EMENTA

Estudos sobre o/no cotidiano no enriquecimento do conhecimento no campo da Educação e na pesquisa científica, em perspectivas epistemológica e de investigação científica. Os sentidos da vida cotidiana, o saber e o fazer dos sujeitos sociais: como desenvolvem sua sensibilidade, suas ações de resistência e suas percepções sobre o trajeto histórico comum.

Reflexão crítica sobre o significado da Educação Superior, os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem; análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica mediada pelo estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica emancipatória e humanizadora.


Essa disciplina tem como objetivo promover uma discussão aprofundada sobre o conceito de Educação Digital no contexto da formação docente e da estrutura escolar, especialmente dentro do contexto da cibercultura. Para isso, baseamos nossas reflexões em obras de diversos autores que se dedicam a pesquisar esse tema. Nosso foco está em explorar práticas pedagógicas criativas e inovadoras, aproveitando o potencial das diferentes tecnologias digitais disponíveis na atualidade. Além disso, buscamos promover a integração entre os campos da Computação e da Educação, enfatizando a transversalidade do Pensamento Computacional, da Inteligência Artificial e das tendências que aproximam esses dois campos. Nosso objetivo é construir pontes sólidas entre Educação e Computação, aproveitando as oportunidades que surgem com essa interseção.