97501-02 - Metodologia de Produção - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Daniela Carvalhal Israel Marques
Escola de Comunicação, Artes e Design

EMENTA: Estudo introdutório do método de produção audiovisual. Fundamentos do processo de produção para diferentes gêneros e formatos de obras audiovisuais. Equipe técnica e suas funções. Gestão de equipe. Relação com a locação. Respeito ao meio-ambiente.

 

OBJETIVOS: Iniciar o aluno à compreensão da metodologia de produção audiovisual, capacitando-o a dominar os princípios básicos do método de produção e suas ferramentas: formação de equipe e divisão de tarefas, planejamento e gestão de projetos de conteúdo audiovisual.

97507-02 - Audiovisual Imersivo e Metaverso - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Roberto Tietzmann
Escola de Comunicação, Artes e Design

De acordo com nossa ementa, esta disciplina apresenta:

Estudo das características de narrativas audiovisuais em imagens e espaços imersivos. Semelhanças e diferenças entre janelas tradicionais de exibição e meios imersivos. Técnicas e experiências de realização utilizando estas técnicas. Disciplina teórico-prática.

Portanto, a disciplina trata de narrativas que usam câmeras, janelas e recursos diferentes daqueles que geram imagens em uma janela retangular.

97520-04 - Jogos Digitais: E. e Interação - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Andre Fagundes Pase
Escola de Comunicação, Artes e Design

Estudo de jogos digitais e suas relações com o audiovisual em aspectos criativos e negociais. Narrativas lineares e não-lineares. Interação como uma potencialidade criativa e narrativa. Experimentação de técnicas e recursos de jogos e interação. Disciplina teórico-prática.

97408-06 - Laboratório Int. de D. U. e Acessível - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Danusa Almeida de Oliveira
Escola de Comunicação, Artes e Design

Conceitos de design universal e acessibilidade, através de estudos de casos, considerando-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as Normas da ABNT, aplicações e aspectos práticos relacionados a pessoas com restrições ou deficiências. Estudos sobre os parâmetros, limitações e capacidades humanas que impactam em projetos ligados à interface humano-computador, editorial, sinalização, mobiliário, utensílio, dentre outros.

97601-02 - Gestão da Reputação - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Denise Pagnussatt
Escola de Comunicação, Artes e Design

Refletir acerca das aproximações entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais. Evidenciar o papel da comunicação como colaboradora na formação de vínculos sensíveis com os públicos de interesse. Revelar como estratégias reputacionais autênticas podem promover, ao longo do tempo, confiança, credibilidade e valor de marca. Discutir sobre indicadores e técnicas de mensuração de reputação organizacional. Praticar, mediante estudos de casos, como ocorre a gestão reputacional na contemporaneidade.