*PPGCC* Com as arquiteturas multi-core, cresce a demanda por métodos mais refinados de concorrência. Durante este curso, cobriremos as principais técnicas nesta área, enquanto discutiremos de forma secundária também a tarefa de provar a corretude destes sistemas.
*PPGCC* Nesta disciplina veremos os principais conceitos para categorizar os diferentes tipos de sistemas distribuídos e os algoritmos fundamentais para construir sistemas distribuídos confiáveis.
Estudos do discurso aplicados à pesquisa qualitativa, a partir de duas perspectivas teóricas: Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Análise Crítica do Discurso de Teun Van Dijk. Os objetivos são: conhecer as possibilidades de aplicação da análise de discurso na pesquisa qualitativa; compreender os fundamentos teórico e dispositivo de análise da Análise de Discurso de Michel Pêcheux; caracterizar a Análise Crítica do Discurso a partir de Van Djik sobre a manifestação e reprodução discursiva de processos sociais como o abuso de poder e da dominação sociopolítica (racismo, machismo e outras formas de desigualdade), e sobre as formas discursivas de resistência e luta contra essa dominação.
Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS
Disciplina optativa, presencial, de oferecimento anual, de 2 créditos, aberta a quaisquer alunos da universidade (graduação e pós):
O tema da transdisciplinaridade, pela sua importância na educação científica, vem sendo abordado na disciplina Ciências e Realidade, de nosso PPG, ao longo dos anos, porém isso vem sendo feito de forma breve porque há outros temas, mais pragmáticos, a serem tratados nesta disciplina, como as questões ambientais e novas descobertas da ciência, por exemplo.
Simultaneamente, estudos avançados sobre a complexidade e a transdisciplinaridade ganharam força pela sua relação direta e profunda com a educação e a produção científica no contexto da pós-modernidade e do pós-estruturalismo. Também por isso a complexidade e a transdisciplinaridade vêm sendo incluídas na ordenação disciplinar de outros programas de pós-graduação da nossa área.
Ementa: A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.
Bibliografia:
BAUMAN, Z. Retos de la educación el la modernidade liquida. Barcelona: Gedisa, 2007.
BAUMAN, Z. A vida fragmentada. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DERRIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
LUFT, E.; CIRNE-LIMA, C. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MAFFESOLI, M. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2015.
MORIN, E.; ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. (Org.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, E. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2000.
NICOLESCU, B, et al. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2002.
SOARES, N. S. Educação transdisciplinar e a arte de aprender. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOUZA, I. M. L.; FOLLMANN, J. I. Transdisciplinaridade e universidade. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
TRONCA, D. S. Transdisciplinaridade em Edgar Morin. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

Professor: João Bernardes da Rocha Filho
Tecnologias como recurso didático pedagógico na educação em ciências e matemática - Turma 1 - 2020/1 - Prof. Lori Viali, Dr. - Regis Alexandre Lahm, Dr.
Reflexão acerca do panorama contemporâneo da Educação Matemática. Estudo e pesquisa sobre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de Problemas; Etnomatemática; Ensino de Matemática por meio da História da Matemática; Modelagem Matemática; Tecnologias de Informação e Comunicação. Análise das convergências e divergências entre essas vertentes. Mapeamento teórico das produções na área da Educação Matemática.
Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas, sugestões de novos materiais e aplicação dos recursos de um museu interativo, com ênfase em fundamentos epistemológicos relacionados à interatividade de experimentos.
Esta é uma área de interação entre os alunos da disciplina e o professor. Consta de um cronograma completo aula a aula, referências bibliográficas e material de apoio bem como os critérios de avaliação do presente semestre. A disciplina visa dar aos alunos uma compreensão dos princípios básicos (teóricos e práticos) envolvidos nas aplicações específicas de BIOMATERIAIS e estudos de caso.