A disciplina pretende discutir as políticas de segurança pública e justiça criminal, levando em conta as diferentes perspectivas de resposta ao problema da violência e da criminalidade no Brasil. Pretende ainda identificar os dilemas enfrentados no Brasil pelos gestores públicos e agentes jurídicos, considerando o funcionamento e a atuação das forças policiais, do sistema de justiça e do sistema prisional. Pretende-se analisar, nos planos teórico e empírico, as principais tendências contemporâneas de política criminal, levando em conta as dimensões da criminalização primária e secundária, a atuação das polícias e as políticas de prevenção ao delito na última década no Brasil.
A disciplina enfoca investigações e discussões relativas a teoria crítica, normatividade, teoria social e teoria política. Nela serão tratadas obras de cunho político-filosófico de pensadores que aprofundaram o problema da democracia, inclusão do Outro e da alteridade em Teoria Crítica, com foco especial nas contribuições de Axel Honneth, assim como a recepção e crítica de sua obra.
A disciplina oferece uma visão geral sobre vários tipos de Análise utilizados na pesquisa qualitativa, enfatizando autores da análise de discurso e de conteúdo. Tem um caráter prático, pois as aulas são realizadas através de exercícios, pressupondo a leitura prévia da corrente ou autor estudado. Isso permite, ao aluno, vivenciar as etapas de construção da análise, percebendo suas diferenças, dificuldades e resultados. No final da disciplina pretende-se que o aluno tenha condições de escolher, qual o tipo de análise que irá utilizar em sua dissertação ou tese.
Durante as 15 sessões serão abordados temas relacionados ao diálogo entre Teologia e Ciências Naturais bem como questões levantadas pelas Ciências Naturais à Teologia. Temas como Evolução e Criação, Teologia e Neurociências, Cosmologia e origem do universo. Há espaço para debate a respeito da Ciberteologia, da Psicologia, Psicanálise entre outros.
Leitura, análise e escrita de textos não ficcionais: reflexão ensaística, reportagem, entre outros. Inspiração, criação e revisão. Estudo de questões relacionadas à escolha de tema e estilo. Adequações da estrutura aos objetivos da escrita. Criação de textos em outras linguagens com a utilização de imagens. Novas mídias.