A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda. 
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda. 
A disciplina de Libras irá abordar o estudo teórico e prático dos aspectos de aquisição e desenvolvimento da LIBRAS e análise dos fatores socioculturais da comunidade surda. 
Iniciação à docência por meio do acompanhamento de atividades educativas em espaços não formais de ensino e aprendizagem. Estudo teórico-prático das possibilidades educativas para a formação de docentes em ambientes não formais.
Desenvolvimento das habilidades intermediárias de compreensão e expressão essenciais à comunicação com pessoas surdas sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Desenvolvimento das habilidades intermediárias de compreensão e expressão essenciais à comunicação com pessoas surdas sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa em nível upper intermediate, buscando a ampliação do vocabulário e de estruturas linguísticas. Atividades de prática comunicativa, focando as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em situações contextualizadas.

Investigação e análise de princípios na construção da corporalidade e corporeidade em situações que considerem o repertório cultural do estudante, abordando os pressupostos teórico-práticos que influenciam o desenvolvimento do indivíduo, levando em consideração o desenvolvimento físico, intelectual, social e moral proporcionado pelas atividades recreativas, esportivas e psicomotoras com o princípio da ludicidade, respeitando a subjetividade do sujeito.


Análise das novas agendas de pesquisa em Relações Internacionais. Países emergentes, relações sul-sul, blocos e confronto político transnacional. Análise de estudos recentes sobre atores não-estatais, novos fluxos de produtos, serviços, informação e pessoas. Migrações internacionais. Novos padrões de comunicação e redes de cooperação internacionais. Ativismo político internacional. Diplomacia federativa e subnacional. Temas, agendas, em direitos humanos, meio ambiente, segurança internacional, governança global e processos de integração regional.

Estudo interdisciplinar com foco na análise da conjuntura sócio-política brasileira atual. Análise das transformações da sociedade e das instituições brasileiras face aos desafios atuais. Análise de dinâmicas territoriais, processos políticos e mudanças societárias, bem como da conjuntura cultural e econômica do Brasil contemporâneo. Ênfase nas contribuições da História, da Geografia e das Ciências Sociais.


A Disciplina de ID IV | Iniciação à Docência IV no Ensino Médio e/ou na EJA, objetiva, por meio da observação e planejamento de atividades pedagógicas, o estudo teórico e prático da realidade escolar e do processo pedagógico nestes espaços escolares. 

A Disciplina de Iniciação à docência II, objetiva, por meio do acompanhamento de atividades educativas em espaços não formais de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento de estudo teórico-prático das possibilidades educativas para a formação de docentes em ambientes não formais. Essa disciplina tem caráter extensionista. 

A disciplina de Estágio em Fontes Escritas objetiva proporcionar ao estudante a Identificação e análise dos diferentes tipos de fontes escritas, seus limites e potencialidades de pesquisa. Atividades com diferentes metodologias de pesquisa com fontes escritas. Exercício prático de pesquisa com fontes escritas, a ser realizado junto a arquivos e centros de documentação, públicos ou privados.
A problemática da compreensão do mundo, da natureza numa perspectiva filosófica. As grandes concepções cosmológicas da tradição filosófica. Os problemas de constituir uma cosmologia filosófica ante os desafios da ciência. Ecologia e Filosofia. Cosmos e Mundo.

Fundamentos filosóficos e éticos da e para a Bioética. Bioética: contextos, conceitos e fundamentos. A Bioética em perspectiva inter, multi e transdisciplinar: o necessário diálogo com as áreas do saber. Da ética médica à Bioética. Estudo de temas e problemas bioéticos relacionados à clínica e à pesquisa.

Estudo e análise de bases filosóficas, históricas e conceituais dos Direitos Humanos e suas implicações na formação para a cidadania e para o campo educacional.

O dualismo mente-corpo e suas alternativas. Consciência fenomenal. Outras mentes. Mente e mundo: intencionalidade, causação, identidade pessoal e conceitos correlatos. Modelos computacionais.

Estudo da língua inglesa em nível avançado sob forma de pesquisa de um aspecto ou tópico relevante para o conhecimento e/ou uso de variedades do inglês, na escrita e/ou na oralidade. Pesquisa que resulte em um artigo dentre os temas de literatura, linguística ou ensino da língua inglesa como língua adicional.  

Reflexão sobre as questões éticas implícitas ou explícitas na temática ambiental. Estabelecimento de interfaces interdisciplinarmente significativas entre a filosofia e as ciências socioambientais. Estudo do problema da sustentabilidade.