97502-01 - Mentoria I - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Helena Maria Antonine Stigger
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Orientação e suporte ao aluno para que esteja apto a gerenciar seu próprio aprendizado, desenvolver suas habilidades e aprimorar sua performance pessoal e profissional, levando em conta que este é seu primeiro semestre no curso. Levantamento das possibilidades que qualifiquem sua formação, voltadas para seu perfil e interesses.

97501-02 - Metodologia de Produção - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Daniela Carvalhal Israel Marques
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

EMENTA: Estudo introdutório do método de produção audiovisual. Fundamentos do processo de produção para diferentes gêneros e formatos de obras audiovisuais. Equipe técnica e suas funções. Gestão de equipe. Relação com a locação. Respeito ao meio-ambiente.

 

OBJETIVOS: Iniciar o aluno à compreensão da metodologia de produção audiovisual, capacitando-o a dominar os princípios básicos do método de produção e suas ferramentas: formação de equipe e divisão de tarefas, planejamento e gestão de projetos de conteúdo audiovisual.

97024-02 - Prevenção de Risco e Gestão de Crise - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Rosangela Florczak de Oliveira
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Visão integradora de riscos e crises. Prevenção de riscos e vulnerabilidades. Eventos críticos e planos de contingências. Gestão de crises de reputação. Práticas de comunicação no contexto de crises reputacionais. Potencialização das crises nas ambiências digitais.

97035-04 - Digital Culture - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Introduction to the concepts and elements of digital culture applied to the communications field. Involves the study of the foundations, principles and logics of the scenario that led to the development of digitalization of media, the internet, and the context of network communication.

97520-04 - Jogos Digitais: E. e Interação - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Andre Fagundes Pase
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Estudo de jogos digitais e suas relações com o audiovisual em aspectos criativos e negociais. Narrativas lineares e não-lineares. Interação como uma potencialidade criativa e narrativa. Experimentação de técnicas e recursos de jogos e interação. Disciplina teórico-prática.

97333-02 - Indústria Criativa - Turma 003 - 2025/1 - Prof. Paula Regina Puhl
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.

97118-02 - Distribuição e Consumo de Notícias - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Andre Fagundes Pase
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Discussão sobre estratégias de distribuição de notícias baseado nos hábitos de consumo da informação. Organização e planejamento de veiculação das notícias em diferentes meios em um contexto convergente e transmídia. Discussão sobre influência dos meios e suas propriedades sobre as mensagens e seus formatos de entrega para o publico.

97134-02 - Processos C. e Desinformação - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Estudo da desinformação enquanto área e fenômeno contemporâneo e complexo. Análise de campanhas de desinformação e o papel das plataformas de tecnologia. Análise dos aspectos psicológicos, sociais, políticos e comunicacionais envolvidos em táticas de guerrilha informacional. Capacitação do aluno para compreender as abordagens de enfrentamento à desinformação, dentro do campo jornalístico, e de como executar reportagens neste ambiente.
97127-01 - Mentoria II - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Acompanhamento da trajetória do estudante na metade do curso. Progresso desde o início da formação, mudanças no planejamento realizado no primeiro semestre e perspectivas futuras. Orientações sobre o desenvolvimento da carreira. Organização da trajetória do estudante. Análise das competências e início do planejamento de carreira.

97333-02 - Indústria Criativa - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Paula Regina Puhl
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

A disciplina busca fazer uma reflexão sobre o ambiente inovador da Indústria Criativa e do Entretenimento. Entendimento dos setores envolvidos e suas cadeias produtivas. Discussão sobre oportunidades e sustentabilidade. Elaboração de projetos sustentáveis em um mercado que integra cultura, mídia e tecnologia.

