INICIAÇÃO A DOCÊNCIA I: reconhecimento do ambiente escolar. Iniciação à docência a partir do acompanhamento de aulas e inserção no ambiente escolar. Estudo teórico-prático da realidade da escola e análise de aulas, bem como a sua problematização e discussão por meio da pesquisa na escola.

Esta disciplina faz a análise política, econômica e social dos processos históricos que conformaram a América Contemporânea como sistema de nações, a partir das independências políticas dos Estados Unidos e dos países latino-americanos, enfatizando a formação das nacionalidades e as diversas formas de inter-relação no plano internacional, observando os conflitos e acomodações étnico-raciais que estiveram na base deste processo.

A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda. 
Reflexões sobre a literatura colonial e pós-colonial: obras e autores. Diálogo entre literatura e história na constituição das identidades nacionais: Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau. 
[SÍNCRONA/2FG4FG] Desenvolvimento das competências de nível introdutório em língua portuguesa e das habilidades de produção e compreensão oral e escrita, por meio do estudo de vocabulário, das estruturas linguísticas e funções comunicativas e de atividades de prática de comunicação em situações contextualizadas. Aborda os aspectos socioculturais da língua, bem como suas variantes linguísticas.
Introdução ao estudo da Pragmática da Língua Inglesa a partir das quatro habilidades da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever) e aprofundamento das estruturas linguísticas em nível upper-intermediate (B2/B2+). 

Ementa

Fundamentos de Comércio Internacional. Estrutura organizacional para atividades de comércio internacional, importação e exportação. Órgãos gestores nacionais e Internacionais. INCOTERMS. Capacidade de internacionalização da empresa e seleção de mercados-alvo.

Objetivos

Capacitar o aluno, através dos fundamento do comércio internacional e sua estrutura, na realização de negócios globais

Específicos

Objetivo 1 - Conhecer os processos de exportação e importação. Identificar os órgãos gestores nacionais e internacionais e suas relações com o comércio internacional.

Objetivo 2 - Conhecer e aplicar os INCOTERMS.

Objetivo 3 - Avaliar a capacidade das empresas em seu processo de internacionalização e seleção de mercados.

[SÍNCRONA/3JK5JK] Desenvolvimento das competências de nível introdutório em língua portuguesa e das habilidades de produção e compreensão oral e escrita, por meio do estudo de vocabulário, das estruturas linguísticas e funções comunicativas e de atividades de prática de comunicação em situações contextualizadas. Aborda os aspectos socioculturais da língua, bem como suas variantes linguísticas.
Desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa em nível básico, buscando a ampliação do vocabulário e de estruturas linguísticas. Atividades de prática comunicativa, focando as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em situações contextualizadas.

Produção orientada do texto monográfico sobre tema relacionado ao cotidiano acadêmico-profissional do estudante de Letras.

Reflexão introdutória da autocompreensão humana na condição de questão filosófica. A questão do ser humano no contexto de pensamento filosófico ocidental a partir de suas principais abordagens e teorizações.