Turma 2025/1 | Aulas presenciais: 24, 25 e 26 de abril
Resumo da disciplina:
Esta disciplina intensiva oferece uma introdução prática à ciência de dados aplicada à saúde, utilizando o ambiente R/RStudio. Os conteúdos abrangem desde a organização de projetos de pesquisa e estruturação de dados até visualização, estatística descritiva e inferencial, construção de relatórios dinâmicos e uso ético de inteligência artificial na análise de dados biomédicos.
Durante três dias de imersão, os participantes terão aulas teóricas e práticas com docentes experientes, culminando na realização de um projeto final em grupo com publicação no RPubs.
Conteúdos abordados: Organização e estruturação de projetos de pesquisa, Estrutura de dados em saúde, Introdução ao R e RStudio, importação e pré-processamento, Testes estatísticos e estatística descritiva, Visualização de dados com ggplot2, plotly e esquisse, Estatística inferencial e regressão, Relatórios dinâmicos com R Markdown, Construção de tabelas publicáveis em R, Inteligência artificial aplicada à análise de dados de saúde.
Avaliação:
Os alunos serão divididos em grupos e deverão publicar, até o fim da disciplina, um projeto completo de análise de dados no RPubs, demonstrando domínio dos conceitos abordados.
Requisitos técnicos:
É obrigatório trazer um notebook com os softwares R e RStudio instalados previamente. Recomendamos o uso de um equipamento com desempenho compatível para evitar limitações durante as atividades práticas.
OBJETIVOS: A disciplina promoverá especificamente: (1) a valorização do papel dos estudos experimentais e da ciência básica do cérebro na compreensão dos transtornos psiquiátricos; (2) o conhecimento sobre os tratamentos farmacológicos disponíveis para transtornos psiquiátricos; (3) a compreensão da neurobiologia dos transtornos do humor, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, transtornos relacionados ao estresse e dependências; (4) a conscientização sobre pesquisas atuais sobre drogas de abuso, com ênfase nos canabinoides e no debate sobre o uso dessas substâncias para fins medicinais.
Professores Rita Mattiello (UFRGS) e Ivan Antonello (PUCRS)