Blog do site
Seu retorno, até o momento, parece ser impossível.
Bom Dia professor Daniel, ontem eu fui tentar imprimir lá na PUC o formulário para preenchimento e deu erro ao fazer o download, pensei que fossem as maquinas da PUC, mas não, fui baixar aqui no trabalho hoje e não deu certo. dá um erro que ele pede criptografia da pagina. Por favor dá uma olhada nisso, eu não sei se outros colegas também tiveram este problema. Desde já obrigado.
07.08
Apresentação da disciplina de Jornalismo Digital
A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos as mudanças ocasionadas na profissão de jornalista em razão da superutilização da internet nos dias de hoje. Aulas teóricas e práticas ao longo do semestre.
14.08
Aula relacionada com texto de Marcos Palacios.
Marcos Palacios relata em seu texto sobre jornalismo na web com enfoque nas práticas de jornalismo nos dias de hoje, permitindo o entendimento e explicando o porquê de, hoje, serem de tal maneira.
-------> Memória, Multimidialidade, personalização, interatividade, atualização cntínua, hipertextualidade
21.08
Nesta aula discutimos sobre a necessidade do jornalista em filtrar as informações que são jogadas na interet. A necessidade, neste caso ainda maior, de sempre checar as fontes e os dados. Afinal, qualquer um no meio digital pode dar informações e, nem sempre, elas sao verídicas.
O google como ferramenta é um ótimo meio de pesquisa, mas é preciso ter cuidado, o jornalista deve saber, mais do que qualquer um, como usá-lo com prudêcia e eficiência.
Nesta mesma aula exercemos a atividade de um repórter e verificamos se tais informações eram corretas ou não através de pesquisas na internet.
04.09
Transmídia e convergência
Convergência de mídias: mídias em cojunto formando novidade.
Não existe mais aquela coisa de assistir a novela ou qualquer outro programa no determinado horário pela emissora, hoje podemos encontrar a grande maioria dos programas online, seja por youtube ou algum site qualquer, ou seja, o horário nobre somos nós quem fazemos.
Hoje discutimos sobre a transformação que ocorre todos os das no undo digital e no jornalístico com a convergência das mídias e a contemporaneidade.
A atividade de hoje era pensar sobre perguntas abordadas em aula e responde-las. Seguem as duas abaixo:
- Se você tivesse recursos para criar uma empresa ou um produto jornalístico, o que você faria?
- Se você fosse um diretor de redação, o que faria para convencer o público a pagar por notícias?
11.09
Nesta aula os professores solicitaram a leitura de um artigo da Folha de São Paulo a respeito da nova era do jornalismo que define essa era como o começo de um novo capítulo na história da mídia noticiosa.
Com a chegada da Internet, o monopólio sobre a comunicação em rede acabou, afinal, hoje, todos podemos nos comunicar diretamente com todos.
18.09
Nesta aulas tivemos o foco voltado às redes sociais. O orkut, ferramente utilizade anos atrás, foi bastante lembrada. Com a chegada do facebook, a rede foi esquecida.
Também conversamos sobre as comunidade virtuais, que costumavam ser definidas por relações ou geograficamente
Comunidade Virtual: As comunidades costumavam ser definidas pela geografia ou por relações de parentesco. Com o surgimento da mídia e depois da Internet, as comunidades passam cada vez mais a ser definidas pela cultura. Isso significa que hoje as pessoas muitas vezes escolhem as comunidades de que fazem parte.
25.09
Nesta aulas conversamos sobre webjornalismo participativo. Antes da chegada da internet o público passava a denúncia ligando para a redação do jornal e após a chegada da internet existe a opção de enviar email, blogs, twitter e assim comunicar a imprensa e as demais pessoas. Ou seja, antigamente quando não se "ouvia" o público era apenas não atender as ligações e hoje não ler email ou dar atenção a alguma notícia de facebook ou twitter, pode gerar descontentamento do público e também a perda de alguma pauta importante.
09.10
Nesta aula discutimos sobre o jornalismo guiado por dados, práticas como construção de bancos de dados, mailing, contatos, data-mining, visualização de dados, crowdsourcing, análises estatísticas (...).
A atividade desta aula foi criar um mapa geográfico de toda a turma. Isso criava uma base de dados com informações adicionais e endereços de todos os colegas. Podíamos encontrar no mapa informações a partir da idade ou endereço.
16.10
Nesta aula conversamos sobre hipertexto -> O prefixo “hiper” significa “além de”, “acima de”. Também sobre hipermídia ( hipertexto com elementos gráficos e/ou áudio.)
A atividade desta aula foi que os alunos lessem três tipos de textos com hiperlinks e respondessem questões avaliando características e diferenças dos hiperlinks de cada um dos texto.
23.10
A Liberdade digital
Nesta aula discutimos sobre o texto do jornalista, escritor e fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Ele criou um wiki de denúncias e vazamento de informações.
O livro dele fala sobre a batalha pela liberdade no mundo digital. O autor fala sobre temas importantes que estão definindo, nos dias de hoje, os principais tabus de qual o futuro da internet.
Ainda nesta aula, os professores apresentaram os documentários WikiRebels e Anonymous.