97127-01 - Mentoria II - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Acompanhamento da trajetória do estudante na metade do curso. Progresso desde o início da formação, mudanças no planejamento realizado no primeiro semestre e perspectivas futuras. Orientações sobre o desenvolvimento da carreira. Organização da trajetória do estudante. Análise das competências e início do planejamento de carreira.
97136-02 - Princípios de Jornalismo Digital - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Características do jornalismo no ambiente da Internet. Elementos básicos da conexão entre páginas e outros espaços editoriais. Recombinações digitais na construção de narrativas jornalísticas. Convergência de mídias e linguagens. Disciplina de caráter teórico-prático.
97140-04 - Jornalismo de Dados - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Disciplina teórico-prática destinada a apresentar conceitos e práticas básicas do jornalismo de dados. Jornalismo de precisão. Criação de narrativas e ferramentas jornalísticas a partir de bases de dados digitais quantitativas. Capacitação do estudante aos princípios da análise de dados para fins jornalísticos. Introdução à visualização de dados quantitativos. Noções básicas de estatística descritiva, aplicada ao jornalismo.
2335X-04 - Moda, Identidade e Mercado - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Paula Regina Puhl
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Aprofundamento do conceito de Moda como fenômeno cultural e o seu papel na sociedade. O estabelecimento das relações entre a construção das identidades dos sujeitos e as tendências. Realização de estudos voltados para a reflexão sobre as mudanças na Moda e as consequências socioculturais e a inserção no mercado.

 

97140-04 - Jornalismo de Dados - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Disciplina teórico-prática destinada a apresentar conceitos e práticas básicas do jornalismo de dados. Jornalismo de precisão. Criação de narrativas e ferramentas jornalísticas a partir de bases de dados digitais quantitativas. Capacitação do estudante aos princípios da análise de dados para fins jornalísticos. Introdução à visualização de dados quantitativos. Noções básicas de estatística descritiva, aplicada ao jornalismo.
97408-06 - Laboratório Int. de D. U. e Acessível - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Danusa Almeida de Oliveira
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Conceitos de design universal e acessibilidade, através de estudos de casos, considerando-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as Normas da ABNT, aplicações e aspectos práticos relacionados a pessoas com restrições ou deficiências. Estudos sobre os parâmetros, limitações e capacidades humanas que impactam em projetos ligados à interface humano-computador, editorial, sinalização, mobiliário, utensílio, dentre outros.

97136-02 - Princípios de Jornalismo Digital - Turma 001 - 2025/1 - Prof. Marcelo Crispim da Fontoura
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1
Características do jornalismo no ambiente da Internet. Elementos básicos da conexão entre páginas e outros espaços editoriais. Recombinações digitais na construção de narrativas jornalísticas. Convergência de mídias e linguagens. Disciplina de caráter teórico-prático.
97118-02 - Distribuição e Consumo de Notícias - Turma 003 - 2025/1 - Prof. Andre Fagundes Pase
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Discussão sobre estratégias de distribuição de notícias baseado nos hábitos de consumo da informação. Organização e planejamento de veiculação das notícias em diferentes meios em um contexto convergente e transmídia. Discussão sobre influência dos meios e suas propriedades sobre as mensagens e seus formatos de entrega para o publico.

97601-02 - Gestão da Reputação - Turma 002 - 2025/1 - Prof. Denise Pagnussatt
2025/1
Categoria de Filtro: 2025/1

Refletir acerca das aproximações entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais. Evidenciar o papel da comunicação como colaboradora na formação de vínculos sensíveis com os públicos de interesse. Revelar como estratégias reputacionais autênticas podem promover, ao longo do tempo, confiança, credibilidade e valor de marca. Discutir sobre indicadores e técnicas de mensuração de reputação organizacional. Praticar, mediante estudos de casos, como ocorre a gestão reputacional na contemporaneidade. 

Accesibilidad

Font Size Font Size

1

Font Face Font Face

Reading Mask Reading Mask

Image Visibility Image Visibility

Letter Spacing Letter Spacing

0

Line Height Line Height

1.2

Link Highlight Link Highlight

Font Kerning Font Kerning