2515H-04 - Macroeconomia I - Turma 679 - 2025/1 - Prof. Luiz Eduardo Garcia da Silva
Escola de Negócios

Estudo e interpretação do ciclo econômico e dos efeitos esperados das políticas monetária e fiscal nos níveis de produto, renda, emprego e inflação segundo os modelos tradicionais de análise macroeconômica, como o modelo Clássico, o modelo IS-LM, o modelo de Oferta e Demanda Agregadas, a Curva de Phillips e o modelo Mundell-Fleming.

2517N-02 - História do Pensamento Econômico II - Turma 569 - 2025/1 - Prof. Luiz Eduardo Garcia da Silva
Escola de Negócios

Estudo e interpretação de fenômenos históricos, sociais e da análise crítica e propositiva das ideias dos principais pensadores que influenciaram as ciências sociais, sobretudo, a economia. Análise da cultura econômica, trazendo para o debate as escolas do pensamento diante das realidades sociais de seu tempo.

2515V-04 - Econometria I - Turma 569 - 2025/1 - Prof. Eduardo Schirmer Finn
Escola de Negócios

O curso apresenta uma base teórica de econometria com dados de corte transversal (cross-section), além da aplicação prática desses conceitos mediante ferramentas computacionais. 

São abordados os seguintes tópicos: regressão simples, estimação de regressão múltipla, inferência de regressão múltipla, propriedades assintóticas do método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), medidas de ajuste, regressão múltipla com variáveis binárias (dummy), multicolinearidade, heteroscedasticidade, autocorrelação e problemas de especificação. 

2532X-04 - Contabilidade Governamental - Turma 568 - 2025/1 - Prof. Sedinei Jose Nardelli Beber
Escola de Negócios

Proporcionar ao aluno a compreensão dos principais aspectos do organismo estatal no que se refere a Contabilidade Governamental, conforme o MCASP, instrumento básico criado e mantido pela STN.

O ensino deve ser feito dentro de uma abordagem prática conforme a importância e o uso do instrumento pela sociedade, utilizando-se das informações de jornais para demonstrar a importância e o impacto em nossa vida diária.

Do ponto de vista do profissional contador, se oferecem aqui algumas oportunidades de consultoria (particularmente para pequenos municípios) e concursos públicos.

2532G-04 - Governança Corporativa - Turma 568 - 2025/1 - Prof. Ricardo Minotto
Escola de Negócios
A disciplina visa a oferta de subsídios ao entendimento do papel da Governança Corporativa no mundo empresarial atual. Análise dos mecanismos de incentivo e controle que visam harmonizar a relação entre acionistas e gestores pela redução dos custos de agência, numa situação de separação da propriedade e controle. Estudo aprofundado dos modelos de governança sugeridos pela Lei das Sociedades Anônimas, suas alterações posteriores e regulamentação pela C.V.M. (Comissão de Valores Mobiliários) e demais organismos de regulamentação.
2533X-04 - Controladoria Estratégica - Turma 568 - 2025/1 - Prof. Ricardo Minotto
Escola de Negócios
A disciplina visa a exploração das informações contábeis como instrumento no processo de construção da Controladoria Estratégica. Para tal fim, desenvolve-se a Análise das Demonstrações Contábeis como fontes de informações para o processo de Controladoria e Gestão Organizacional. Conteúdos acerca da Controladoria, Ambiente Empresarial e Governança Corporativa são abordados com a finalidade de potencializar os conhecimentos sobre controles estratégicos para o desempenho empresarial. Casos práticos são empreendidos, onde analisam-se os desempenhos econômicos e financeiros das empresas, confrontando-os com os normativos contábeis vigentes e os cenários econômicos atuais.
2533H-04 - Contabilidade Societária - Turma 568 - 2025/1 - Prof. Ricardo Minotto
Escola de Negócios

Dedica-se ao estudo das práticas contábeis aplicáveis às sociedades empresariais, especialmente as sociedades anônimas, tomando por base tanto as normas contábeis profissionais emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e adotadas pelo Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como as normas contábeis consagradas pela Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76). A disciplina objetiva desenvolver a capacidade de compreensão do contexto normativo contábil aplicável às sociedades por ações e a habilidade de efetuar o devido registro contábil em conformidade com as normas aplicáveis.   

94119-04 - Marketing Global e I. de Mercado - Turma 145 - 2025/1 - Prof. Ana Cristina S Schneider
Escola de Negócios
Ao finalizar a disciplina, o aluno deverá conhecer a importância da promoção comercial dentre as ferramentas de marketing global, como principal forma de acesso a outros países. Integrar as ações de promoção comercial ao plano de marketing internacional das empresas, demonstrando a necessidade da promoção comercial ser derivada da estratégia da empresa para conquista sustentável de mercado externo. Ainda, deverá compreender o quanto as diferenças culturais impactam em diferentes aspectos nas relações internacionais.