192205 - Curso de Extensão em Ensino de História: Realidade Aumentada Como Recurso Pedagógico
Adriana Justin Cerveira KampffTHOMAS SELAU DE CASTRO

192205 - Curso de Extensão em Ensino de História: Realidade Aumentada Como Recurso Pedagógico

Vive-se em uma sociedade cada vez mais tecnológica, digitalizada, imersa na cibercultura na qual todos estão conectados por meio da internet e gadgets. É necessário, então, que a História estabeleça diálogos com as tecnologias disponíveis atualmente e que se prepare para a contínua atualização das mesmas, bem como ao surgimento de inovações. Desta forma, a História, conseguirá executar sua função social de construir nos indivíduos a capacidade de visualizarem a si mesmos e os demais membros da sociedade como agentes dos processos socio-históricos e, especialmente, dialogar com as novas gerações. 

Este curso tem por objetivos:

  • Potencializar as ações pedagógicas já realizadas pelos professores e graduandos por meio da inserção de tecnologias digitais;
  • A partir da prática reflexiva, desenvolver a consciência da necessidade de contínua formação e posicionamento positivo para a inovação;
  • Identificar as possibilidades e limites de aplicação de Realidade Aumentada enquanto recursos pedagógicos no ensino de História. 




192176 - CURSO DE EXTENSÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: “CRÔNICAS DO COTIDIANO”
Ana Marcia Martins da SilvaAnelise Crippa SilvaJanaina de A B de AguiarRegina KohlrauschVanessa Regina Hoffmann

192176 - CURSO DE EXTENSÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: “CRÔNICAS DO COTIDIANO”

JUSTIFICATIVA

O ser humano constitui-se pela linguagem: com ela fez/faz sua história e a divulgou/divulga para o mundo. Por isso, capacitá-lo para sua utilização clara e coerente significa dar-lhe o caminho para expressar por escrito a sua visão de mundo, registrando os fatos que lhe são significativos. 

É esse pensamento que justifica o projeto “Crônicas do Cotidiano”, por meio do qual se pretende conduzir os alunos ao registro de seu ponto de vista sobre situações cotidianas em crônicas que consistam, no agora e no futuro, em “seu refúgio em momentos de solidão, nos espaços onde a mente enfrenta o viver, conflito que deságua no monólogo do poeta, do pensador, do introspectivo” . Os textos serão publicados em uma revista artesanal criada pelos próprios alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1 LEITURA COMENTADA  Contextualização de trechos de obras literárias e intertextualidade com obras da literatura e da cultura contemporânea (canções, filmes, artes plásticas).


2 PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS  Produção de crônicas sobre fatos cotidianos a partir do trabalho com a estrutura do gênero textual crônica.


2.1 Temas para a produção das crônicas (A princípio serão produzidas três crônicas para cada tema.)

2.1.1 O que me incomoda/inquieta (na vida, na sociedade, na política, em casa).

2.1.2 Por que não me incomodo/inquieto com... 

2.1.3 E se eu... 


3 GRAMÁTICA  Abordagem de conteúdos e tópicos que suscitam dúvidas no uso formal da língua a partir da revisão dos textos produzidos pelos alunos.


178392 - CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO
Daniel UstarrozFABIO MACHADO BALDISSERALiane Tabarelli

178392 - CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO

Olá, Amigos ! Aqui postaremos material para estudo complementar.

A leitura e o estudo pode ser realizado após o curso.

Aproveitem !

Abraço

Daniel Ustárroz

CURSO DE EXTENSÃO NIP: INTRODUÇÃO À INOVAÇÃO
Daniel UstarrozGabriela Wallau RodriguesLais Machado LucasPedro Guilherme Augustin Adamy

CURSO DE EXTENSÃO NIP: INTRODUÇÃO À INOVAÇÃO

Olá, Amigos ! Aqui iremos oferecer material de estudo complementar, para as nossas discussões. Abraço !

Assessoria de Comunicação - Um olhar para o Futuro
Almir Penha de FreitasJuan de Moraes Domingues

Assessoria de Comunicação - Um olhar para o Futuro

Objetivos: Fornecer aos alunos noções sobre as novas exigências do mercado de comunicação, destacando a importância do conhecimento multifuncional.

Apresentação: O cenário da comunicação passa a contar com mudanças significativas a partir do surgimento de tecnologias capazes de proliferar a informação. Com isso, o até então conhecido mercado das assessorias de imprensa passa por transformações significativas, com a inclusão de serviços e atividades até então não realizadas. Desta forma substitui-se a nomenclatura para agências de comunicação, com a prestação de uma ampla quantidade de serviços, e exigindo maior conhecimento dos profissionais.

Programação:

a) O novo mundo da comunicação corporativa;
b) As organizações sintonizadas com o mundo da comunicação:
c) O profissional multitarefas;
d) Os protagonistas que todos querem;
e) Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação;
f) O que são e como identificar oportunidades;
g) Mídia tradicional x Mídia digital;
h) Os ensinamentos da comunicação especializada;
i) A comunicação integrada;
j) Tendências para a Comunicação Empresarial x Empreendedorismo

Curso DPC TRF4
PROF. DPC TRF4

Curso DPC TRF4

Curso DPC TRF4