I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: Televisão e outras telas: narrativas, gêneros e tecnologias.
PROFESSOR(A): Dra. Cristiane Finger
NÍVEL: MESTRADO / DOUTORADO
CODICRED:
CARGA HORÁRIA: 03 créditos – 15 encontros
SEMESTRE: 2020/1

II –DISCIPLINA:
Estudar a produção de sentido do conteúdo jornalístico, ficcional e de entretenimento desenvolvidos ao longo da sua história de hegemonia entre os meios. Explorar as mudanças provocadas pela convergência midiática e os respectivos usos de conteúdos expandidos para outras mídias. Analisar conceitos como TV expandida; Hiper TV; Social TV; Transmedia; suas narrativas e temporalidades. Indicar novos gêneros, formatos e linguagens de vídeo para as redes sociais em streaming, fluxo e/ou arquivo. Reconfigurar o lugar da recepção analisando a audiência e o consumo através dos conceitos contemporâneos de público, colaboração e propagação.


III- OBJETIVOS GERAIS:
Estabelecer uma análise crítica sobre as questões tecnológicas da televisão. Discutir as implicações éticas dos produtores, a qualidade da programação e a possível influência dos conteúdos televisivos junto ao público. Analisar a conexão entre qualidade da programação de TV e as formas de exploração dos canais (públicos e privados; abertos e segmentados). Desenvolver parâmetros para a produção de conteúdo na convergência das mídias.
Desde o início, os estudos de comunicação se revelaram interessados, se não possuídos pelo que promana da tecnologia maquinística. Fornecer embasamento para entender essa conexão justifica o curso. Seu objetivo é esboçar uma reconstrução crítico-sistemática da reflexão sobre a técnica, categoria fundadora dos mundos ocidental e planetário.

1. Fundamentos histórico–ontológicos da reflexão teórica sobre a técnica:

2. O Ocidente e a técnica: origens de uma categoria fundadora

3. O paradigma antropológico: organismo e simbolismo

4. A corrente crítica

5. Heidegger

Esta disciplina aborda os conceitos acerca do discurso, buscando evidenciar caminhos de análise que se voltam aos produtos midiáticos.

Esta disciplina aborda os conceitos acerca do discurso, buscando evidenciar caminhos de análise que se voltam aos produtos midiáticos.