- Professor: Edla Eggert
- Professor: Jane Cruz Prates
- Professor: Draiton Gonzaga de Souza
- Professor: Luciana Murari
- Professor: Edison Huttner
- Professor: Luis Rosenfield
LINK ZOOM:
https://pucrs.zoom.us/j/92876300775?pwd=MDZiVVZoUTFMRHdOSE9pcmRmdlBVZz09
ID da reunião: 928 7630 0775
Senha de acesso: 058918
- Professor: Antonio De Ruggiero
- Professor: Luis Carlos dos P Martins
- Professor: Hermilio Pereira dos S Filho
- Professor: Fernanda Bittencourt Ribeiro
- Professor: Maria Luisa Dios
- Professor: Augusto Neftali Corte De Oliveira
- Professor: Andre Ricardo Salata
- Professor: Rodrigo G de Azevedo
- Professor: Maria Isabel Barros Bellini
- Professor: Marcal de Menezes Paredes
- Professor: Jose Luis S Ferraro
- Professor: Waldecir Gonzaga
- Professor: Agemir Bavaresco
- Professor: Izete Pengo Bagolin
- Professor: Rosangela Florczak de Oliveira
- Professor: Roberto Hofmeister Pich
Através da leitura de textos selecionados de Baruch de Spinoza (Tractatus theologico-politicus, Compendium grammatices linguae Hebraeae), seremos introduzidos a uma teoria crítico-histórica da revelação. Neste seminário, além de reformular a estreita conexão entre o TTP e o Compêndio para apreender uma concepção iluminista da liberdade humana, da política e da teologia, exploraremos a crítica de Spinoza à teologia (cujo objetivo maior é a obediência) e sua afirmação de que a filosofia visa à liberdade e a compreender a verdade racional, tornando possível o verdadeiro conhecimento. Destarte, exploraremos em que sentido, como o professor Zev Harvey (Universidade Hebraica) colocou tão bem, “Spinoza teve uma atitude conflitante em relação à Bíblia, aos profetas e aos antigos israelitas, mas ele não não teve uma atitude conflituosa em relação à língua hebraica”, na medida em que ela nos permite pensar a complexa relação entre o ser humano, o mundo e Deus.
- Professor: Nythamar H F De Oliveira Jr
- Professor: Luciano Marques de Jesus
- Professor: Luiz Carlos Susin
- Professor: Edla Eggert
- Professor: Emil Albert Sobottka
- Professor: Bettina Steren dos Santos
- Professor: Andreia Mendes dos Santos
- Professor: Fernanda Bittencourt Ribeiro
- Professor: Edla Eggert
- Professor: MANUIR JOSE MENTGES
- Professor: Marilia Costa Morosini
- Professor: Alva Martínez Teixeiro
- Professor: Paulo Ricardo Kralik Angelini
- Professor: Jose Ferrari Neto
- Professor: Lilian Cristine Hubner
- Professor: Moema Vilela Pereira
- Professor: Claudia Regina Brescancini
- Professor: Norman Roland Madarasz
- Professor: Aline Fay de Azevedo
- Professor: Charles Monteiro
- Professor: Antonio Carlos Hohlfeldt
- Professor: Lilian Cristine Hubner
- Professor: Luiz Antonio de A B e Silva
5122C-03 - Tópicos de Literatura Brasileira I - Turma 1 - 2023/2 - Prof. Carlos Alexandre Baumgarten
- Professor: Carlos Alexandre Baumgarten
- Professor: Maria da Gloria Correa di Fanti
- Professor: Claudio Primo Delanoy
- Professor: Paulo Ricardo Kralik Angelini
Leitura, análise e
escrita de textos não ficcionais: reflexão ensaística, reportagem, entre
outros. Inspiração, criação e revisão. Estudo de questões relacionadas à
escolha de tema e estilo. Adequações da estrutura aos objetivos da escrita.
Criação de textos em outras linguagens com a utilização de imagens. Novas
mídias.
- Professor: Bernardo Bueno
- Professor: Norman Roland Madarasz
- Professor: Regina Kohlrausch
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Teresa Cristina Schneider Marques
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Ricardo Timm de Souza
71533-03 - INTRODUCTION TO NEUROPHILOSOPHY VI - Turma 1 - 2023/2 - Prof. Nythamar H. F. Oliveira Jr.
This course will begin with an introduction to Bioethics and Neuroethics, and will proceed to present the contemporary debates on the subject and the various critiques of mainstream bioethics, specially from feminist bioethics and LGBTQIA+ demands to a more inclusive and diverse approach. No previous knowledge of neurophilosophy, bioethics or moral epistemology is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English, but there is no requirement of proficiency in this language as the seminar will contribute to improve students’ functioning in English.
- Professor: Camila Barbosa
- Professor: Nythamar H F De Oliveira Jr
- Professor: Augusto Jobim do Amaral
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Thadeu Weber
- Professor: Claudio Goncalves de Almeida
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Agemir Bavaresco
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Fabio Caprio Leite de Castro
- Professor: Pós Graduação Filosofia
- Professor: Thadeu Weber
- Professor: Jane Cruz Prates
Trazer as discussões interdisciplinares acerca das metodologias de pesquisa baseadas em design, associadas às Ciências da Aprendizagem que se estabelece como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas metodologias das pesquisas baseadas em design destacando a “Design-Based Research” e “Design-Science Research.
- Professor: Lucia Maria Martins Giraffa
- Professor: Marcia Correa
- Professor: Münch Luciane