado, a Administração já é o futuro das Organizações, tanto pelas áreas que atua como pelas ferramentas de gestão que emprega. De outro lado é preciso estar vigilante frente aos que usam de forma indevida a qualificação de profissionais de Administração, as vezes se escondem nos guetos da informalidade com o título pomposo de “gestor”. Alguns parecem cavaleiros gestores, principalmente no setor público, atuando como se fossem ungidos por senhores feudais, sendo capazes de assumir responsabilidades em nome da sociedade, sem compromisso com a eficácia , eficiência e efetividade das organizações por que desconhecem o conceito destas dimensões.