EMENTA: Estudo dos conceitos, aplicações e limitações dos métodos biogeográficos. Panorama histórico da disciplina, avanços na solução de problemas atuais através da “Biogeografia Ecológica” e compreensão dos padrões através da “Biogeografia Histórica”. Treinamento prático para obtenção e tratamento dos dados de ocorrência e aplicação de métodos para predizer distribuição, endemismo, disjunções, dispersão e vicariância.
A disciplina tem por objetivo introduzir conceitos básicos em biologia celular e molecular com ênfase em biologia oral. Processos relacionados a mecanismos essenciais de homeostase dos tecidos normais e a quebra das mesmas gerando patologias serão explorados. Nesse contexto, aspectos relacionados à genética, ativação e repressão de genes, expressão/transcrição/tradução de genes, proteínas, transdução, mensageiros secundários, imunologia molecular e biologia do câncer serão particularmente enfatizados. Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de compreender eventos básicos que tomam parte na manutenção da viabilidade celular e de que forma alterações no meio extracelular podem modificar fenotípica e funcionalmente sua atividade.
Objetivos Gerais:

Abordagem de temas relevantes à pesquisa odontológica, através de aulas teóricas, seminários, discussão de artigos científicos, bem como casos clínicos relevantes à pesquisa científica.
Ainda, Introdução às diversas metodologias e linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGO, evidenciando aquelas ligadas à área de Prótese Dentária.
Disciplina de Ética em Odontologia
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Disciplina de Fundamentos de Bioestatística contendo técnicas clássicas de Estatística Descritiva e Inferencial.
Ementa: Estudo dirigido dos fundamentos para a elaboração e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Odontologia. Análise crítica e discussão da organização conceitual do trabalho e de suas etapas operacionais de construção e desenvolvimento. Análise de estrutura e conteúdo de publicações científicas e avaliação crítica de sua aplicabilidade em novos projetos de pesquisa.