Iniciação à docência no Ensino Fundamental III – Ciências Humanas por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas e práticas de intervenção. Estudo teórico-prático da realidade escolar e do processo pedagógico no Ensino Fundamental II na área das Ciências Humanas.
Descreva brevemente a disciplina.
Fundamentação do Ano Litúrgico, concebido como celebração do Mistério Pascal no tempo, com a sua formação histórica e sua estrutura atual; estudo do espaço celebrativo, sua história e as orientações atuais da Igreja, destacando seu significado e seu fundamento bíblico-teológico; análise das diferentes correntes estilísticas que marcaram cada uma das fases históricas na produção da arte sacra da Igreja Católica.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Objetivo geral/Competências
Compreender o Ano Litúrgico na sua estrutura, história e atual organização, tendo como fundamento a celebração do Mistério de Cristo no tempo. Compreender o Espaço Litúrgico na sua fundamentação bíblica, histórica, teológica, litúrgica e espiritual, em conexão com a Arte Sacra da Igreja.
Objetivos específicos/Habilidades
- Compreender o Ano Litúrgico como realidade simbólico-sacramental e fonte de espiritualidade cristã.
- Estudar a origem, conteúdo e dinâmica própria de cada tempo litúrgico.
- Aprofundar a compreensão do Espaço celebrativo a partir dos diversos elementos que o compõem (por exemplo, altar, ambão, sedia…)
Conhecer as diversas manifestações da arte sacra ao longo dos séculos.
Estudo da liturgia cristã, a partir dos seus fundamentos antropológicos, históricos, teológicos e pastorais, no espírito da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium; cultos afro-brasileiros e indígenas; inculturação litúrgica.
Capacitação para preparar homilias e pregações nos diversos contextos litúrgicos e celebrativos, utilizando os conteúdos das disciplinas do curso de Teologia. A pregação como momento formativo e de defesa dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Laboratórios de homilia e autoavaliação crítica na prática homilética: postura e conteúdo.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda.
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda.
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda.
Desenvolvimento das habilidades intermediárias de compreensão e expressão essenciais à comunicação com pessoas surdas sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Desenvolvimento das habilidades intermediárias de compreensão e expressão essenciais à comunicação com pessoas surdas sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Filosofia da Ciência
Estudo crítico e reflexivo sobre fundamentos, métodos e implicações das ciências, buscando compreender como o conhecimento científico é produzido, validado e aplicado.
A Disciplina de ID IV | Iniciação à Docência IV no Ensino Médio e/ou na EJA, objetiva, por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas, o estudo teórico e prático da realidade escolar e do processo pedagógico nestes espaços escolares.
A Disciplina de ID IV | Iniciação à Docência IV no Ensino Médio e/ou na EJA, objetiva, por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas, o estudo teórico e prático da realidade escolar e do processo pedagógico nestes espaços escolares.
Interação de estudantes de diferentes áreas de conhecimento na elaboração e execução de projetos em educação baseados em desafios temáticos. Reflexão e construção de propostas e soluções para desafios educacionais contemporâneos. Exercícios de empatia, de colaboração, de trabalho em equipe, de comunicação, de criatividade e de solução de problemas educacionais, utilizando metodologias ativas e abordagem com Design Thinking.
A disciplina de Estágio em Fontes Escritas objetiva proporcionar ao estudante a Identificação e análise dos diferentes tipos de fontes escritas, seus limites e potencialidades de pesquisa. Atividades com diferentes metodologias de pesquisa com fontes escritas. Exercício prático de pesquisa com fontes escritas, a ser realizado junto a arquivos e centros de documentação, públicos ou privados.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Reflexões sobre a fundação da nacionalidade. Estudo da poesia dos cancioneiros: Cantigas de amor, de amigo e de mal-dizer. Percurso da poesia portuguesa do Humanismo à contemporaneidade.
Descreva brevemente a disciplina.
Identificação e estudo das bases sígnicas, estéticas e sociais da narrativa audiovisual: sua história, sua especificidade, seus contatos com as demais narrativas (visuais, escritas, orais e suas combinações).
Princípios da narrativa visual e eletrônica. A narrativa em quadrinhos, narrativas gráficas e livros ilustrados. A narrativa em jogos eletrônicos. Experimentações práticas com narrativas gráficas e em games. Ferramentas de trabalho: formatos, veículos, meios, softwares.
A relação entre literatura e tecnologia. A criação artística e os meios eletrônicos. Leituras, reflexões e experimentações criativas em linguagens digitais. Especificidades da linguagem nas novas mídias.
The art of writing literature, reading like an author, and experimenting with the written language.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Num mundo em mudança, de que um dos principais motores parece ser a inovação tanto social como econômica, deve ser dada importância especial à imaginação e à criatividade; claras manifestações da liberdade humana elas podem vir a ser ameaçadas por uma certa estandardização dos comportamentos individuais. [...] Convém, pois, oferecer às crianças e aos jovens todas as ocasiões possíveis de descoberta e de experimentação - estética, artística, desportiva, científica, cultural e social -, que venham completar a apresentação atraente daquilo que, nestes domínios, foram capazes de criar as gerações que os precederam ou suas contemporâneas. Na escola, a arte e a poesia deveriam ocupar um lugar mais importante do que aquele que lhes é concedido, em muitos países, por um ensino tornado mais utilitarista do que cultural (2000, p. 100).
DELORS, Jacques. et al. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, MEC/UNESCO, 2000.Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.