Estudo da Arquitetura e Urbanismo no movimento moderno e na contemporaneidade, assim como suas respectivas concepções teóricas. Análise crítica da produção arquitetônica e urbanística, com ênfase, sobretudo, nos aspectos morfológicos, mas também considerando aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.
Esta disciplina tem como objetivo consolidar os conceitos de análise de circuitos elétricos apresentados na disciplina de Análise de Circuitos I através de realização de atividades de laboratório.
- Explorar elementos de álgebra Booleana.
- Estudo e otimização de representações Booleanas: portas lógicas, formas algébricas, mapas de Karnaugh.
- Estudo de circuitos combinacionais. Estudo de circuitos sequenciais: latches, flip-flops e máquinas de estado finitas. Utilização de linguagens de descrição de hardware na modelagem básica de circuitos digitais combinacionais e sequenciais. Domínio de conceitos básicos do nível de modelagem de sistemas digitais no nível de transferência entre registradores e representações hierárquicas de circuitos digitais.
- Conceitos básicos de utilização de ambientes de simulação e testbenches.
- Introdução a arquitetura e organização de computadores.
Descreva brevemente a disciplina.
A disciplina de Engenharia de Requisitos tem como objetivo oferecer ao aluno condições de 1) Compreender o que são requisitos e seus diferentes tipos, 2) Escrever requisitos aplicando diferentes métodos e notações, 3) Entender as atividades constituintes da engenharia de requisitos e aplicar seus métodos e técnicas associadas, 4) Elaborar os artefatos produzidos pelas atividades da engenharia de requisitos e 5) Compreender o processo de gerenciamento de requisitos. A disciplina tem carga horária de 60h e faz parte dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação.
Disciplina Fundamentos de Programação oferecida nos cursos de graduação da área de Tecnologia na Escola Politécnica. Trata da discussão sobre algoritmos como ferramenta para a descrição da solução de problemas e os fundamentos necessários para sua implementação usando linguagens de programação. Exame das noções de variáveis e tipos. Estudo de programas sequenciais, comandos de entrada e saída e o processo de compilação. Construção de programas iterativos e uso do conceito de subprograma. Estudo da noção de estrutura de dados usando arranjos e matrizes e conceitos básicos de programação orientada a objetos.
Apresentar as potencialidades da Estatística no tratamento de informações qualitativas e quantitativas.
Capacitar o aluno a identificar técnicas estatísticas adequadas para trabalhar com várias situações do mundo real.
Familiarizar o estudante com as técnicas de decisões, relações entre variáveis, identificação dos componentes de um processo evolutivo no tempo e permitir a análise de uma ou mais variáveis através de um indicador.
Disciplina de Experiência do Usuário oferecida nos cursos de graduação da área de Tecnologia na Escola Politécnica. Reflexão sobre conceitos e teorias relacionados à qualidade de uso e design de sistemas interativos. Aplicação de técnicas para elicitação e análise de dados sobre usuários e tarefas. Aplicação de fundamentos e técnicas para concepção de interfaces e de interação. Aplicação de métodos de avaliação de sistemas interativos. Investigação de interfaces não-convencionais e seu impacto em sistemas interativos.
Físico-Química Aplicada
Estudo de eletroquímica e de fenômenos de superfície
Estudo da irradiação solar. Abordagem dos conceitos básicos de energia solar térmica. Compreensão de sistemas de energia solar térmica. Apresentação das aplicações de energia solar em edificações sustentáveis. Abordagem dos conceitos básicos da conversão fotovoltaica. Compreensão dos processos de fabricação e caracterização de células solares.
Descreva brevemente a disciplina.
Estudo crítico da teoria e história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, da Antiguidade ao Barroco, considerando aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. |
:As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado deverão ser desenvolvidas com base em
estágios e tipicamente relacionadas com a atividade profissional. Durante o curso desta disciplina, os alunos
serão acompanhados através de supervisão, orientação e acompanhamento mediante relatórios. O aluno
deverá cumprir um mínimo de 160 horas de estágio no semestre letivo.
Formação do Instrutor de Voo
Terças-feiras - C/D/E..F/G
Disciplina de Algoritmos e Estrutura de Dados 1 oferecida nos cursos de graduação da área de Tecnologia na Escola Politécnica. Estudo e construção e raciocínio sobre diferentes algoritmos e implementações para estruturas de dados lineares e hierárquicas: listas, filas, pilhas e árvores. Exame da adequação destes algoritmos na solução de diversas classes de problemas. Construção de algoritmos e implementações para problemas de ordenação e pesquisa. Discussão, análise e raciocínio sobre a complexidade de algoritmos e implementações correspondentes.
Fundamentos do desenho técnico - traçado à mão livre, projeções ortogonais, perspectivas paralelas e geometria espacial - e da geometria plana.
O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:
1. Desenvolver as competências e habilidades para a criação de sistemas de complexidade média dentro do paradigma de orientação a objetos.
2. Explorar o conceito de componentes e frameworks dentro do paradigma de orientação a objetos.
3. Compreender e utilizar as técnicas de teste de software.
4. Compreender a importância do papel das arquiteturas e padrões de software no desenvolvimento de sistemas de complexidade média e alta.
5. Aplicar os conceitos apresentados no desenvolvimento de sistemas Web.
Química Inorgânica e Experimental
Estudo sistemático dos elementos químicos: propriedades, aplicações e métodos de obtenção.
Esta disciplina visa promover aos alunos dos Cursos de Engenharia discutir e entender os fenômenos físicos relacionados a
tópicos de Mecânica Clássica e Ondas Mecânicas.
· Interpretar as leis e os conceitos físicos abordados no programa proposto;
· Exercitar os processos de observação e análise de fenômenos por meio de aulas demonstrativas e experimentais;
· Desenvolver da capacidade de resolver problemas teóricos e práticos relacionados com os conteúdos abordados;
· Emitir e testar hipóteses, ter iniciativa, buscar informações, saber trabalhar em grupo, saber argumentar, expressar-se oralmente e por escrito.
Discussão sobre algoritmos como ferramenta para a descrição da solução de problemas e os fundamentos necessários para sua implementação usando linguagens de programação. Exame das noções de variáveis e tipos. Estudo de programas sequenciais, comandos de entrada e saída e o processo de compilação. Construção de programas iterativos e uso do conceito de subprograma. Estudo da noção de estrutura de dados usando arranjos e matrizes e conceitos básicos de programação orientada a objetos. |
Quartas - tempos A/B
Olá pessoal!
Para quem não me conhece, sou a professora Aline Lucas e juntos trabalharemos a disciplina de Operações Unitárias III neste semestre. Nossa área no Moodle está disposta em blocos divididos pelas semanas de aula. Dentro de cada bloco vocês encontrarão os conteúdos e materiais das aulas respectivas daquela semana.
Lembrando nossos horários e locais de encontro: 2LM, 4JK e 6JK - prédio 32, sala 216 (todos os dias)
Um ótimo semestre a todos!
Descreva brevemente a disciplina.
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