- Professor: Felipe Rech Meneguzzi
- Professor: Ney Laert Vilar Calazans
- Professor: Fernando Luis Dotti
- Professor: Marcio Sarroglia Pinho
- Professor: Duncan Ruiz
Aproveite bem este recurso!
- Professor: Milene Selbach Silveira
- Professor: Sabrina dos Santos Marczak
PLN
= = =
- Professor: Renata Vieira
SMA
--------------
- Professor: Rafael Heitor Bordini
- Professor: Renata Vieira
- Professor: Alexandre de Morais Amory
- Professor: Tiago Coelho Ferreto
- Professor: Fabiano Passuelo Hessel
- Professor: Soraia Raupp Musse
- Professor: Luiz Gustavo Leao Fernandes
- Professor: Cesar Augusto Missio Marcon
- Professor: Eduardo Cassel
Esta disciplina tem como principal objetivo apresentar as diferentes estratégias de planejamento de experimentos para sistemas computacionais empregando técnicas que garantam a confiabilidade e a precisão dos resultados. Os seguintes tópicos serão abordados: conceitos básicos de planejamento de experimentos; distribuição de probabilidade; introdução ao método de análise de variância; determinação do número de repetições; regressão linear simples e múltipla.
- Professor: Afonso Henrique Correa de Sales
- Professor: Osmar Norberto de Souza
- Professor: Rodrigo Coelho Barros
- Professor: Cesar Augusto F De Rose
- Professor: Eduardo Cassel
- Professor: Lori Viali
- Professor: Lori Viali
- Professor: Regis Alexandre Lahm
- Professor: Thaisa Jacintho Muller
- Professor: Joao Batista Siqueira Harres
- Professor: Valderez Marina do R Lima
Disciplina optativa presencial anual de 2 créditos, aberta a quaisquer alunos da universidade: Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência.
O tema da transdisciplinaridade, pela sua importância na educação científica, vem sendo abordado na disciplina Ciências e Realidade, de nosso PPG, ao longo dos anos, porém isso vem sendo feito de forma breve porque há outros temas, mais pragmáticos, a serem tratados nesta disciplina, como as questões ambientais e novas descobertas da ciência, por exemplo.
Simultaneamente, estudos avançados sobre a complexidade e a transdisciplinaridade ganharam força pela sua relação direta e profunda com a educação e a produção científica no contexto da pós-modernidade e do pós-estruturalismo. Também por isso a complexidade e a transdisciplinaridade vêm sendo incluídas na ordenação disciplinar de outros programas de pós-graduação da nossa área.
Ementa: A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.
Bibliografia:
BAUMAN, Z. Retos de la educación el la modernidade liquida. Barcelona: Gedisa, 2007.
BAUMAN, Z. A vida fragmentada. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DERRIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
LUFT, E.; CIRNE-LIMA, C. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MAFFESOLI, M. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2015.
MORIN, E.; ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. (Org.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, E. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2000.
NICOLESCU, B, et al. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2002.
SOARES, N. S. Educação transdisciplinar e a arte de aprender. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOUZA, I. M. L.; FOLLMANN, J. I. Transdisciplinaridade e universidade. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
TRONCA, D. S. Transdisciplinaridade em Edgar Morin. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.
Professor: João Bernardes da Rocha Filho
- Professor: Joao Bernardes da Rocha Filho
- Professor: Joao Bernardes da Rocha Filho
- Professor: Luciano Denardin de Oliveira
- Professor: Isabel Cristina Machado de Lara
- Professor: Valderez Marina do R Lima
- Professor: Maurivan Guntzel Ramos
- Professor: Joao Batista Siqueira Harres
- Professor: Isabel Cristina Machado de Lara
- Professor: Luciano Denardin de Oliveira
- Professor: MARIA CRISTINA FELIPPETTO DE CASTRO
- Professor: AURÉLIO TERGOLINA SALTON
- Professor: Guilherme Araujo Pimentel
- Professor: Ana Maria Marques da Silva
- Professor: Dario F Guimaraes de Azevedo
- Professor: Dario F Guimaraes de Azevedo
- Professor: Fabian Luis Vargas
- Professor: Leticia Maria Bolzani Poehls
- Professor: Fernando Cesar C De Castro
O curso aborda os princípios fundamentais que embasam a nanociência e nanotecnologia, as relações entre estrutura e propriedades em nanoescala, os principais nano-objetos e a estratégia bottom-up, as técnicas de estruturação em nanoescala e a estratégia top-down. O curso requer algum conhecimento nos fundamentos de ciências dos materiais e de técnicas de caracterização. Conhecimentos nos fundamentos de física quântica e de física do estado sólido são envolvidos
- Professor: Adriano Friedrich Feil
- Professor: Nara Regina de Souza Basso
- Professor: Carlos Alexandre dos Santos
- Professor: Eleani Maria da Costa
- Professor: Jairo Jose de Oliveira Andrade
- Professor: Marcus Seferin
- Professor: Rogerio Vescia Lourega
- Professor: Berenice Anina Dedavid
- Professor: Eleani Maria da Costa
- Professor: Roberto Hubler
- Professor: Adriano Moehlecke
- Professor: Berenice Anina Dedavid
- Professor: Izete Zanesco
Esta disciplina trata de técnicas de caracterização de materiais que avaliam as aspectos como composição, estrutura química e respostas a solicitações térmicas. Também estuda análises quali e quantitativas e procedimentos de preparação de amostras.
- Professor: Marcus Seferin
- Professor: Rosane Angelica Ligabue
- Professor: Eduardo Cassel
- Professor: Jorge Hugo Silvestrini
- Professor: Rubem Mario Figueiro Vargas
- Professor: Fabian Luis Vargas
- Professor: Juliano Dornelas Benfica
- Professor: Rafael Fraga Garibotti
- Professor: Leticia Maria Bolzani Poehls
- Professor: Guilherme Araujo Pimentel
- Professor: Rafael Fraga Garibotti
- Professor: Marlise Araujo dos Santos
- Professor: Fernando Cesar C De Castro
- Professor: Thaisa Jacintho Muller
- Professor: Lori Viali
- Professor: Regis Alexandre Lahm
- Professor: MARCELO PRADO AMARAL ROSA
- Professor: Valderez Marina do R Lima
- Professor: MARCELO PRADO AMARAL ROSA
- Professor: Valderez Marina do R Lima
- Professor: Lori Viali
- Professor: Regis Alexandre Lahm
- Professor: Isabel Cristina Machado de Lara
- Professor: Joao Bernardes da Rocha Filho
- Professor: Luciano Denardin de Oliveira
- Professor: MARCELO PRADO AMARAL ROSA
- Professor: Maurivan Guntzel Ramos
- Professor: Luciano Denardin de Oliveira
- Professor: Joao Batista Siqueira Harres
- Professor: Carlos Alexandre dos Santos
- Professor: Eleani Maria da Costa
- Professor: Carlos Alexandre dos Santos
- Professor: Eleani Maria da Costa
- Professor: Roberto Hubler
- Professor: Nara Regina de Souza Basso
- Professor: Rosane Angelica Ligabue
- Professor: Jorge Hugo Silvestrini
- Professor: Rubem Mario Figueiro Vargas
- Professor: Jairo Jose de Oliveira Andrade
- Professor: Adriano Moehlecke
- Professor: Izete Zanesco
- Professor: Berenice Anina Dedavid
- Professor: Eleani Maria da Costa
- Professor: Felipe Dalla Vecchia
- Professor: Rogerio Vescia Lourega
- Professor: Sandra Mara Oliveira Einloft