A disciplina visa abordar a forma como o fenômeno jurídico, nas suas dimensões normativa e institucional, é tratado por alguns dos principais teóricos sociais contemporâneos. A partir de uma visão geral a respeito das diferentes perspectivas teóricas de abordagem sociológica do Estado e do direito (marxista, weberiana, estrutural-funcionalista), serão discutidos o lugar e as características do Estado e do direito na sociedade contemporânea, seu impacto sobre a realidade social, bem como os processos de transformação em curso. Pretende-se discutir as contribuições de autores como Michel Foucault, Jurgen Habermas,  Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Boaventura de Sousa Santos, Manuel Castells e Judith Butler para a construção de uma teoria social que incorpore o papel e as características do Estado e do direito na conformação do social.

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos e metodologias fundamentais para a pesquisa em História Social, enfatizando: a) as suas tendências historiográficas contemporâneas nas dimensões culturais, econômicas e políticas e b) as possibilidades teórico-metodológicas associadas às suas fontes de pesquisa: escrita, visual e oral.


A disciplina oferece um suporte analítico e crítico na formação e preparação para a carreira na docência em Serviço Social. O caráter da disciplina privilegia o enfoque teórico e prático/vivencial. No teórico visa o debate a respeito da Educação Superior, Formação do Serviço Social e o Cotidiano da Sala de aula. No prático, visa preparar os discentes para o estágio na docência, que ocorre nas disciplinas curriculares do Curso de Serviço Social, bem como a vivência em sala de aula de outras concepções de ensino.
O Curso Estudos de Cristologia abordará o tema como Cristologia Pneumatológica da paz como prosseguimento de Jesus.