Na pendência das necessárias restrições às atividades presenciais tomadas já por orientação da Administração Superior da PUCRS e agora generalizadas as atividades sequirão seu curso normal, mediante videoconferência simultânea e/ou gravação das aulas e postagem on-line, material bibliográfico previamente colocado à disposição, assim como ao longo das aulas, participação de convidados externos por videoconferência ou gravação de vídeos, tal como se dá todos os semestres nas aulas presenciais.

Da mesma forma, considerando a progressão das aulas, poderá ocorrer algum ajuste na distribuição dos pontos, inclusive em virtude da participação de professores externos.

Será criado um grupo no whatsApp para melhor comunicação.
A disciplina pretende apresentar as principais contribuições teórico-metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa no campo das Ciências Criminais, levando em conta a necessidade de incorporar a inter e a transdisciplinaridade enquanto perspectivas de abordagem dos problemas de pesquisa. A partir de uma fundamentação epistemológica da pesquisa científica, e da delimitação dos diferentes objetos de pesquisa que se situam no campo das Ciências Criminais, serão abordadas as principais correntes teórico-metodológicas dos estudos sócio-jurídicos e criminológicos contemporâneos. Serão ainda apresentadas as principais técnicas de investigação quantitativa e qualitativa, seus limites e a sua utilidade para os estudos sócio-jurídicos e criminológicos.