A disciplina tem como objeto de estudo as mudanças climáticas e suas repercussões e a indagação quanto as responsabilidades políticas e as perspectivas de investigação/ação das diferentes áreas do conhecimento. Tema que se impõe na medida em que as mudanças climáticas decorrentes do processo de aquecimento global, ou seja, o aquecimento da terra, dos oceanos e a alteração dos ventos ganharam prioridade na agenda política global a partir do aumento exponencial de desastres e calamidades obrigando a criação de acordos e tratados entre países e se impondo como tema de estudo e análise nos espaços acadêmicos com ênfase na formação profissional de diferentes áreas e na gestão de políticas públicas. Calamidades e desastres afetam comunidades provocam danos em dimensões globais com perdas humanas, materiais, econômicas e ambientais, forçam o deslocamento de populações dos seus territórios, precarizam /excedem as capacidades das políticas públicas. A exigência de respostas políticas, intersetoriais e ações interdisciplinares para o enfrentamento desvela muitas vezes despreparo seja em nível conceitual seja em nível operacional
Estudo do processamento da linguagem numa perspectiva Neuropsicolinguística, abordando temas que relacionam a linguagem típica e atípica com construtos cognitivos, em diferentes estágios do desenvolvimento humano. Critérios para desenvolvimento experimental de estudos linguísticos.
Forma, estilo, voz, caracterização e estrutura da escrita literária. Exercícios de criação em diversos gêneros. Estudos de obras exemplares. Interfaces entre Teoria da Literatura e Escrita Criativa. Oficinas de produção textual.

Reflexão crítica sobre o significado da Educação Superior, os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem; análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica mediada pelo estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica emancipatória e humanizadora.