OBJETIVOS

  • Ao final da disciplina os alunos devem: compreender o processo de projeto de sistemas integrados em chip, com ênfase na comunicação intra-chip e no uso de multi-processamento.

EMENTA

  • Sistemas embarcados, comunicação intra-chip, barramentos, redes intra-chip, multiprocessamento.

Esta é uma área de interação entre os alunos da disciplina e o professor. Consta de um cronograma completo aula a aula, referências bibliográficas e material de apoio bem como os critérios de avaliação do presente semestre. A disciplina visa dar aos alunos uma compreensão dos princípios básicos (teóricos e práticos) envolvidos nas aplicações específicas de BIOMATERIAIS e estudos de caso.

Esta disciplina trata de técnicas de caracterização de materiais que avaliam as aspectos como composição, estrutura química e respostas a solicitações térmicas. Também estuda análises quali e quantitativas e procedimentos de preparação de amostras.
Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS

Disciplina optativa, presencial, de oferecimento anual, de 2 créditos, aberta a quaisquer alunos da universidade (graduação e pós).

O tema da transdisciplinaridade, pela sua importância na educação científica, vem sendo abordado na disciplina Ciências e Realidade, de nosso PPG, ao longo dos anos, porém isso vem sendo feito de forma breve porque há outros temas, mais pragmáticos, a serem tratados nesta disciplina, como as questões ambientais e novas descobertas da ciência, por exemplo.

Simultaneamente, estudos avançados sobre a complexidade e a transdisciplinaridade ganharam força pela sua relação direta e profunda com a educação e a produção científica no contexto da pós-modernidade e do pós-estruturalismo. Também por isso a complexidade e a transdisciplinaridade vêm sendo incluídas na ordenação disciplinar de outros programas de pós-graduação da nossa área.

Ementa: A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.

Bibliografia:
BAUMAN, Z. Retos de la educación el la modernidade liquida. Barcelona: Gedisa, 2007.
BAUMAN, Z. A vida fragmentada. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DERRIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
LUFT, E.; CIRNE-LIMA, C. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MAFFESOLI, M. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2015.
MORIN, E.; ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. (Org.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, E. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2000.
NICOLESCU, B, et al. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2002.
SOARES, N. S. Educação transdisciplinar e a arte de aprender. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOUZA, I. M. L.; FOLLMANN, J. I. Transdisciplinaridade e universidade. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
TRONCA, D. S. Transdisciplinaridade em Edgar Morin. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.
A disciplina de Fundamentos em Educação em Ciências visa ao estudo da história da pesquisa em educação em ciências, discutindo as principais correntes teóricas e analisando materiais produzidos pelos principais grupos de pesquisa da área. A lista de conteúdos é flexível e os temas podem ser modificados conforme os interesses e necessidades dos pós-graduandos. Muitos encontros envolverão tarefas individuais ou coletivas.

A avaliação é realizada ao longo de todos os encontros. O grau final é composto a partir das seguintes presenças (em sentido amplo):

1) a presença física: presença física em sala de aula, atribuída linearmente segundo o critério numérico de 100% de presença correspondendo à nota 10,0 e 75% de presença correspondendo à nota 7,5;

2) a presença emocional: empenho do pós-graduando nas atividades propostas, e;

3) a presença intelectual: qualidade da preparação e apresentação das tarefas.

Considerando que a disciplina é uma construção coletiva e que a aprendizagem se dá na interação, a presença é muito valorizada. Além disso, a avaliação é um processo contínuo nessa disciplina.
Reflexão acerca do panorama contemporâneo da Educação Matemática. Estudo e pesquisa sobre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de Problemas, Etnomatemática, Ensino de Matemática por meio da História da Matemática, Modelagem Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação. Análise das convergências e divergências entre essas vertentes. Mapeamento teórico das produções na área da Educação Matemática.
Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Proposição de situação de pesquisa e organização preliminar de referencial teórico.
Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas, sugestões de novos materiais e aplicação dos recursos de um museu interativo, com ênfase em fundamentos epistemológicos relacionados à interatividade de experimentos.