Estudo de questões relativas as experiências do educativo que acontecem quando há o encontro e diálogo da Igreja cristã levando em consideração as dimensões: histórica, teológica e institucional, na perspectiva de diferentes tradições cristãs.


COURSE DESCRIPTION:

This course will begin with an introduction to the philosophy of mind, neurophilosohy, and cognitive science, before proceeding to explore the most recent contributions to Phenomenology and Neurophenomenology, focusing on major problems of the critique of naturalism and theory of emotions. No previous knowledge of neurophilosophy, phenomenology or epistemology is required. All classes, readings, and discussions will be conducted in English, unless students prefer to keep them in Portuguese.

BASIC BIBLIOGRAPHY (Phenomenology and Neurophenomenology):

Daniel O. Dahlstrom, Andreas Elpidorou, and Walter Hopp, (eds.), Philosophy of Mind and Phenomenology. London and New York: Routledge, 2015.

Dermot Moran, Introduction to Phenomenology, London and New York: Routledge, 2000.

Hubert Dreyfus and Harrison Hall (Editors). Husserl, Intentionality, and Cognitive Science. Cambridge, MA: MIT Press, 1984.

Shaun Gallagher and Dan Zahavi, The Phenomenological Mind: An Introduction to Philosophy of Mind and Cognitive Science. New York: Routledge, 2008.

Shaun Gallagher and Daniel Schmicking (eds.), Handbook of Phenomenology and Cognitive Science, Dordrecht: Springer, 2010.

Edmund Husserl, Ideas Pertaining to a Pure Phenomenology and to a Phenomenological Philosophy, Second Book: Studies in the Phenomenology of Constitution, trans. Richard Rojcewicz and André Schuwer. The Hague, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1989.

Edmund Husserl, The Essential Husserl: Basic Writings in Transcendental Phenomenology. Edited by Donn Welton. Bloomington: Indiana University Press, 1999.

Maurice Merleau-Ponty, Phenomenology of Perception, London and New York: Routledge, 2012.

Bernard Pachoud et al. (eds), Naturalizing Phenomenology: Issues in Contemporary Phenomenology and Cognitive Science, Stanford: Stanford University Press, 2000.

Jack Reynolds, Phenomenology, Naturalism and Science, New York and London: Routledge, 2018.

David Woodruff Smith and Amie L. Thomasson (eds.), Phenomenology and Philosophy of Mind, Oxford: Clarendon Press, 2005.

Anthony Steinbock, Home and Beyond. Evanston, IL: Northwestern University Press, 1996.

Anthony Steinbock, Moral Emotions: Reclaiming the Evidence of the Heart. Evanston, IL: Northwestern University Press, 2014.

Rafael Winkler (ed.), Phenomenology and Naturalism, London and New York: Routledge, 2017.

Dan Zahavi, Self and Other: Exploring Subjectivity, Empathy, and Shame. Oxford University Press, 2014.
Estudo filosófico sobre as intersecções entre fenomenologia e hermenêutica. Investigação da abordagem contemporânea de temas fenomenológicos e sua interlocução com as hermenêuticas particulares
A disciplina visa abordar a forma como o fenômeno jurídico, nas suas dimensões normativa e institucional, é tratado por alguns dos principais teóricos sociais contemporâneos. A partir de uma visão geral a respeito das diferentes perspectivas teóricas de abordagem sociológica do Estado e do direito (marxista, weberiana, estrutural-funcionalista), serão discutidos o lugar e as características do Estado e do direito na sociedade contemporânea, seu impacto sobre a realidade social, bem como os processos de transformação em curso. Pretende-se discutir as contribuições de autores como Michel Foucault, Jurgen Habermas, Niklas Luhmann, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu e Boaventura de Sousa Santos para a construção de uma teoria social que incorpore o papel e as características do Estado e do direito na conformação do social.
A disciplina parte de contribuições teóricas voltadas à análise dos processos de formação e de estruturação das sociedades atuais bem como sua crítica. Discute os projetos de sociedade e as formações sociais em disputa, em especial no capitalismo hodierno, a polaridade entre os diferentes grupos sociais. Aborda a noção de ética e justiça social, cultura política, socialização e individualização, governamentalidade e mercantilização, normatividade social, classes e estilos de vida, emancipação e alienação, formas de vida.

I. PROPOSTA: O seminário visa o estudo transdisciplinar de elaborações teóricas fundamentais nos campos da materialidade, representação, da cultura visual e da etnicidade, por meio da análise desses conceitos e de seus correlatos, acompanhada de revisão crítica da historiografia de referência para a compreensão das estratégias metodológicas e dos paradigmas interpretativos mobilizados para delimitação e tratamento de seus objetos. 


Estudo dos conceitos de ‘hegemonia', ‘ideologia', ‘democracia' e 'pluralidade' dentro do pensamento pós-fundacional, da teoria do discurso e da democracia radical. Análise de políticas públicas para a Educação à luz da abordagem teórica citada.
Reflexão sobre teorias do discurso e suas possíveis contribuições para a construção de sentidos de discursos midiáticos e artísticos.
Bases histórico-teóricas da Fonologia examinada em seus princípios e conceitos fundamentais.
OBJETIVO
Estudo teórico do romance na perspectiva de sua desconstrução.

PROGRAMA
A (des)configuração do romance. A voz narrativa: narrador, autor, comentário. Formas extremas de narração: o extravasamento de categorias narrativas. Metalepse. Personagem, tempo e espaço desconstruídos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Apresentação de seminário (individual) + Artigo/Ensaio final
Leitura, análise e escrita de textos não ficcionais: reflexão ensaística, reportagem, entre outros. Inspiração, criação e revisão. Estudo de questões relacionadas à escolha de tema e estilo. Adequações da estrutura aos objetivos da escrita. Criação de textos em outras linguagens com a utilização de imagens. Novas mídias.
Esta disciplina aborda, na perspectiva da psicopatologia cognitiva experimental, os principais modelos cognitivos dos transtornos relacionados a trauma e as abordagens cognitivo-comportamentais (psicoterapia e intervenções experimentais) no tratamento desses transtornos.