61613-03 - TEORIAS DA JUSTIÇA, ÉTICA E FILOSOFIA SOCIAL I - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Patrícia Ketzer
Escola de Humanidades

PLANO DE DISCIPLINA

 

DISCIPLINA: Teorias da Justiça, Ética e Filosofia Social I  CODICRED: 61624-03

“Epistemologia Analítica Feminista

 

PROFESSORA: Patricia Ketzer - Sala 324 Living Prédio 15

 

CRÉDITOS: 3.0   CARGA HORÁRIA: 45 h   ANO/SEMESTRE: 2025/1

 

 

EMENTA: Introdução a Teorias da Justiça e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica e Epistemologia Social Feminista. Leitura de textos seletos de autoras e autores contemporâneos, tais como Theodor W. Adorno, Seyla Benhabib, Nancy Fraser, Judith Butler, Linda Alcoff, Sandra Harding, Lorraine Code, Helen Longino, Elizabeth Anderson, Miranda Fricker e Jose Medina. Neste seminário, que dá continuidade a nossas investigações e discussões em teoria crítica, filosofia política, epistemologia analítica e feminismo, devemos explorar temas atuais e relevantes tais como são abordados em obras seminais da epistemologia analítica feminista.

 

OBJETIVO: Introduzir o estudante a problemas contemporâneos de normatividade e aprofundar seus conhecimentos e reflexões em Teoria Crítica e Epistemologia Analítica Feminista.

 

CONTEÚDO: Introdução à normatividade e problemas contemporâneos de Teoria Crítica e Epistemologia Analítica Feminista, partindo da leitura de textos seletos. O seminário enfocará problemas teórico-conceituais de uma reconstrução normativa à luz da articulação entre normatividade e instituições sociais, epistemologia analítica e feminismo. Website do seminário: http://www.nythamar.com/teoriacritica.html

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Trata-se de um curso expositivo-participativo, no qual serão requeridas leituras semanais, apresentações orais e a participação do aluno nos debates e workshops. Pré-requisito único: proficiência em inglês, alemão ou francês.

 

PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Freqüência obrigatória. Apresentação oral (pelo menos uma, em sala de aula). No final do semestre, entrega de um trabalho escrito (paper de 15 ou mais páginas; tópico e bibliografia a serem previamente discutidos com o professor).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

Alcoff, Linda Martin and Eduardo Mendieta, eds. Identities: Race, Class, Gender, and Nationality. Oxford: Blackwell, 2008.

Alcoff, Linda and Elizabeth Potter (eds.), 1993. Feminist Epistemologies, New York: Routledge.

Anderson, Elizabeth. Feminist Epistemology and Philosophy of Science. 2024. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/feminism-epistemology/.

Anderson, Elizabeth. How Not to Criticize Feminist Epistemology: a Review of Scrutinizing Feminist Epistemology. Disponível em: https://websites.umich.edu/~eandersn/hownotreview.html.

Code, Lorraine. Is The Sex Of The Knower Epistemologically Significant?, METAPHILOSOPHY, Vol. 12, Nos. 3 & 4, July/October, 1981.

Exchange. London and New York: Verso.

Fricker, Miranda. Injustiça Epistêmica: o poder e a ética do conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2023.

Garry, Ann. Analytic Feminism. 2021. https://plato.stanford.edu/entries/femapproach-analytic/.

Grasswick, Heidi. Feminist Social Epistemology. 2018. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/feminist-social-epistemology/.

Harding, Sandra. “Is Gender a Variable in Conceptions of Rationality: A Survey of Issues,” Dialectica, 36(2–3): 225–242, 1982.

______. The Science Question in Feminism, Ithaca: Cornell University Press, 1986.

Harding, Sandra and Merrill Hintikka (eds.). Discovering Reality: Feminist Perspectives on Epistemology, Metaphysics, Methodology, and the Philosophy of Science, Dordrecht: D. Reidel, 1983.

Longino, Hellen. “Feminist Epistemology,” Blackwell Guide to Epistemology, John Greco and Ernest Sosa. Malden: Blackwell, 327–353, 1999.

