Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
A imaginação é a verdade da criança. Para alcançarmos a criança, devemos compreender que a imaginação é um mundo (Piorski, 2016). In: https://lunetas.com.br/brincadeira-brincar-livre/
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Ementa
Estudo e análise interdisciplinar de questões contemporâneas na construção do reconhecimento da alteridade por meio de teorias interseccionais.
Objetivos:
Geral:
Conhecer teorias intersecionais e os principais autores a fim de aproximar os/as acadêmicos/as de demandas da contemporaneidade na perspectiva interseccional
Específicos:
· problematizar demandas contemporâneas na perspectiva da Interseccionalidade;· instigar o debate interdisciplinar sobre a temática;· sensibilizar para o reconhecimento da alteridade e da diversidade
Conteúdos: · Literatura contemporânea que aborda a interseccionalidade, · Leitura e analise de Teses e Dissertações na perspectiva interseccional, · Apresentação de pesquisas filiadas a perspectiva interseccional.
Metodologia (participativa)
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Estudo das interpretações clássicas do Brasil formuladas por cientistas sociais. Análise da importância da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia para a compreensão da sociedade brasileira. Apreensão instrumental das Ciências Sociais para análise dos temas que estruturam a vida social do país: cidadania, identidade e diversidade cultural, questão racial, desigualdade social, violência; corrupção; autoritarismo e democracia.
Descreva brevemente a disciplina.
IDI_Iniciação à docência a partir do acompanhamento de aulas e inserção no ambiente escolar. Estudo teórico-prático da realidade da escola e análise de aulas, bem como a sua problematização e discussão por meio da pesquisa na escola.
IDI_Iniciação à docência a partir do acompanhamento de aulas e inserção no ambiente escolar. Estudo teórico-prático da realidade da escola e análise de aulas, bem como a sua problematização e discussão por meio da pesquisa na escola.
Iniciação à docência no Ensino Fundamental III – Ciências Humanas por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas e práticas de intervenção. Estudo teórico-prático da realidade escolar e do processo pedagógico no Ensino Fundamental II na área das Ciências Humanas.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Estudo prático e teórico do conto e narrativas breves: sua história, forma e técnicas.
Descreva brevemente a disciplina.
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Desenvolvimento da competência comunicativa em nível pré-intermediário através da análise de estruturas linguísticas e funções pré-intermediárias da comunicação em língua inglesa. Prática de expressão oral e escrita. Introdução às culturas de língua inglesa por meio da leitura e da interpretação de textos.
Desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa em nível básico, buscando a ampliação do vocabulário e de estruturas linguísticas. Atividades de prática comunicativa, focando as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em situações contextualizadas.
Desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa em nível básico, buscando a ampliação do vocabulário e de estruturas linguísticas. Atividades de prática comunicativa, focando as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em situações contextualizadas.
Desenvolvimento das quatro habilidades da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever) em nível pré-intermediário (A2) a partir da análise de estruturas linguísticas de nível pré-intermediário e de suas funções comunicativas em língua inglesa.
Compreende a preparação teórica e epistemológica para exercer as atividades escolares do ensino fundamental, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área de humanidades, tomando por base a observação, a assessoria e o desenvolvimento de projetos.
Descreva brevemente a disciplina.
Iniciação à docência no Ensino Fundamental III – Ciências Humanas por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas e práticas de intervenção. Estudo teórico-prático da realidade escolar e do processo pedagógico no Ensino Fundamental II na área das Ciências Humanas.
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Introdução ao estudo da Pragmática da Língua Inglesa a partir das quatro habilidades da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever) e aprofundamento das estruturas linguísticas em nível upper-intermediate (B2/B2+).
Ementa
Fundamentos de Comércio Internacional. Estrutura organizacional para atividades de comércio internacional, importação e exportação. Órgãos gestores nacionais e Internacionais. INCOTERMS. Capacidade de internacionalização da empresa e seleção de mercados-alvo.
Objetivos
Capacitar o aluno, através dos fundamento do comércio internacional e sua estrutura, na realização de negócios globais
Específicos
Objetivo 1 - Conhecer os processos de exportação e importação. Identificar os órgãos gestores nacionais e internacionais e suas relações com o comércio internacional.
Objetivo 2 - Conhecer e aplicar os INCOTERMS.
Objetivo 3 - Avaliar a capacidade das empresas em seu processo de internacionalização e seleção de mercados.
Introdução a problemas gerais na área de Filosofia da Linguagem. Relações entre linguagem, filosofia e racionalidade, bem como entre discurso, pensamento e realidade.
Estudo das questões relativas ao cenário internacional, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, face a desafios contemporâneos: novos nacionalismos, regionalismos e globalismo, redes transnacionais e movimentos migratórios, segurança internacional, movimentos identitários e crise ambiental. Ênfase nas abordagens desenvolvidas pela História, Geografia e Ciências Sociais.
Descreva brevemente a disciplina.
Introdução ao estudo da Psicolinguística com foco no multilinguismo e aquisição da linguagem em nível upper intermediate (B2).
Escrita Criativa: POESIA

Sonia Delaunay. Rythme colore. 1952