A disciplina pretende estudar alguns entendimentos sobre o conceito de experiência com vistas à análise da relação entre experiência, formação, cultura e cotidiano. Textos literários serão tomados como horizonte, em diálogo com os principais autores que tematizam o conceito, para o estudo da experiência como formação, das formas de interpretação da experiência e da negatividade da experiência.

Trazer as discussões interdisciplinares acerca  as Ciências da Aprendizagem que se estabelece  como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas  metodologias, a “Design-Based Research”, ou, em português, pesquisa baseada no design, é vista hoje como um componente central das Ciências da Aprendizagem.


PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

 

EMENTA

 

Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza

timmsouz@pucrs.br

http://lattes.cnpq.br/5978187611694518

www.timmsouza.blogspot.com.br

2021/II - Quintas-feiras, 14h

 

 

Filosofia e Psicanálise: interfaces e interpenetrações para a compreensão da situação idolátrico-totalizante da contemporaneidade

 

O Seminário, aberto a todxs xs interessadxs, investigará – a partir de obras psicanalíticas e filosóficas – os diversos níveis de interpenetração entre a Psicanálise e a Filosofia, na medida em que ambos estes campos do saber se configuram, especialmente quando articulados, em um excepcional arsenal crítico para a compreensão da profunda crise civilizacional/vital/humanitária hoje vivenciada em termos tanto subjetivos/comunitários como em termos de fragilidade social e democrática urbi et orbi, crise esta oriunda da falência de um modelo totalizante da realidade, modelo acometido por dimensões como

“narcisismo de morte” (Green), degradação da linguagem, paranoia e outros sintomas decorrentes de um momento epocal especialmente disfórico. Principais autores abordados, entre outros: S. Freud, W. Benjamin, T. Adorno, E. Levinas, A. Schopenhauer, J. Derrida, A. Green, F. Rosenzweig, E. Bloch, E. Roudinesco, G. Didi-Huberman.

 

 

Bibliografia básica:

 

SOUZA, R. T. Crítica da razão idolátrica – tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência, Porto Alegre: Zouk, 2020.

______, Ética do escrever, Porto Alegre: Zouk, 2018.

______, Ética como fundamento II – pequeno tratado de ética radical, Caxias do Sul: EDUCS, 2016.

 

 

Bibliografia complementar inicial:

 

ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise, São Paulo: UNESP, 2015.

FREUD, S. Além do princípio do prazer, v. e.

GREEN, A. Narcisismo de vida, narcisismo de morte, São Paulo: Escuta, 1988.

GREEN, A.; URRIBARRI, F. Do pensamento clínico ao paradigma contemporâneo, São Paulo: Blucher, 2019.

SOUZA, R. T., O tempo e a Máquina do Tempo – estudos de filosofia e pós-modernidade, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

______, Sujeito, ética e história – Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

______, Existência em Decisão - uma introdução ao pensamento de Franz Rosenzweig, São Paulo: Perspectiva, 1999.

______, Sentido e Alteridade – Dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 ((e-book EDIPUCRS, 2011).

______, Metamorfose e Extinção – sobre Kafka e a patologia do tempo, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

______, Ainda além do medo – filosofia e antropologia do preconceito, Porto Alegre: Editora Fi, 2015.

______, Sobre a construção do sentido – o pensar e o agir entre a vida e a filosofia, São Paulo: Perspectiva, 2003.

______, Razões plurais – itinerários da racionalidade ética no século XX: Adorno, Bergson, Derrida, Levinas, Rosenzweig, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______, Fontes do humanismo latino - A condição humana no pensamento filosófico moderno e contemporâneo, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______, Sentidos do Infinito - A categoria de “Infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos pré-socráticos a Hegel, Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

______, Em torno à Diferença – aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

______, Adorno & Kafka – paradoxos do singular, Passo Fundo: Editora do IFIBE, 2010.

______, Kafka, a justiça, o Veredicto e a Colônia Penal, São Paulo: Perspectiva, 2012.

______, Levinas e a ancestralidade do Mal – por uma crítica da violência biopolítica, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

 

*Complementação bibliográfica ao longo do Seminário.

