- Professor: Adriana Justin Cerveira Kampff
- Professor: Bettina Steren dos Santos
- Professor: Edla Eggert
- Professor: Lucia Maria Martins Giraffa
- Professor: PEDRO SAVI NETO
- Professor: PEDRO SAVI NETO
A disciplina pretende
estudar alguns entendimentos sobre o
conceito de experiência com vistas à análise da relação entre experiência,
formação, cultura e cotidiano. Textos literários serão tomados como horizonte,
em diálogo com os principais autores que tematizam o conceito, para o estudo da
experiência como formação, das formas de interpretação da experiência e da
negatividade da experiência.
- Professor: Marcos Villela Pereira
Trazer as discussões interdisciplinares acerca as Ciências da Aprendizagem que se estabelece como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas metodologias, a “Design-Based Research”, ou, em português, pesquisa baseada no design, é vista hoje como um componente central das Ciências da Aprendizagem.
- Professor: ANDRE LUIS ALICE RAABE
- Professor: Lucia Maria Martins Giraffa
- Professor: Paulo Blikstein
- Professor: Camila Barbosa
- Professor: Nuno Castanheira
- Professor: Nythamar H F De Oliveira Jr
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
EMENTA
Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza
timmsouz@pucrs.br
http://lattes.cnpq.br/5978187611694518
2021/II - Quintas-feiras, 14h
Filosofia e Psicanálise: interfaces e interpenetrações para a compreensão da situação idolátrico-totalizante da contemporaneidade
O Seminário, aberto a todxs xs interessadxs, investigará – a partir de obras psicanalíticas e filosóficas – os diversos níveis de interpenetração entre a Psicanálise e a Filosofia, na medida em que ambos estes campos do saber se configuram, especialmente quando articulados, em um excepcional arsenal crítico para a compreensão da profunda crise civilizacional/vital/humanitária hoje vivenciada em termos tanto subjetivos/comunitários como em termos de fragilidade social e democrática urbi et orbi, crise esta oriunda da falência de um modelo totalizante da realidade, modelo acometido por dimensões como
“narcisismo de morte” (Green), degradação da linguagem, paranoia e outros sintomas decorrentes de um momento epocal especialmente disfórico. Principais autores abordados, entre outros: S. Freud, W. Benjamin, T. Adorno, E. Levinas, A. Schopenhauer, J. Derrida, A. Green, F. Rosenzweig, E. Bloch, E. Roudinesco, G. Didi-Huberman.
Bibliografia básica:
SOUZA, R. T. Crítica da razão idolátrica – tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência, Porto Alegre: Zouk, 2020.
______, Ética do escrever, Porto Alegre: Zouk, 2018.
______, Ética como fundamento II – pequeno tratado de ética radical, Caxias do Sul: EDUCS, 2016.
Bibliografia complementar inicial:
ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise, São Paulo: UNESP, 2015.
FREUD, S. Além do princípio do prazer, v. e.
GREEN, A. Narcisismo de vida, narcisismo de morte, São Paulo: Escuta, 1988.
GREEN, A.; URRIBARRI, F. Do pensamento clínico ao paradigma contemporâneo, São Paulo: Blucher, 2019.
SOUZA, R. T., O tempo e a Máquina do Tempo – estudos de filosofia e pós-modernidade, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
______, Sujeito, ética e história – Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
______, Existência em Decisão - uma introdução ao pensamento de Franz Rosenzweig, São Paulo: Perspectiva, 1999.
______, Sentido e Alteridade – Dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 ((e-book EDIPUCRS, 2011).
______, Metamorfose e Extinção – sobre Kafka e a patologia do tempo, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
______, Ainda além do medo – filosofia e antropologia do preconceito, Porto Alegre: Editora Fi, 2015.
______, Sobre a construção do sentido – o pensar e o agir entre a vida e a filosofia, São Paulo: Perspectiva, 2003.
______, Razões plurais – itinerários da racionalidade ética no século XX: Adorno, Bergson, Derrida, Levinas, Rosenzweig, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______, Fontes do humanismo latino - A condição humana no pensamento filosófico moderno e contemporâneo, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______, Sentidos do Infinito - A categoria de “Infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos pré-socráticos a Hegel, Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
______, Em torno à Diferença – aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
______, Adorno & Kafka – paradoxos do singular, Passo Fundo: Editora do IFIBE, 2010.
______, Kafka, a justiça, o Veredicto e a Colônia Penal, São Paulo: Perspectiva, 2012.
______, Levinas e a ancestralidade do Mal – por uma crítica da violência biopolítica, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
*Complementação bibliográfica ao longo do Seminário.
