Semiologia do Discurso Jurídico I – Direito e Literatura


A disciplina objetiva estudar o aspecto dialógico da linguagem a fim de uma posição interpretativa do texto e do discurso jurídico a partir de textos literários; assim como analisar argumentos jurídicos por meio das interfaces científicas em uma perspectiva transdisciplinar.
A disciplina apresenta a atual situação da discussão epistemológica no quadro das disciplinas criminológicas e as possibilidades de reconstrução de modelo de ciências criminais integradas a partir de aberturas transdisciplinares. Problematiza as relações históricas entre Criminologia, Sociologia e Psiquiatria e realiza intersecções com a Filosofia e a Psicanálise. Ao final, projeta modelo político-criminal centrado na redução dos danos causados pelas violências.
As transformações na organização produtiva mundial geram novos paradigmas no mundo do trabalho. Ao lado da crise mundial, fenômenos como globalização, internet das coisas e virtualidade de relacionamentos têm transformado o panorama social. Em escala mundial, reformas legislativas se produzem, não sem impactos e desacomodações. A trabalhabilidade desponta como um direito pós-moderno, quiçá fundamental. Neste cenário complexo, o próprio fazer do jurista se transforma a partir da virtualização dos procedimentos forenses. Compreender as interfaces entre físico e virtual é primordial, tanto às novas feições do trabalho e seus impactos sociais, como à gestão dos processos judiciais
O SEMESTRE SERÁ DEDICADO À DISCUSSÃO DOS PROJETOS DE TESE NO QUE CONCERNE AO SEU MARCO TEÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO