Neste ambiente você terá acesso ao material apresentado e discutido em aula, bem como a especificação de trabalhos e atividades de apoio. Além disto, ele configura-se como uma extensão - virtual - de nossa sala de aula, na qual podemos continuar com a interação nela iniciada.

Aproveite bem este recurso!
Esta disciplina discute o tema de Desenvolvimento Colaborativo de Software, focando em temáticas tais com o Web 2.0, Software Crowdsourcing, Behavior-Driven Development e DevOps. A disciplina é em formato de seminário, sendo que semanalmente um novo tópico é discutido. A discussão é conjuntamente organizada pela professora e aluno apontado para o tópico, e conduzida presencialmente em sala de aula. A avaliação envolve (i) os debates estruturados em sala de aula, (ii) a redação de um artigo aplicado individual baseado em uma das temáticas, e (iii) a realização de um projeto prático individual.

Esta disciplina tem como principal objetivo apresentar as diferentes estratégias de planejamento de experimentos para sistemas computacionais empregando técnicas que garantam a confiabilidade e a precisão dos resultados. Os seguintes tópicos serão abordados: conceitos básicos de planejamento de experimentos; distribuição de probabilidade; introdução ao método de análise de variância; determinação do número de repetições; regressão linear simples e múltipla.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS

Disciplina optativa presencial anual de 2 créditos, aberta a quaisquer alunos da universidade: Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência.

O tema da transdisciplinaridade, pela sua importância na educação científica, vem sendo abordado na disciplina Ciências e Realidade, de nosso PPG, ao longo dos anos, porém isso vem sendo feito de forma breve porque há outros temas, mais pragmáticos, a serem tratados nesta disciplina, como as questões ambientais e novas descobertas da ciência, por exemplo.

Simultaneamente, estudos avançados sobre a complexidade e a transdisciplinaridade ganharam força pela sua relação direta e profunda com a educação e a produção científica no contexto da pós-modernidade e do pós-estruturalismo. Também por isso a complexidade e a transdisciplinaridade vêm sendo incluídas na ordenação disciplinar de outros programas de pós-graduação da nossa área.

Ementa: A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.

Bibliografia:

BAUMAN, Z. Retos de la educación el la modernidade liquida. Barcelona: Gedisa, 2007.
BAUMAN, Z. A vida fragmentada. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DERRIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
LUFT, E.; CIRNE-LIMA, C. Ideia e movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MAFFESOLI, M. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2015.
MORIN, E.; ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. (Org.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, E. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2000.
NICOLESCU, B, et al. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: CETRANS/UNESCO e TRION, 2002.
SOARES, N. S. Educação transdisciplinar e a arte de aprender. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOUZA, I. M. L.; FOLLMANN, J. I. Transdisciplinaridade e universidade. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
TRONCA, D. S. Transdisciplinaridade em Edgar Morin. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

Professor: João Bernardes da Rocha Filho
Histórico da Educação em Ciências e correntes teóricas. Análise crítica dos processos de reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação pela CAPES. Levantamento dos eventos da área e a evolução de suas linhas temáticas. Levantamento dos periódicos da área e dos temas mais frequentemente publicados na atualidade. Identificação das metodologias de pesquisa utilizadas na área. Instituições financiadoras da pesquisa e seus mecanismos.

O curso aborda os princípios fundamentais que embasam a nanociência e nanotecnologia, as relações entre estrutura e propriedades em nanoescala, os principais nano-objetos e a estratégia bottom-up, as técnicas de estruturação em nanoescala e a estratégia top-down. O curso requer algum conhecimento nos fundamentos de ciências dos materiais e de técnicas de caracterização. Conhecimentos nos fundamentos de física quântica e de física do estado sólido são envolvidos

Esta disciplina trata de técnicas de caracterização de materiais que avaliam as aspectos como composição, estrutura química e respostas a solicitações térmicas. Também estuda análises quali e quantitativas e procedimentos de preparação de amostras.

Filosofia da ciência matemática. Modelos e cognição. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental: história, resolução de problemas, etnomatemática, tecnologias de informação e comunicação. Modelagem e modelo: origem, concepção e método. Modelagem na Educação: método de ensino e pesquisa. Campo de Pesquisa da Modelagem e Etnomatemática na Educação: aplicada e teórica, numa perspectiva transdisciplinar.
Estudo das principais teorias de aprendizagem, com implicações para a área de Ciências e Matemática. Análise crítica das abordagens teóricas comportamentalistas, cognitivistas, humanistas e socioculturais e implicações dessas abordagens para o ensino de Ciências e Matemática.