- Professor: Ricardo Timm de Souza
- Professor: Thadeu Weber
- Professor: Claudio Goncalves de Almeida
- Professor: Nuno Castanheira
- Professor: Nythamar H F De Oliveira Jr
- Professor: Agemir Bavaresco
- Professor: Nuno Castanheira
- Professor: Fabio Caprio Leite de Castro
- Professor: Rodrigo dos Santos Nunes
- Professor: Thiana Orth
- Professor: Ana Lucia Suarez Maciel
- Professor: Jane Cruz Prates
- Professor: Patricia Krieger Grossi
- Professor: Gleny Terezinha D Guimaraes
- Professor: Beatriz Gershenson
- Professor: Maria Isabel Barros Bellini
- Professor: Izete Pengo Bagolin
- Professor: Thadeu Weber
52280-03 - Serviço Social e Transformações Societárias - Turma 1 - 2021/2 - Prof. BEATRIZ GERSHENSON
- Professor: Beatriz Gershenson
SUMÁRIO: Análisis de las relaciones entre sociedad y educación problematizando, principalmente, la producción y reproducción de desigualdades sociales en América Latina. Estudio de las contribuciones teóricas de las perspectivas críticas de la Sociología de la Educación a partir de lecturas de producciones de autores clásicos y contemporáneos, europeos y latinoamericanos.
OBJETIVOS: Analizar las desigualdades sociales y educativas en países de América Latina a la luz de perspectivas teóricas críticas. Fortalecer el uso del idioma español en actividades académicas.
IMAGEN DISCIPLINA: Antonio Berni. Juanito Laguna aprende a leer (1961).
- Professor: Monica de La Fare
- Professor: Erica Monteiro do Bomfim Bordin
- Professor: Jose Luis S Ferraro
- Professor: Marilia Costa Morosini
- Professor: Marcal de Menezes Paredes
- Professor: Edison Huttner
- Professor: Luis Rosenfield
- Professor: Antonio De Ruggiero
- Professor: Luis Carlos dos P Martins
- Professor: Tatyana De Amaral Maia
- Professor: Angelo Brandelli Costa
- Professor: Karen Priscila Del Rio Szupszynski
- Professor: Luis Eduardo Wearick
Bem vindos (as)!!!!!
A disciplina Estilo de Vida, Autocuidado e Saúde Mental é uma disciplina teórico-prática que busca discutir diferentes abordagens e ferramentas para o entendimento, manutenção ou modificação de comportamentos e hábitos saudáveis, com foco na melhora do estilo e qualidade de vida. A disciplina propõe ainda vivências práticas e a discussão de práticas de autocuidado e do estabelecimento de uma relação saudável com a alimentação, exercício físico e sono.
Desejamos que todos aproveitem muito esse semestre!
Um abraço,
Profa. Ana e Prof. Luís Eduardo
- Professor: Ana Maria Pandolfo Feoli
- Professor: Luis Eduardo Wearick
- Professor: Katia Bones Rocha
- Professor: Alexandre Anselmo Guilherme
- Professor: Manoela Ziebell de Oliveira
- Professor: Luisa Fernanda Habigzang
Esta
disciplina aborda, na perspectiva da psicopatologia cognitiva experimental, os
principais modelos cognitivos dos transtornos relacionados a trauma e as
abordagens cognitivo-comportamentais (psicoterapia e intervenções
experimentais) no tratamento desses transtornos.
- Professor: Christian Haag Kristensen
313A9-02 - Análise Avançada de Dados Quantitativos - Turma 1 - 2021/2 - Prof. Wagner de Lara Machado
- Professor: Wagner De Lara Machado
- Professor: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
- Professor: Margareth da Silva Oliveira
- Professor: Luisa Fernanda Habigzang
- Professor: Irani Iracema de Lima Argimon
- Professor: Irani Iracema de Lima Argimon
- Professor: Adriane Xavier Arteche
- Professor: Alexander Silva
- Professor: Marco Antonio Rocha Martins
- Professor: Maximiliano Agustin Wilson Fernandez
- Professor: Maria da Gloria Correa di Fanti
- Professor: Lilian Cristine Hubner
- Professor: Claudia Regina Brescancini
- Professor: Claudio Primo Delanoy
- Professor: Charles Monteiro
- Professor: Norman Roland Madarasz
Especificidades da linguagem nas novas mídias. Apreensões das mídias nos vários contextos históricos. Digitalidade e códigos do cinema, da TV e do vídeo. A internet e seus derivados.
