A disciplina propõe uma discussão sobre os autores contemporâneos que examinam a complexidade da produção da História Oral em suas interfaces com os domínios da História. Busca-se problematizar a História Oral neste sentido, são abordadas diferentes perspectivas de investigações, considerando o processo de produção do documento oral, mas também percebendo as possibilidades de utilizar acervos orais anteriormente organizados por outros. Trata-se, fundamentalmente, de pensar como a metodologia de História Oral permite uma reflexão mais acurada sobre: como os sujeitos históricos lidam com o tempo, a partir da periodização de suas próprias experiências; de como discutem a utilização de categorias presentes em seus discursos, em função dos usos que delas fazem em sua atuação profissional/pessoal; de como elegem “histórias dentro da história” que estão narrando para dar sentido e “sintetizar” o que desejam “dizer”, quer no momento do relato, quer para seus destinatários do futuro. A partir de narrativas de experiências de pesquisa em História Oral, são exploradas diversas questões que se interpõem no evento da entrevista e em suas posteriores análises.


The Amazon: Population, Environment and History

Course Description: This “seminar”-style class offers a transdisciplinary study of the Amazon region, using a variety of disciplines and approaches, such as history, archaeology, anthropology, geography and biology. It explores the dynamic interrelationships between the many population groups and outside actors within the Amazonian ecological environment in constant transformation.

Justification: The “Amazon Hileia”, covering approximately seven million square kilometers, is the largest tropical region in the world. The 6,750 kilometers long Amazon River is responsible for approximately a fifth of the total water that annually flows into the world's oceans. The River basin plays a central role in almost every major international environmental issue. Two-thirds of the Amazon basin is located in Brazil, elevating the nation to first in terms of extant biodiversity. The Amazon is home to a fifth of all species of mammals, fish, birds and trees in the world. Populated since the end of the last Ice Age (12,000 A.P.), today it is home to about 170 distinct indigenous nations and is also home to an additional 357 Afro-descendent communities. Therefore, in addition to unsurpassed biological and biochemical diversity, it also has an extraordinary ethnic-cultural diversity within its expansive bounds.

Methodology: The class will be composed of dynamic group discussions held in the format of seminars. These discussions will be guided by a selection of themes and texts that must be read in advance, and their interpretations should be expounded upon and debated by the students. Each student will be responsible for guiding the discussion and presenting the underlying information and themes of one or more texts on a scheduled sequence to be determined at the introductory class.




PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

61619-03 - ÉTICA E CONTEMPORANEIDADE: CRÍTICAS FILOSÓFICAS À VIOLÊNCIA II

 

 

EMENTA

 

2021/I - Quintas-feiras, 9h

Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza

timmsouz@pucrs.br

http://lattes.cnpq.br/5978187611694518

www.timmsouza.blogspot.com.br

 

 

CRÍTICA DA RAZÃO IDOLÁTRICA: A DESCONSTRUÇÃO DAS LÓGICAS DA NECROPOLÍTICA

SOBRE(VIVÊNCIA) – POTÊNCIA DO NEGATIVO, DESOCULTAÇÃO DO ARDIL E VONTADE NOUMENAL

 

O Seminário, aberto a todxs xs interessadxs, abordará algumas dimensões fundamentais da possibilidade do estabelecimento de uma crítica radical às lógicas da racionalidade idolátrica, tal como tais lógicas foram expostas em meu livro CRÍTICA DA RAZÃO IDOLÁTRICA – TENTAÇÃO DE THANATOS, NECROÉTICA E SOBREVIVÊNCIA, Primeira Parte. Para tal, proceder-se-á à leitura comentada e discussão dos seguintes capítulos (incluindo notas) da referida obra: XII – A potência do Negativo: a chegada do tempo sintomático (Adorno e outros); XIII- Crítica radical da racionalidade ardilosa – a magia e a desocultação do ardil (Levinas, Derrida e outros) e XIV – Vontade da verdade: vontade de utopia, vontade noumenal (Spinoza, Foucault, Bloch, Schopenhauer e outros).

 

 

Bibliografia básica:

 

SOUZA, R. T. Crítica da razão idolátrica – tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência, Porto Alegre: Zouk, 2020.