Medina, José, 2013. The Epistemology of Resistance: Gender and Race Oppression, Epistemic Injustice, and Resistant Imaginations, New York: Oxford University Press.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Adorno, Th.W. & M. Horkheimer. 1985. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.

Adorno, Theodor W. “The Actuality of Philosophy.” Telos 31 (1977): 120–33.

________. Against Epistemology: A Metacritique. Translated by Willis Domingo. Cambridge:

Polity, 2013.

________. “Education After Auschwitz.” In Critical Models: Interventions and Catchwords,

translated by Henry Pickford, 191–204. New York: Columbia University Press, 1998.

________. “Freudian Theory and the Pattern of Fascist Propaganda.” In The Essential

Frankfurt School Reader, edited by Andrew Arato and Eike Gephardt, 118–37. London:

Bloomsbury Academic, 1982.

________. History and Freedom: Lectures 1964–1965. Edited by Rolf Tiedemann. Translated

by Rodney Livingstone. Cambridge: Polity, 2006.

________. Lectures on Negative Dialectics: Fragments of a Lecture Course 1965/1966.

Edited by Rolf Tiedemann. Translated by Rodney Livingstone. Cambridge: Polity, 2008.

________. “The Meaning of Working Through the Past.” In Critical Models, 89–104.

________. Minima Moralia: Reflections from a Damaged Life. Translated by E. F. N. Jephcott.

London: Verso, 2006.

________. Negative Dialectics. Translated by E. B. Ashton. London: Continuum, 1973.

________. “On Subject and Object.” In Critical Models, 245–58.

________. Problems of Moral Philosophy. Edited by Thomas Schröder. Translated by Rodney

Livingstone. Stanford, CA: Stanford University Press, 2001.

________. “Revisionist Psychoanalysis.” Translated by Nan-Nan Lee. Philosophy and Social

Criticism 40, no. 3 (2014): 326–38.

________. “Sociology and Psychology (Part 1).” Translated by Irving Wohlfarth. New Left

Review 1, no. 46 (November–December 1967): 67–80.

________. “Sociology and Psychology (Part 2).” Translated by Irving Wohlfarth. New Left

Review 1, no. 47 (January–February 1968): 79–97.

________, Else Frenkel-Brunswik, Daniel J. Levinson, and R. Nevitt Sanford. The

Authoritarian Personality. Edited by Max Horkheimer and Samuel Flowerman. New York:

Norton, 1982.

________, Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

________, Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Ahmed, Sara. Cultural Politics of Emotion. Routledge, 2004 (2nd edition 2014)

Allen, Amy. The End of Progress: Decolonizing the Normative Foundations of Critical Theory. New York: Columbia University Press, 2016. 

________. Critique on the couch: Why critical theory needs psychoanalysis. New York: Columbia University Press, 2020.

________. The Politics of Our Selves: Power, Autonomy, and Gender in Contemporary Critical

Theory. New York: Columbia University Press, 2008.

________.  “Are We Driven? Critical Theory and Psychoanalysis Reconsidered.” Critical

Horizons 16, no. 4 (2015): 311–28.

 

________. “Critique as Melancholy Science.” In Critique in German Philosophy, edited by

María del Rosario Acosta Lopez and Colin McQuillan. Albany: SUNY Press, forthcoming.

________. “Emancipation without Utopia: Subjection, Modernity, and the Normative Claims of

Feminist Critical Theory.” Hypatia 30, no. 3 (Summer 2015): 513–29.

________. “Foucault, Psychoanalysis, and Critique: Two Aspects of Problematization.”

Angelaki: Journal of Theoretical Humanities 23, no. 2 (April 2018): 170–86.

________.  “Psychoanalysis and the Methodology of Critique.” Constellations 23, no. 2 (June

2016): 244–54.

Anderson, Elizabeth. Private Government: How employers rule our lives (and Why We don’t Talk about it). Princeton University Press, 2017.

Anderson, Elizabeth. 2006. “The Epistemology of Democracy.” Episteme 3(1.2): 8-22.

