Estudo e aprofundamento do conceito de cultura a partir da perspectiva dos estudos de comunicação e mídia na sociedade. Aborda a formação social das identidades e das culturas brasileiras envolvendo, entre outras, as contribuições de grupos étnicos como afro-brasileiros e indígenas.

Introdução às ferramentas básicas dos principais softwares adotados na área da Comunicação, voltadas ao conhecimento aplicado às criações características da prática publicitária.

Compreensão dos aspectos relacionados à prática do empreendedorismo na indústria da comunicação e especialmente do Jornalismo. Estudo dos modelos de negócios da mídia. Criação e planejamento de uma empresa ou startup de jornalismo incluindo seus aspectos financeiros e de gestão. Análise e problematização dos modelos de negócios em jornalismo e comunicação e sua relação com as questões organizacionais, sociais e tecnológicas. Estratégias de marketing e penetração de mercado. Introdução aos conceitos básicos de finanças. Aprofundamento das noções de gestão e suas competências no jornalismo. Oportunidades de carreira relacionados a gestão, atitude empreendedora e empreendedorismo.


Reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.


Disciplina teórico-prática destinada a apresentar conceitos e práticas básicas do jornalismo de dados. Jornalismo de precisão. Criação de narrativas e ferramentas jornalísticas a partir de bases de dados digitais quantitativas. Capacitação do estudante aos princípios da análise de dados para fins jornalísticos. Introdução à visualização de dados quantitativos. Noções básicas de estatística descritiva, aplicada ao jornalismo.
Características do jornalismo no ambiente da Internet. Elementos básicos da conexão entre páginas e outros espaços editoriais. Recombinações digitais na construção de narrativas jornalísticas. Convergência de mídias e linguagens. Disciplina de caráter teórico-prático.
Características do jornalismo no ambiente da Internet. Elementos básicos da conexão entre páginas e outros espaços editoriais. Recombinações digitais na construção de narrativas jornalísticas. Convergência de mídias e linguagens. Disciplina de caráter teórico-prático.
Disciplina teórico-prática destinada a apresentar conceitos e práticas básicas do jornalismo de dados. Jornalismo de precisão. Criação de narrativas e ferramentas jornalísticas a partir de bases de dados digitais quantitativas. Capacitação do estudante aos princípios da análise de dados para fins jornalísticos. Introdução à visualização de dados quantitativos. Noções básicas de estatística descritiva, aplicada ao jornalismo.

Desenvolvimento prático de uma solução de projeto para demandas de sinalização e/ou sistemas de interface complexas. Capacitação do aluno na construção de sistemas gráficos visualmente unificados e coerentes em conjunto com seus respectivos manuais de uso e aplicação.

Apresentação de equipamentos dedicados à representação gráfica digital, na produção de visualizações digitais em 2D e 3D de modelos computacionais para fundamentação da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design III. Atividade complementada por desenho à mão livre.

A disciplina busca fazer uma reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.

Acompanhamento da trajetória do estudante na metade do curso. Progresso desde o início da formação, mudanças no planejamento realizado no primeiro semestre e perspectivas futuras. Orientações sobre o desenvolvimento da carreira. Organização da trajetória do estudante. Análise das competências e início do planejamento de carreira.