30.10
Nesta aula falamos sobre a privacidade na web. Sobre como as pessoas se expõe em suas páginas de facebook e etc.. Lemos os perfis de colegas da outra turma e as informações que públicas que continham em suas respectivas páginas.
06.1
Na aula deste dia falamos também sobre a privacidade nas redes e as formas diferentes com que cada um tem de navegar no mundo da web. Falamos sobre o cuidade que temos de ter ao colocar informações públicas e etc..
A atividade desta aula foi nos dividirmos em duplas ou trios, um dos alunos fazer login no google e pesquisar algum assunto tirando print dos resultados. O outro aluno deveria fazer o mesmo e depois comparar os resultados. Após essas duas pesquisas, devíamos realizar a mesma busca pelo duckduckgo.com e verificar os resultados.
13.11
Nesta aula assistimos a um vídeo sobre como criar remix de músicase vídeos.
Também falamos sobre a wikipedia, que é uma ferramenta colaborativa onde usuários editam e abastecem de informação.
27.11
Newsgames
Nesta aula conversamos sobre jornalismo interativo, jogos online a relação jornalística com esses jogos.
A atividade proposta nesta aula foi que cada aluno jogasse algum dos jogos propostos e respondesse a um questionário online a respeito dos respectivos games. Joguei o jogo do McDonald's e outro da máfia.
Conclusão do semestre da cadeira de Jornalismo Digital
Nesta cadeira, ao longo do semestre, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o meio online e suas particularidades ligadas ao mundo jornalístico. A importância das convergências de mídia, da filtragem que o jornalista deve exercer no mundo da web, tornando assim a internet um meio de informação seguro. Concluo esta cadeira de maneira satisfatória e agradeço aos professores pela oportunidade aprender, de maneira descontraída, um pouco mais sobre o complicado mundo online.
Estou encaminhando em anexo, a 2ª etapa do relatório de estágio.
Ana Paula é uma brasileira de 31 anos que queria protestar pacificamente contra os planos da Rússia de exploração do petróleo no Ártico. Agora, ela e os 29 tripulantes do navio do Greenpeace Arctic Sunrise, estão detidos em uma prisão russa sem nenhuma perspectiva de serem soltos. Mas podemos dar a ela e sua tripulação um verdadeiro bote salva-vidas.
A equipe do Greenpeace, alguns em confinamento solitário, corre o risco de passar 15 anos na prisão por conta de falsas acusações de pirataria. Qual foi o crime? Pendurar uma bandeira em uma plataforma de petróleo russa para protestar contra a perigosa perfuração em águas profundas em um dos lugares mais bonitos e frágeis do planeta. Muitos governos ocidentais já se manifestaram, mas agora Ana Paula e o Greenpeace estão pedindo à comunidade da Avaaz para ajudar a construir um verdadeiro apelo global.
Juntos podemos pressionar alguns dos mais fortes parceiros comerciais e políticos da Rússia -- Brasil, Índia, África do Sul e União Europeia - para pedir a libertação dos 30-do-Ártico. Vamos reunir 1 milhão de assinaturas para libertar Ana Paula e seus amigos. Quando atingirmos essa meta, a Avaaz projetará seus rostos em importantes locais públicos para manter esta história nas capas dos jornais:
http://www.avaaz.org/po/free_the_arctic_30_loc/?bGjNhbb&v=30200
A irmã de Ana Paula nos deu um depoimento sobre ela, e disse: "De muitas maneiras, a minha irmã é uma típica brasileira - falante e simpática, cheia de vida. Mas ela é também simplesmente extraordinária, apaixonada pela natureza desde pequena, e nunca hesitou em lutar, mesmo que isso significasse grande risco pessoal."
Ana Paula e seus colegas podem perder 15 anos de suas vidas apenas por tentar pendurar uma faixa em uma plataforma de petróleo da Gazprom, a primeira deste tipo no Ártico. Esta é uma reação agressiva contra defensores do meio ambiente -- deter a extração de petróleo no Ártico é proteger o último recanto intocado do planeta, onde vazamentos de petróleo são praticamente impossíveis de se limpar.
O Greenpeace contratou ótimos advogados para ressaltar que os 30 ativistas foram presos em águas internacionais, o que significa que a Rússia é quem está violando a Lei Internacional dos Mares. Mas estar do lado certo da lei pode não ser o suficiente para que eles recuperem a liberdade e um destino pavoroso pode ser selado para eles ainda nesta semana, a não ser que a comunidade internacional mostre para a Rússia que não vai deixar passar este escândalo.
A Avaaz possui uma voz especialmente forte nesses países, contando com milhões de membros -- já somos 5 milhões apenas no Brasil! Se conseguirmos alcançar um milhão de assinaturas em uma petição, membros da Avaaz no Brasil, na África do Sul, Índia e União Europeia poderão exercer ainda mais pressão. Assine agora para ajudar a construir um apoio de um milhão de pessoas aos 30-do-Ártico:
http://www.avaaz.org/po/free_the_arctic_30_loc/?bGjNhbb&v=30200
Sou graduada em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho. Atuei por muito tempo em obras de empreendimentos residencias na área de acabamentos e Segurança do trabalho.Também como Engenheira Orçamentista.
Atualmente ministro aulas presenciais no Senac-RS para cursos técnicos de segurança do trabalho.