Baynes, Kenneth, 1992. The Normative Grounds of Social Criticism: Kant, Rawls, Habermas. Albany, NY: SUNY Press.

Bellamy, Richard. Political Constitutionalism. A Republican Defence of the Constitutionality of Democracy. Cambridge University Press, 2013.

Bellamy, Richard. Citizenship: A very short introduction. Oxford University Press, 2008.

Benhabib, Seyla. 1986. Critique, Norm and Utopia. A Study of the Foundations of Critical Theory. New York: Columbia University Press. 

______. 1996a. Democracy and difference: Contesting the boundaries of the political. Princeton, NJ: Princeton University Press.
______. 1996b. Feminist Contentions: A Philosophical Exchange. (co-authored with Judith Butler, Nancy Fraser and Drucilla Cornel) Routledge, 1996.
______. 1992. Situating the Self. Gender, Community and Postmodernism in Contemporary Ethics. Polity Press, 1992.

______. 2002. The Claims of Culture: Equality and Diversity in the Global Era. Princeton: Princeton University Press.

Benjamin, Walter. 1991. Gesammelte Schriften. Unter Mitwirkung von Th. W. Adorno und G. Scholem hrsg. von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Revidierte Taschenbuch-Ausgabe: Bände I–VII (in 14 Bänden gebunden), Suhrkamp, Frankfurt am Main.

Bernstein, Jay, 1995. Recovering Ethical Life. J. Habermas and the future of critical theory. London & New York, Routledge.

Bernstein, Richard J. 1971. Praxis and Action. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

______. 1992. The New Constellation. The Ethical-Political Horizons of Modernity/Postmodernity. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Butler, Judith. 1996. Merely Cultural. <https://engl489.files.wordpress.com/2015/03/butler-merely-cultural.pdf >

______. 2005. Giving an Account of Oneself. New York: Fordham U Press.

______. 1990. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge.

Dewey, John. 2004. Reconstruction in Philosophy. Dover Publications.

Estlund, David. 2008. Democratic Authority: A Philosophical Framework. Princeton: Princeton University Press.

Dobbs-Weinstein, Idit. 2015. Spinoza’s Critique of Religion and Its Heirs: Marx, Benjamin, Adorno, Cambridge University Press.

Feenberg, Andrew. 1991. Critical theory of technology. New York: Oxford University Press.

Forst, Rainer. 2010. Contextos  da  justiça. Para além de liberalismo e comunitarismo. Trad. D.L. Werle. São Paulo: Boitempo.

______. 2011. The Right to Justification: Elements of a Constructivist Theory of Justice. Jeffrey Flynn (trans), Columbia University Press.

______. 2011. First Things First: Redistribution, Recognition and Justification. In Axel Honneth: Critical Essays With a Reply by Axel Honneth. Ed. Danielle Petherbridge. Brill.

______. 2013. Justification and Critique: Towards a Critical Theory of Politics. Wiley.

Fraser, Nancy, 1997. Justice Interruptus. Critical Reflections on the ‘Post-Socialist’ Condition, New York and London: Routledge.

______. 2013. Fortunes of feminism : from state-managed capitalism to neoliberal crisis and beyond. London and New York: Verso.

Fraser, Nancy & Axel Honneth, 2003. Redistribution or Recognition? A Political-Philosophical

Goldman, Alvin and Dennis Whitcomb (editors). 2010. Social Epistemology: Essential Readings. Oxford University Press.

Goodin, Robert. 2003. Reflective Democracy, Oxford: Oxford University Press.

Goodin, Robert, Philip Pettit and Thomas Pogge (editors), 2007. A Companion to Contemporary Political Philosophy. 2nd. Edition. Oxford: Blackwell.

Habermas, Jürgen. 1976. Zur Rekonstruktion des Historischen Materialismus. Frankfurt am Main: Suhrkamp. Em port.: Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1990.

______. 1971. Theorie und Praxis. 4. Auflage. Frankfurt: Suhrkamp. [1963, 1966, 1968] English Trans.: Theory and Practice. Boston: Beacon, 1973. Port.: Teoria e Práxis. Trad. Rúrion Melo. São Paulo: UNESP, 2013.

