Os objetivos do curso são:

  1. Fomentar a mudança de concepção pedagógica: O curso busca promover uma mudança de paradigma na forma como a educação é concebida, estimulando a transição do modelo tradicional para o ensino híbrido. Isso inclui entender como integrar o ensino presencial com o virtual usando a plataforma Moodle e suas ferramentas.

  2. Compreender a articulação entre ensino híbrido e modelo presencial: Os participantes do curso devem adquirir uma compreensão aprofundada de como as ações de ensino híbrido podem ser coordenadas e combinadas com o modelo presencial. Esse entendimento é essencial para selecionar e implementar metodologias inovadoras que sejam adequadas ao contexto de ensino de cada disciplina.

  3. Posicionar a prática pedagógica diante das demandas pós-pandêmicas: O curso visa capacitar os educadores a lidar com as demandas e desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico. Isso inclui a adaptação das estratégias de ensino, a consideração das novas necessidades dos alunos e a utilização eficaz das tecnologias de ensino.

  4. Refletir sobre as implicações das mudanças pedagógicas: Ao promover a transição para o ensino híbrido e a adoção de metodologias inovadoras, é fundamental que os educadores reflitam sobre as implicações dessas mudanças em suas propostas pedagógicas. Isso inclui avaliar como essas mudanças impactam as atividades avaliativas, os resultados do ensino e a experiência geral dos alunos.

Em resumo, o curso busca capacitar os educadores a compreender, planejar e implementar o ensino híbrido de forma eficaz, alinhando as metodologias inovadoras às demandas do contexto contemporâneo e refletindo sobre as mudanças pedagógicas necessárias após o período de pandemia.


JUSTIFICATIVA

O ser humano constitui-se pela linguagem: com ela fez/faz sua história e a divulgou/divulga para o mundo. Por isso, capacitá-lo para sua utilização clara e coerente significa dar-lhe o caminho para expressar por escrito a sua visão de mundo, registrando os fatos que lhe são significativos. 

É esse pensamento que justifica o projeto “Crônicas do Cotidiano”, por meio do qual se pretende conduzir os alunos ao registro de seu ponto de vista sobre situações cotidianas em crônicas que consistam, no agora e no futuro, em “seu refúgio em momentos de solidão, nos espaços onde a mente enfrenta o viver, conflito que deságua no monólogo do poeta, do pensador, do introspectivo” . Os textos serão publicados em uma revista artesanal criada pelos próprios alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1 LEITURA COMENTADA  Contextualização de trechos de obras literárias e intertextualidade com obras da literatura e da cultura contemporânea (canções, filmes, artes plásticas).


2 PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS  Produção de crônicas sobre fatos cotidianos a partir do trabalho com a estrutura do gênero textual crônica.


2.1 Temas para a produção das crônicas (A princípio serão produzidas três crônicas para cada tema.)

2.1.1 O que me incomoda/inquieta (na vida, na sociedade, na política, em casa).

2.1.2 Por que não me incomodo/inquieto com... 

2.1.3 E se eu... 


3 GRAMÁTICA  Abordagem de conteúdos e tópicos que suscitam dúvidas no uso formal da língua a partir da revisão dos textos produzidos pelos alunos.


Olá, Amigos !

Aqui os senhores encontrarão material para leitura complementar, além dos slides apresentados em sala de aula.

Abraço !

Daniel

Olá, Amigos ! Aqui postaremos material para estudo complementar.

A leitura e o estudo pode ser realizado após o curso.

Aproveitem !

Abraço

Daniel Ustárroz

Olá, Amigos ! Aqui iremos oferecer material de estudo complementar, para as nossas discussões. Abraço !

Olá, Amigos ! Nesta plataforma, iremos disponibilizar durante o curso e os dias subsequentes material didático para complementar a formação !
Grande Abraço

Equipe da PUCRS

Objetivos: Fornecer aos alunos noções sobre as novas exigências do mercado de comunicação, destacando a importância do conhecimento multifuncional.

Apresentação: O cenário da comunicação passa a contar com mudanças significativas a partir do surgimento de tecnologias capazes de proliferar a informação. Com isso, o até então conhecido mercado das assessorias de imprensa passa por transformações significativas, com a inclusão de serviços e atividades até então não realizadas. Desta forma substitui-se a nomenclatura para agências de comunicação, com a prestação de uma ampla quantidade de serviços, e exigindo maior conhecimento dos profissionais.

Programação:

a) O novo mundo da comunicação corporativa;
b) As organizações sintonizadas com o mundo da comunicação:
c) O profissional multitarefas;
d) Os protagonistas que todos querem;
e) