Discussão do papel do professor frente ao uso de novas possibilidades de ensino e pesquisa em Educação em Ciências e Matemática com o auxílio dos recursos tecnológicos diversos disponíveis atualmente. Desenvolvimento de competências para tratamento dos dados de pesquisa com auxílio de tecnologias diferenciadas em função do seu contexto e necessidades.

Discussão e análise da produção na área ECM com recursos de TIC e tendências atuais. Essa produção incluirá; artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses e a produção de objetos de aprendizagem, análise de novos espaços virtuais de aprendizagem.

Filosofia da ciência matemática. Modelos e cognição. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental: história, resolução de problemas, etnomatemática, tecnologias de informação e comunicação. Modelagem e modelo: origem, concepção e método. Modelagem na Educação: método de ensino e pesquisa. Campo de Pesquisa da Modelagem e Etnomatemática na Educação: aplicada e teórica, numa perspectiva transdisciplinar. 

The course presents analytical and methodological background for designing solutions to complex demands related to sustainability. State of the art design for sustainability frameworks are discussed, Life Cycle Thinking and Management, Systems thinking and design strategies from  product focused approaches to socio-technical system innovative projects.