Compreensão dos conceitos: empreendedorismo e empreendedor, empreendimento e empresa. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Caracterização do perfil empreendedor: motivação e liderança. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Modelagem de Negócios: estudo das suas etapas, processos e elaboração.

Proporcionar ao aluno a compreensão dos principais aspectos do organismo estatal no que se refere a Contabilidade Governamental, conforme o MCASP criado e mantido pela STN, de forma prática conforme a importância e o uso do instrumento pela sociedade. 

A disciplina visa a oferta de subsídios ao entendimento do papel da Governança Corporativa no mundo empresarial atual. Análise dos mecanismos de incentivo e controle que visam harmonizar a relação entre acionistas e gestores pela redução dos custos de agência, numa situação de separação da propriedade e controle. Estudo aprofundado dos modelos de governança sugeridos pela Lei das Sociedades Anônimas, suas alterações posteriores e regulamentação pela C.V.M. (Comissão de Valores Mobiliários) e demais organismos de regulamentação.
A disciplina visa a exploração das informações contábeis como instrumento no processo de construção da Controladoria Estratégica. Para tal fim, desenvolve-se a Análise das Demonstrações Contábeis como fontes de informações para o processo de Controladoria e Gestão Organizacional. Conteúdos acerca da Controladoria, Ambiente Empresarial e Governança Corporativa são abordados com a finalidade de potencializar os conhecimentos sobre controles estratégicos para o desempenho empresarial. Casos práticos são empreendidos, onde analisam-se os desempenhos econômicos e financeiros das empresas, confrontando-os com os normativos contábeis vigentes e os cenários econômicos atuais.

Dedica-se ao estudo das práticas contábeis aplicáveis às sociedades empresariais, especialmente as sociedades anônimas, tomando por base tanto as normas contábeis profissionais emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e adotadas pelo Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como as normas contábeis consagradas pela Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76). A disciplina objetiva desenvolver a capacidade de compreensão do contexto normativo contábil aplicável às sociedades por ações e a habilidade de efetuar o devido registro contábil em conformidade com as normas aplicáveis.   

Capacitar o aluno a compreender as políticas econômicas em um contexto de economia aberta e, em paralelo, insiri-lo no debate sobre crescimento econômico no século XXI.

Ao finalizar a disciplina, o aluno deverá conhecer conceitos e práticas relacionadas com as exportações e importações de mercadorias e serviços feitas por empresas localizadas no Brasil. Visa preparar o aluno para o mercado de trabalho executando, também, exercícios práticos em simuladores do SISCOMEX.

Ao finalizar a disciplina, o aluno deverá conhecer a importância da promoção comercial dentre as ferramentas de marketing global, como principal forma de acesso a outros países. Integrar as ações de promoção comercial ao plano de marketing internacional das empresas, demonstrando a necessidade da promoção comercial ser derivada da estratégia da empresa para conquista sustentável de mercado externo. Ainda, deverá compreender o quanto as diferenças culturais impactam em diferentes aspectos nas relações internacionais.