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https://pucrs.zoom.us/j/92876300775?pwd=MDZiVVZoUTFMRHdOSE9pcmRmdlBVZz09

ID da reunião: 928 7630 0775
Senha de acesso: 058918

Através da leitura de textos selecionados de Baruch de Spinoza (Tractatus theologico-politicus, Compendium grammatices linguae Hebraeae), seremos introduzidos a uma teoria crítico-histórica da revelação. Neste seminário, além de reformular a estreita conexão entre o TTP e o Compêndio para apreender uma concepção iluminista da liberdade humana, da política e da teologia, exploraremos a crítica de Spinoza à teologia (cujo objetivo maior é a obediência) e sua afirmação de que a filosofia visa à liberdade e a compreender a verdade racional, tornando possível o verdadeiro conhecimento. Destarte, exploraremos em que sentido, como o professor Zev Harvey (Universidade Hebraica) colocou tão bem, “Spinoza teve uma atitude conflitante em relação à Bíblia, aos profetas e aos antigos israelitas, mas ele não não teve uma atitude conflituosa em relação à língua hebraica”, na medida em que ela nos permite pensar a complexa relação entre o ser humano, o mundo e Deus.

Leitura, análise e escrita de textos não ficcionais: reflexão ensaística, reportagem, entre outros. Inspiração, criação e revisão. Estudo de questões relacionadas à escolha de tema e estilo. Adequações da estrutura aos objetivos da escrita. Criação de textos em outras linguagens com a utilização de imagens. Novas mídias.

This course will begin with an introduction to Bioethics and Neuroethics, and will proceed to present the contemporary debates on the subject and the various critiques of mainstream bioethics, specially from feminist bioethics and LGBTQIA+ demands to a more inclusive and diverse approach. No previous knowledge of neurophilosophy, bioethics or moral epistemology is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English, but there is no requirement of proficiency in this language as the seminar will contribute to improve students’ functioning in English.

Trazer as discussões interdisciplinares acerca  das metodologias de pesquisa baseadas em design, associadas às Ciências da Aprendizagem que se estabelece  como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas  metodologias das pesquisas baseadas em design destacando a “Design-Based Research” e “Design-Science Research.