______. 1992. Faktizität und Geltung: Beiträge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechtsstaats. Frankfurt: Suhrkamp Verlag. (em port.: Democracia e Direito)

______. 1979. Communication & the Evolution of Society. Trans. McCarthy.Boston: Beacon.

______. 2007. Entre Naturalismo e Religião. Estudos Filosóficos. Trad. Flavio Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

______. 2003. Truth and Justification. MIT Press.

______. 1983. Moralbewußtsein und kommunikatives Handeln. Frankfurt: Suhrkamp.

______. 1985. Der philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt: Suhrkamp.

______. 1984. The Theory of Communicative Action I: Reason and the Rationalization of Society. Trans. Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press.

______. 1989. The Theory of Communicative Action II: Lifeworld and System. Trans. Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press.

______. 1998. The Inclusion of the Other: Studies in Political Theory. Ed. Ciaran Cronin and Pablo De Greiff. Cambridge, MA: MIT Press.

______. 2014. Mudanc̦a estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Denilson Luís Werle. São Paulo: Ed. Unesp.

2017. Postmetaphysical Thinking II. Trans. Ciaran Cronin. Cambridge: Polity Press.

______. 2019. Auch eine Geschichte der Philosophie: Band 1: Die okzidentale Konstellation von Glauben und Wissen; Band 2: Vernünftige Freiheit. Spuren des Diskurses über Glauben und Wissen. Frankfurt: Suhrkamp.

______. 2022. Ein neuer Strukturwandel der Öffentlichkeit und die deliberative Politik. Frankfurt: Suhrkamp.

Hoggett, Paul; Thompson, Simon. Politics and the emotions: the affective turn in contemporary political studies. New York: Continuum, 2012.

Honneth, Axel. 2010. The Pathologies of Individual Freedom: Hegel's Social Theory. Princeton University Press,

______. 2003. Luta por reconhecimento: A gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34.

______. 1991. The Critique of Power: Reflective Stages in a Critical Social Theory. Trans.  Kenneth Baynes. Cambridge, Mass.: MIT Press.

______. 2007. Reification: A Recognition-Theoretical View. Oxford University Press.

______.  2002. Das Andere der Gerechtigkeit. Aufsätze zur praktischen Philosophie. Frankfurt: Suhrkamp.

______. 2015. Die Idee des Sozialismus. Suhrkamp.

Honneth, Axel and Hans Joas, eds. 1988. Social Action and Human Nature. Cambridge U Press.

Kantorowicz, Ernst. 1957. The King’s Two Bodies: A Study in Mediaeval Political Theology. Princeton University Press.

Jaeggi, Rahel. 2014. Entfremdung. Campus Verlag. English: Alienation. Trans. F. Neuhouser and A. E. Smith. New York: Columbia University Press, 2015.

Jaeggi, Rahel. Critique of Forms of Life. Harvard University Press, 2016.  

Lordon, Frédéric. La société des affects. Pour un structuralisme des passions. Paris: Seuil, 2013.

Lutz, C. A.  and Lila Abu-Lughod, Language and the Politics of Emotion, Cambridge UP, 1990.

Mandle, Jon and David A. Reidy (editors). 2013. Blackwell Companion to Rawls.

Marcuse, Herbert. 1987. Hegel's Ontology and the Theory of Historicity. Trans. Seyla Benhabib. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.

_______. 1969. An Essay on Liberation. Boston: Beacon Press.

_______. 1964. One-Dimensional Man. London: Routledge & Kegan Paul.

_______. 1955. Eros and Civilization: A Philosophical Inquiry into Freud. Verso. 2a ed, 1966.

Mbembe, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

_______. Necropolítica. São Paulo, São Paulo: n-1 edições, 2018.

Nussbaum, Martha. Political emotions: Why love matters for justice. Harvard U Press,  2013.

Nussbaum, M. “Constructing love, desire and care.” In M.C. Nussbaum, Sex and social justice. New York: Oxford University Press, 1999.