- Professor: Bernardo Bueno
EMENTA
Origem dos estudos culturais: ambiente sócio-histórico, relações com os estudos literários, primeiras conquistas teóricas e projeto intelectual. Estudo da cultura dita popular e dos fenômenos da vida cotidiana e novo modo de ler a cultura erudita.
OBJETIVO
Estabelecer parâmetros teóricos que explicitem a abordagem dos estudos culturais, no que diz respeito ao projeto intelectual e às conexões possíveis com os estudos literários, relacionando com experiências reais de pesquisa nessa perspectiva.
- Professor: Maria Tereza Amodeo
- Professor: Paulo Ricardo Kralik Angelini
- Professor: Pedro Theobald
- Professor: Carlos Alexandre Baumgarten
- Professor: DIEGO GRANDO
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: Augusto Neftali Corte De Oliveira
- Professor: Marcos Paulo Quadros
- Professor: Rafael Machado Madeira
A sociologia enquanto área do conhecimento; clássicos da sociologia: Marx, Durkheim, Weber; abordagens compreensiva, estrutural, funcional e sistêmica; perspectivas micro e macro e tentativas de síntese na análise sociológica; questões epistemológicas na pesquisa sociológica; sociologia e os processos de transformação social.
- Professor: Emil Albert Sobottka
- Professor: Lucia Helena Alves Muller
- Professor: Agemir Bavaresco
- Professor: Teresa Cristina Schneider Marques
- Professor: Hermilio Pereira dos S Filho
- Professor: Edison Huttner
- Professor: Roberto Hofmeister Pich
Ementa: O que é a revelação? Como se dá o fenômeno da revelação? O que
significa dizer que acreditamos que Deus se revela --a alguém, na História de
Israel ou em Jesus Cristo? Como podemos, afinal, falar do Ser de Deus e de sua
revelação a seres humanos, cuja existência desafia categorias metafísicas
tradicionais? A Bíblia Hebraica (Tanakh) e a Bíblia da teologia cristã (AT e
NT) corroboram uma concepção de revelação divina inseparável dos atributos
pessoais de Deus e da correlação entre a pessoa humana, o mundo e o Outro,
paralela a uma correlação entre revelação, criação e redenção. Podemos
estabelecer, assim, uma interessante correlação hermenêutica entre revelação
bíblico-teológica e autocompreensão fenomenológico-existencial (de nós mesmos,
de nossas comunidades e de nossas tradições). Segundo a teologia
judaico-cristã, pode-se falar de uma revelação geral ou natural (por ex., a
criação, a lei natural e as leis da natureza) e de uma revelação especial ou
direta (por ex., a Lei Divina que Deus comunicou a Moisés, a Incarnação de
Jesus Cristo, a redenção e os mistérios da fé). Posições mais ou menos
ortodoxas do Judaísmo e do Cristianismo devem inevitavelmente lidar com o
problema da revelação em seus pressupostos (milagres, o sobrenatural, a
natureza divina) e suas implicações (historicidade, a recepção dos escritos
sagrados, articulação entre razão e fé). Neste
semestre, estudaremos recentes contribuições para as relações entre judaísmo e
cristianismo em termos filosófico-teológicos.
- Professor: Nythamar H F De Oliveira Jr
- Professor: Cassio Murilo Dias da Silva
- Professor: Luiz Carlos Susin
- Professor: Erico Joao Hammes
- Professor: Adriana Justin Cerveira Kampff
- Professor: Marilia Costa Morosini
- Professor: SUE ROBSON
- Professor: Lucia Maria Martins Giraffa
- Professor: Marcelo Magalhães Foohs
- Professor: Joao Bernardes da Rocha Filho
- Professor: Lori Viali
- Professor: Regis Alexandre Lahm