A sociologia enquanto área do conhecimento; clássicos da sociologia: Marx, Durkheim, Weber; aborda-gens compreensiva, estrutural, funcional e sistêmica; perspectivas micro e macro e tentativas de síntese na análise sociológica; questões epistemológicas na pesquisa sociológica; sociologia e os processos de transformação social.
Na disciplina Organizações e Movimentos Sociais são estudadas, de maneira seletiva, as principais abordagens latino-americanas, europeias e norte-americanas sobre os movimentos sociais; fenômenos correlatos como ONGS, redes nacionais e transnacionais de cooperação e organizações filantrópicas; organizações sociais e as políticas públicas; participação política e democracia; movimentos sociais nacionais e transnacionais; cidadania.
Análisis de las relaciones entre sociedad y educación problematizando, principalmente, la producción y reproducción de desigualdades sociales en América Latina. Estudio de las contribuciones teóricas de las perspectivas críticas de la Sociología de la Educación a partir de lecturas de producciones de autores clásicos y contemporáneos, europeos y latinoamericanos.
Teorias da cultura e da etnicidade
I. PROPOSTA: O seminário visa o estudo transdisciplinar de elaborações teóricas fundamentais nos campos da materialidade, representação, da cultura visual e da etnicidade, por meio da análise desses conceitos e de seus correlatos, acompanhada de revisão crítica da historiografia de referência para a compreensão das estratégias metodológicas e dos paradigmas interpretativos mobilizados para delimitação e tratamento de seus objetos.
Religião, Teologia e Ciências. Introdução à história da relação entre Teologia e Ciências Naturais. Questões teóricas gerais. Principais autores atuais. Estudo de temas relevantes das Ciências Naturais para a Teologia
Aspectos relativos à hermenêutica filosófica, história do pensamento e estudo das formas da experiência. A crítica como procedimento pertinente a uma certa forma de investigação, que Foucault vai denominar como histórico-filosófica. Análise de entrevistas em que desenvolve ideias sobre a tarefa da pesquisa. Análise dos escritos sobre a questão iraniana. Análise dos dossiês Pierre-Rivière e Herculine Barbin. Os intelectuais e a tarefa de pensar o presente.