Nobre, Marcos (org.), 2008. Curso Livre de Teoria Crítica. Campinas: Papirus.

______. 2018. Como nasce o novo. São Paulo: Todavia.

Nichols, Shaun. 2010. “Emotions, norms, and the genealogy of fairness. politics, philosophy & economics 9 (1): 1-22.

Oliveira, Nythamar de. 2016a. Tractatus practico-theoreticus. Porto Alegre: Editora Fi.

______. 2016b. Tractatus politico-theologicus. Porto Alegre: Edi tora Fi.

______. 1999. Tractatus ethico-politicus. Porto Alegre: Edipucrs.

______. 2003. On the Genealogy of Modernity: Foucault’s Social PhilosophyNY: Nova Science.

E-book Editora Fenix (2023): <https://www.fundarfenix.com.br/ebook/215socialphilosophy>;

Olson, Kevin. 2006. Reflexive Democracy: Political Equality and the Welfare State. MIT Press.

Owen, David S. 2010. Between Reason and History: Habermas and the idea of progress. Albany, NY: State University of New York Press.

Pettit, Philip. 2002. Rules, Reasons and Norms. Oxford: Oxford University Press.

Railton, Peter. 2003. Facts, Values, and Norms: Essays Toward a Morality of Consequence. Cambridge University Press.

Ramos, Robert. “The Status of the Political in Derrida’s Work”. Telos January 3, 2014.

< http://www.telospress.com/the-status-of-the-political-in-derridas-work/ >

Rawls, John. 1971. A Theory of Justice. Cambridge, Mass,: Harvard University Press. 

______. 1996. Political Liberalism, New York: Columbia University Press, revised edition.

______. 1999. Collected Papers. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

______. 1999. The Law of Peoples. Cambridge, Mass.: Harvard University Press. Ed. 2002, The Law of Peoples with “The Idea of Public Reason Revisited”, Cambridge: Harvard University Press.

Rehg, Wilhelm & James Bohman (eds). 2001. Pluralism and the pragmatic turn: The transformation of critical theory. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Rush, Fred (ed.). 2004. The Cambridge Companion to Critical Theory. Cambridge U. Press.

Stanley, Jason. How fascism works: The politics of us and them. New York: Random House, 2018.

Stets, Jan E.  and Jonathan H. Turner (eds), Handbook of the Sociology of Emotions. New York: Springer, 2006

Searle, John. 1995. The Construction of Social Reality. New York: Free Press.

Turner, Stephen P. 2010. Explaining the Normative. Polity.

Turner, Stephen P. and Philip Roth (eds.). 2002. Blackwell Guide to the Philosophy of the Social Sciences. Blackwell.

Vallier, Kevin and D'Agostino, Fred. 2014. Public Justification, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2014 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = https://plato.stanford.edu/archives/spr2014/entries/justification-public/

White, Stephen (ed.), 1995. The Cambridge Companion to Habermas. Cambridge University Press.

Wiggershaus, Rolf. 1988. Die Frankfurter Schule. Geschichte, Theoretische Entwicklung, Politische Bedeutung. München: DTV.

Yates, Candida. The Play of Political Culture, Emotion and Identity. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

 

 

 

