Construção de um projeto de monografia nas diversas etapas: delimitação do tema, revisão da bibliografia, estruturação do trabalho, escolha metodológica. Início da execução do projeto.


Execução do projeto de pesquisa elaborado no TCC 1. Análise, interpretação e redação do texto monográfico. Exercício de habilidades e competências para fazer interpretações, produzir comentários e inserir notas.


Produção textual escrita de caráter científico, levando em conta a fundamentação teórico-metodológica vivenciada ao longo do curso.


Produção textual escrita de caráter científico, levando em conta a fundamentação teórico-metodológica vivenciada ao longo do curso.


Reflexão sobre as questões éticas implícitas ou explícitas na temática ambiental. Estabelecimento de interfaces interdisciplinarmente significativas entre a filosofia e as ciências socioambientais.

Investigação histórico crítica do papel do Estado nos sistemas de proteção social na sociedade capitalista. O debate sobre política social e proteção social. As propostas de estados de bem-estar social e da ideologia do neoliberalismo para a proteção social. As concepções de política social e de política pública. O consenso de Washington e sua proposta para o papel do Estado e da proteção social na sociedade capitalista. O debate sobre a categoria direitos sociais e a constituição da Seguridade Social, com ênfase no Brasil.




Reflexões sobre territorialidade e exclusão espacial, o morar como representação e necessidade humana; a luta pela terra e pela moradia no contexto nacional e local. Estudo sobre a política habitacional no Brasil, o estatuto das cidades e a democratização do espaço urbano, incluindo a identificação dos órgãos públicos que trabalham a política habitacional, as cooperativas habitacionais, os processos de regularização fundiária, reassentamentos e moradias emergenciais e sua relação com as demais políticas públicas.  

O assistente social como trabalhador assalariado. Flexibilização, terceirização e precarização do trabalho e seus impactos no exercício profissional. Relativa autonomia profissional e competências profissionais frente ao redimensionamento dos espaços sócio-ocupacionais e aos projetos societários em disputa na arena pública. Processo de formulação de respostas profissionais críticas frente as necessidades sociais da população usuária e as demandas dos organismos empregadores.
Produção orientada do texto monográfico sobre tema relacionado ao cotidiano acadêmico-profissional do estudante de Letras.

Produção orientada do texto monográfico sobre tema relacionado ao cotidiano acadêmico-profissional do estudante de Letras.