Filosofia da ciência matemática. Modelos e cognição. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental: história, resolução de problemas, etnomatemática, tecnologias de informação e comunicação. Modelagem e modelo: origem, concepção e método. Modelagem na Educação: método de ensino e pesquisa. Campo de Pesquisa da Modelagem e Etnomatemática na Educação: aplicada e teórica, numa perspectiva transdisciplinar.

A disciplina apresenta uma introdução e trabalha com os pilares básicos da nanociência e nanotecnologia. Após introduzirmos as definições gerais de nanoescala,  apresentamos o "zoo" de nanoobjetos e nanoestruturas. Abordamos as bases físicas e químicas das nanociências, investigando por que o "mundo" nano é interessante e diferente. Exploramos a dependência das propriedades dos materiais com o tamanho dos objetos nanoscópicos e a importância dos efeitos quânticos e da alta razão superfície/volume. Investigamos especificidades da química em nanoescala,  processos como automontagem, reconhecimento molecular e dupla camada elétrica em dispersões de nanopartículas. Por fim são apresentados os principais métodos de fabricação bottom up e top down de nanomateriais e nanoestruturas

Esta é uma área de interação entre os alunos da disciplina e o professor. É a ferramenta fundamental em tempos de pandemia.

Consta de um cronograma completo aula a aula, referências bibliográficas e material de apoio bem como os critérios de avaliação do presente semestre. A disciplina visa dar aos alunos uma compreensão dos princípios básicos (teóricos e práticos) envolvidos nas técnicas de deposição de filmes finos bem como as aplicações específicas e estudos de caso. Serão abordados obrigatoriamente conceitos sobre: física de vácuo (fluxos, regimes de bombeamento, bombas, medidores e materiais utilizados); Tipos de deposição como PVD, CVD eletroquímica, etc.; Aplicações específicas definidas pelo grupo de alunos.