Orientação e suporte ao aluno para que esteja apto a gerenciar seu próprio aprendizado, desenvolver suas habilidades e aprimorar sua performance pessoal e profissional, levando em conta que este é seu primeiro semestre no curso. Levantamento das possibilidades que qualifiquem sua formação, voltadas para seu perfil e interesses.
EMENTA: Estudo introdutório do método de produção audiovisual. Fundamentos do processo de produção para diferentes gêneros e formatos de obras audiovisuais. Equipe técnica e suas funções. Gestão de equipe. Relação com a locação. Respeito ao meio-ambiente.
OBJETIVOS: Iniciar o aluno à compreensão da metodologia de produção audiovisual, capacitando-o a dominar os princípios básicos do método de produção e suas ferramentas: formação de equipe e divisão de tarefas, planejamento e gestão de projetos de conteúdo audiovisual.
Descreva brevemente a disciplina.
Visão integradora de riscos e crises. Prevenção de riscos e vulnerabilidades. Eventos críticos e planos de contingências. Gestão de crises de reputação. Práticas de comunicação no contexto de crises reputacionais. Potencialização das crises nas ambiências digitais.
Descreva brevemente a disciplina.
Introduction to the concepts and elements of digital culture applied to the communications field. Involves the study of the foundations, principles and logics of the scenario that led to the development of digitalization of media, the internet, and the context of network communication.
Estudo de jogos digitais e suas relações com o audiovisual em aspectos criativos e negociais. Narrativas lineares e não-lineares. Interação como uma potencialidade criativa e narrativa. Experimentação de técnicas e recursos de jogos e interação. Disciplina teórico-prática.
Reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.
Descreva brevemente a disciplina.
2025/1 - Turno Manhã
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Discussão sobre estratégias de distribuição de notícias baseado nos hábitos de consumo da informação. Organização e planejamento de veiculação das notícias em diferentes meios em um contexto convergente e transmídia. Discussão sobre influência dos meios e suas propriedades sobre as mensagens e seus formatos de entrega para o publico.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Acompanhamento da trajetória do estudante na metade do curso. Progresso desde o início da formação, mudanças no planejamento realizado no primeiro semestre e perspectivas futuras. Orientações sobre o desenvolvimento da carreira. Organização da trajetória do estudante. Análise das competências e início do planejamento de carreira.
A disciplina busca fazer uma reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Sinalização e Wayfinding
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
2025/1 - Noite
2025/1 - Noite
Descreva brevemente a disciplina.
2025/1 - Manhã
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Aprofundamento do conceito de Moda como fenômeno cultural e o seu papel na sociedade. O estabelecimento das relações entre a construção das identidades dos sujeitos e as tendências. Realização de estudos voltados para a reflexão sobre as mudanças na Moda e as consequências socioculturais e a inserção no mercado.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Descreva brevemente a disciplina.
Conceitos de design universal e acessibilidade, através de estudos de casos, considerando-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as Normas da ABNT, aplicações e aspectos práticos relacionados a pessoas com restrições ou deficiências. Estudos sobre os parâmetros, limitações e capacidades humanas que impactam em projetos ligados à interface humano-computador, editorial, sinalização, mobiliário, utensílio, dentre outros.
Discussão sobre estratégias de distribuição de notícias baseado nos hábitos de consumo da informação. Organização e planejamento de veiculação das notícias em diferentes meios em um contexto convergente e transmídia. Discussão sobre influência dos meios e suas propriedades sobre as mensagens e seus formatos de entrega para o publico.
Descreva brevemente a disciplina.
Refletir acerca das aproximações entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais. Evidenciar o papel da comunicação como colaboradora na formação de vínculos sensíveis com os públicos de interesse. Revelar como estratégias reputacionais autênticas podem promover, ao longo do tempo, confiança, credibilidade e valor de marca. Discutir sobre indicadores e técnicas de mensuração de reputação organizacional. Praticar, mediante estudos de casos, como ocorre a gestão reputacional na contemporaneidade.