- Professor: Cristiane Finger Costa
- Professor: Roberto Tietzmann
- Professor: Magda Rodrigues da Cunha
- Professor: JOÃO GUILHERME BARONE
- Professor: Francisco Ricardo de M Rudiger
- Professor: Jacques Alkalai Wainberg
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
- Professor: Cleusa M A Scroferneker
- Professor: Juremir Machado da Silva
- Professor: Cristiane Mafacioli Carvalho
- Professor: Cristiane Freitas Gutfreind
- Professor: Andre Fagundes Pase
- Professor: Melina Silva
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
- Professor: Cristiane Finger Costa
- Professor: Eduardo Campos Pellanda
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: Cleusa M A Scroferneker
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: BEATRIZ C. DORNELLES
- Professor: Beatriz Correa P Dornelles
- Professor: Francisco Ricardo de M Rudiger
- Professor: Juremir Machado da Silva
- Professor: Roberto Tietzmann
- Professor: Magda Rodrigues da Cunha
- Professor: Cleusa M A Scroferneker
- Professor: Jacques Alkalai Wainberg
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
- Professor: JOÃO GUILHERME BARONE
- Professor: Francisco Ricardo de M Rudiger
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Televisão e outras telas: narrativas, gêneros e tecnologias.
PROFESSOR(A): Dra. Cristiane Finger
NÍVEL: MESTRADO / DOUTORADO
CODICRED:
CARGA HORÁRIA: 03 créditos – 15 encontros
SEMESTRE: 2020/1
II –DISCIPLINA:
Estudar a produção de sentido do conteúdo jornalístico, ficcional e de entretenimento desenvolvidos ao longo da sua história de hegemonia entre os meios. Explorar as mudanças provocadas pela convergência midiática e os respectivos usos de conteúdos expandidos para outras mídias. Analisar conceitos como TV expandida; Hiper TV; Social TV; Transmedia; suas narrativas e temporalidades. Indicar novos gêneros, formatos e linguagens de vídeo para as redes sociais em streaming, fluxo e/ou arquivo. Reconfigurar o lugar da recepção analisando a audiência e o consumo através dos conceitos contemporâneos de público, colaboração e propagação.
III- OBJETIVOS GERAIS:
Estabelecer uma análise crítica sobre as questões tecnológicas da televisão. Discutir as implicações éticas dos produtores, a qualidade da programação e a possível influência dos conteúdos televisivos junto ao público. Analisar a conexão entre qualidade da programação de TV e as formas de exploração dos canais (públicos e privados; abertos e segmentados). Desenvolver parâmetros para a produção de conteúdo na convergência das mídias.
DISCIPLINA: Televisão e outras telas: narrativas, gêneros e tecnologias.
PROFESSOR(A): Dra. Cristiane Finger
NÍVEL: MESTRADO / DOUTORADO
CODICRED:
CARGA HORÁRIA: 03 créditos – 15 encontros
SEMESTRE: 2020/1
II –DISCIPLINA:
Estudar a produção de sentido do conteúdo jornalístico, ficcional e de entretenimento desenvolvidos ao longo da sua história de hegemonia entre os meios. Explorar as mudanças provocadas pela convergência midiática e os respectivos usos de conteúdos expandidos para outras mídias. Analisar conceitos como TV expandida; Hiper TV; Social TV; Transmedia; suas narrativas e temporalidades. Indicar novos gêneros, formatos e linguagens de vídeo para as redes sociais em streaming, fluxo e/ou arquivo. Reconfigurar o lugar da recepção analisando a audiência e o consumo através dos conceitos contemporâneos de público, colaboração e propagação.
III- OBJETIVOS GERAIS:
Estabelecer uma análise crítica sobre as questões tecnológicas da televisão. Discutir as implicações éticas dos produtores, a qualidade da programação e a possível influência dos conteúdos televisivos junto ao público. Analisar a conexão entre qualidade da programação de TV e as formas de exploração dos canais (públicos e privados; abertos e segmentados). Desenvolver parâmetros para a produção de conteúdo na convergência das mídias.
- Professor: Cristiane Finger Costa
- Professor: Cristiane Freitas Gutfreind
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: Cleusa M A Scroferneker
- Professor: Beatriz Correa P Dornelles
Desde o início, os estudos de comunicação se revelaram interessados, se não possuídos pelo que promana da tecnologia maquinística. Fornecer embasamento para entender essa conexão justifica o curso. Seu objetivo é esboçar uma reconstrução crítico-sistemática da reflexão sobre a técnica, categoria fundadora dos mundos ocidental e planetário.
1. Fundamentos histórico–ontológicos da reflexão teórica sobre a técnica:
2. O Ocidente e a técnica: origens de uma categoria fundadora
3. O paradigma antropológico: organismo e simbolismo
4. A corrente crítica
5. Heidegger
1. Fundamentos histórico–ontológicos da reflexão teórica sobre a técnica:
2. O Ocidente e a técnica: origens de uma categoria fundadora
3. O paradigma antropológico: organismo e simbolismo
4. A corrente crítica
5. Heidegger
- Professor: Francisco Ricardo de M Rudiger
- Professor: Melina Silva
- Professor: Eduardo Campos Pellanda
- Professor: Andre Fagundes Pase
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
- Professor: Juremir Machado da Silva
- Professor: Cristiane Mafacioli Carvalho
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
- Professor: Carlos Gerbase
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
Esta disciplina aborda os conceitos acerca do discurso, buscando evidenciar caminhos de análise que se voltam aos produtos midiáticos.
- Professor: Cristiane Mafacioli Carvalho
- Professor: Claudia Peixoto de Moura
Esta disciplina aborda os conceitos acerca do discurso, buscando evidenciar caminhos de análise que se voltam aos produtos midiáticos.
- Professor: Cristiane Mafacioli Carvalho