41219-03 - Teorias da Poesia - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Carlos Alexandre Baumgarten
Escola de Humanidades
O curso tem por objetivo o estudo do gênero lírico, considerando os seguintes aspectos: a distinção entre poesia e prosa; leitura e estudo das teorias clássicas e modernas a respeito do discurso poético; reflexão sobre o discurso poético e seus códigos; a fenomenologia do poético; as relações entre a lírica e a história; as relações entre lírica e sociedade. Além disso, o curso abordará os modelos teóricos de análise do poema. A metodologia do curso contemplará os seguintes aspectos: aulas expositivas dialogadas; a realização de seminários a respeito dos textos indicados para leitura e análise de textos poéticos.
61605-03 - EPISTEMOLOGIA SOCIAL I - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Marloren Lopes Miranda
Escola de Humanidades
Estudo filosófico acerca da dimensão social do conhecimento, com abordagem de tópicos teóricos e aplicados. Reflexão sobre os objetivos, concepções e amplitude da Epistemologia Social. A partir disso, o seminário considera como contribuições dos estudos feministas e dos estudos de gênero a possibilidade de realizar uma crítica epistemológica acerca daquelas obras e autores usualmente considerados canônicos. Do mesmo modo, também é possível elaborar uma crítica epistemológica à compreensão de temáticas classificadas como tradicionais e de seus modos de tratamento ao longo da história. Dessa maneira, ao considerar essa perspectiva contemporânea, é possível não apenas questionar o cânone ou a tradição, mas também reconsiderá-los, reposicionando suas contribuições (bem como suas omissões e prejuízos) de acordo com problemáticas atuais. Assim, partindo de leituras de obras de G.W.F. Hegel, e de apropriações e críticas feministas dessas obras, o seminário procura introduzir, explorar e aprofundar conceitos e problemas relacionados aos estudos de gênero atualmente debatidos no âmbito dos estudos hegelianos.
71528-03 - INTRODUCTION TO NEUROPHILOSOPHY VIII - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Nythamar H. F. Oliveira Jr.
Escola de Humanidades
COURSE DESCRIPTION:
This course will begin with an introduction to Neurophilosophy, focusing on the mind-brain problems leading to interdisciplinary research in artificial neural networks and funcionalist problems, esp. on the analogy of mind/brain to software/hardware. It will then proceed to present the contemporary debates on the Philosophy of Artificial Intelligence (AI), especially from the perspectives of philosophy of mind, philosophy of neuroscience, and philosophy of information . No previous knowledge of neurophilosophy, AI or philosophy of mind is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English, but there is no requirement of proficiency in this language as the seminar will contribute to improve students’ functioning in English.
191LE-02 - Sociologia do Direiro em um Mundo em Transformação - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Rodrigo Azevedo
Escola de Humanidades

A disciplina analisa o Direito como fenômeno social, inserido em processos históricos, culturais e econômicos. Discute teorias clássicas e contemporâneas da Sociologia para compreender a relação entre Direito, poder, regulação e transformação social. Aborda o papel das normas jurídicas, instituições e agentes na construção e contestação das estruturas sociais. Os temas incluem o Direito na Teoria Sociológica clássica e contemporânea, Direito e controle penal, judicialização da política e os impactos e desafios colocados ao Direito na sociedade do risco e diante da revolução informacional. O contexto brasileiro é analisado com ênfase nas carreiras jurídicas, reformas do Poder Judiciário e acesso à Justiça, bem como os desafios colocados às instituições judiciais diante das novas ameaças à ordem democrática.

1916T-04 - Pensamiento crítico em América Latina - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Emil Sobottka
Escola de Humanidades

Análisis de la historia y el desarrollo de Latinoamérica desde una perspectiva crítica; proyectos de Latinoamérica propuestos y su futuro propuestos por intelectuales desde fines del siglo XIX; desarollo continental de tradiciones teóricas marxistas, estructuralistas y feministas; la multiplicidad de la cuestión social y propuestas de transformación social radical.

9141F-03 - Análise Textual Discursiva: Um Método de Análise para Pesquisa em Educação - Turma 1 - 2025/1 - Prof. Vera Lucia Felicetti
Escola de Humanidades
JUSTIFICATIVA: Este semanario se ensere en una dinámica interinstitucional e internacional como forma de fortalecer el diálogo y la reflexión sobre los desafíos de la investigación em posgrados de diferentes ciudades y países tales como Colombia, Brasil y Ecuador. De manera que se consolide redes de conocimiento, investigación y el fortalecimiento de la internacionalización del currículo en el posgrado. Espacio de diálogo crítico y reflexivo permanente acerca de los desafíos de investigación posgradual en universidades de Brasil, Colombia y Ecuador.

EMENTA:
Acercamiento y apropiación de los fundamentos de la investigación científica. Fundamentación metodológica. Discusión y aportes al debate sobre la escritura científica y sus estructuras. Lenguaje y discurso en el escenario internacional. Análisis Textual Discursivo (ATD) en el campo científico.