 

 


SUMÁRIO: Análisis de las relaciones entre sociedad y educación problematizando, principalmente, la producción y reproducción de desigualdades sociales en América Latina. Estudio de las contribuciones teóricas de las perspectivas críticas de la Sociología de la Educación a partir de lecturas de producciones de autores clásicos y contemporáneos, europeos y latinoamericanos.

OBJETIVOS: Analizar las desigualdades sociales y educativas en países de América Latina a la luz de perspectivas teóricas críticas. Fortalecer el uso del idioma español en actividades académicas.

IMAGEN DISCIPLINA: Antonio Berni. Juanito Laguna aprende a leer (1961).



Bem vindos (as)!!!!! 

A disciplina Estilo de Vida, Autocuidado e Saúde Mental é uma disciplina teórico-prática que busca discutir diferentes abordagens e ferramentas para o entendimento, manutenção ou modificação de comportamentos e hábitos saudáveis, com foco na melhora do estilo e qualidade de vida. A disciplina propõe ainda vivências práticas e a discussão de práticas de autocuidado e do estabelecimento de uma relação saudável com a alimentação, exercício físico e sono.

Desejamos que todos aproveitem muito esse semestre! 

Um abraço, 

Profa. Ana e Prof. Luís Eduardo 

Esta disciplina aborda, na perspectiva da psicopatologia cognitiva experimental, os principais modelos cognitivos dos transtornos relacionados a trauma e as abordagens cognitivo-comportamentais (psicoterapia e intervenções experimentais) no tratamento desses transtornos.

Especificidades da linguagem nas novas mídias. Apreensões das mídias nos vários contextos históricos. Digitalidade e códigos do cinema, da TV e do vídeo. A internet e seus derivados.

EMENTA

Origem dos estudos culturais: ambiente sócio-histórico, relações com os estudos literários, primeiras conquistas teóricas e projeto intelectual. Estudo da cultura dita popular e dos fenômenos da vida cotidiana e novo modo de ler a cultura erudita.

OBJETIVO

Estabelecer parâmetros teóricos que explicitem a abordagem dos estudos culturais, no que diz respeito ao projeto intelectual e às conexões possíveis com os estudos literários, relacionando com experiências reais de pesquisa nessa perspectiva.

 



A sociologia enquanto área do conhecimento; clássicos da sociologia: Marx, Durkheim, Weber; abordagens compreensiva, estrutural, funcional e sistêmica; perspectivas micro e macro e tentativas de síntese na análise sociológica; questões epistemológicas na pesquisa sociológica; sociologia e os processos de transformação social.


Ementa: O que é a revelação? Como se dá o fenômeno da revelação? O que significa dizer que acreditamos que Deus se revela --a alguém, na História de Israel ou em Jesus Cristo? Como podemos, afinal, falar do Ser de Deus e de sua revelação a seres humanos, cuja existência desafia categorias metafísicas tradicionais? A Bíblia Hebraica (Tanakh) e a Bíblia da teologia cristã (AT e NT) corroboram uma concepção de revelação divina inseparável dos atributos pessoais de Deus e da correlação entre a pessoa humana, o mundo e o Outro, paralela a uma correlação entre revelação, criação e redenção. Podemos estabelecer, assim, uma interessante correlação hermenêutica entre revelação bíblico-teológica e autocompreensão fenomenológico-existencial (de nós mesmos, de nossas comunidades e de nossas tradições). Segundo a teologia judaico-cristã, pode-se falar de uma revelação geral ou natural (por ex., a criação, a lei natural e as leis da natureza) e de uma revelação especial ou direta (por ex., a Lei Divina que Deus comunicou a Moisés, a Incarnação de Jesus Cristo, a redenção e os mistérios da fé). Posições mais ou menos ortodoxas do Judaísmo e do Cristianismo devem inevitavelmente lidar com o problema da revelação em seus pressupostos (milagres, o sobrenatural, a natureza divina) e suas implicações (historicidade, a recepção dos escritos sagrados, articulação entre razão e fé). Neste semestre, estudaremos recentes contribuições para as relações entre judaísmo e cristianismo em termos filosófico-teológicos.