 

 

Bibliografia complementar inicial:

 

SOUZA, R. T., O tempo e a Máquina do Tempo – estudos de filosofia e pós-modernidade, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

______, Sujeito, ética e história – Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

______, Existência em Decisão - uma introdução ao pensamento de Franz Rosenzweig, São Paulo: Perspectiva, 1999.

______, Sentido e Alteridade – Dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 (e-book EDIPUCRS, 2011).

______, Metamorfose e Extinção – sobre Kafka e a patologia do tempo, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

______, Ainda além do medo – filosofia e antropologia do preconceito, Porto Alegre: Editora Fi, 2015.

______, Sobre a construção do sentido – o pensar e o agir entre a vida e a filosofia, São Paulo: Perspectiva, 2003.

______, Razões plurais – itinerários da racionalidade ética no século XX: Adorno, Bergson, Derrida, Levinas, Rosenzweig, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______, Fontes do humanismo latino - A condição humana no pensamento filosófico moderno e contemporâneo, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______, Sentidos do Infinito - A categoria de “Infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos pré-socráticos a Hegel, Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

______, Em torno à Diferença – aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

______, Adorno & Kafka – paradoxos do singular, Passo Fundo: Editora do IFIBE, 2010.

______, Kafka, a justiça, o Veredicto e a Colônia Penal, São Paulo: Perspectiva, 2012.

______, Levinas e a ancestralidade do Mal – por uma crítica da violência biopolítica, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

______, Ética do Escrever, Porto Alegre: Zouk, 2018.

______, Ética como fundamento II – pequeno tratado de ética radical, Caxias do Sul: EDUCS, 2016.

 

*Complementação bibliográfica ao longo do Seminário.

 

 


This course will begin with an introduction to neurophilosophy, before proceeding to explore the most recent contributions to Phenomenology and Neurophenomenology, focusing on major problems of the critique of naturalism and a theory of emotions. No previous knowledge of neurophilosophy, phenomenology or epistemology is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English or Portuguese.

Reflexão crítica sobre o significado da Educação Superior, os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem; análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica mediada pelo estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica emancipatória e humanizadora.


Introdução aos estudos sobre discurso. Teoria do Discurso em Ernesto Laclau. Análise Política do Discurso como expediente de crítica. Apropriações da Teoria do Discurso na Educação. Análise Política do Discurso: pesquisas e aplicação.

A disciplina pretende discutir as políticas de segurança pública e justiça criminal, levando em conta as diferentes perspectivas de resposta ao problema da violência e da criminalidade no Brasil. Pretende ainda identificar os dilemas enfrentados no Brasil pelos gestores públicos e agentes jurídicos, considerando o funcionamento e a atuação das forças policiais, do sistema de justiça e do sistema prisional. Pretende-se analisar, nos planos teórico e empírico, as principais tendências contemporâneas de política criminal, levando em conta as dimensões da criminalização primária e secundária, a atuação das polícias e as políticas de prevenção ao delito na última década no Brasil.

 


Revisão de conceitos básicos de economia política; a grande transformação, os principais movimentos políticos econômicos e sociais do século XX, A reforma do Estado e a Sociedade, O novo contrato social, Os fins e os meios do desenvolvimento, Mercado, Estado e oportunidade social, Globalização, hegemonia e império e questão social.

A disciplina oferece um suporte analítico e crítico na formação e preparação para a carreira na docência em Serviço Social. O caráter da disciplina privilegia o enfoque teórico e prático/vivencial. No teórico visa o debate a respeito da Educação Superior, Formação do Serviço Social e o Cotidiano da Sala de aula. No prático, visa preparar os discentes para o estágio na docência, que ocorre nas disciplinas curriculares do Curso de Serviço Social, bem como a vivência em sala de aula de outras concepções de ensino.

Análises sobre história e desenvolvimento da América Latina feitas a partir da perspectiva crítica; projetos de América Latina propostos por intelectuais desde fins do século 19; desenvolvimento continental de tradições teóricas marxistas, feministas e estruturalistas; a multiplicidade das questões sociais e propostas de transformação social abrangente.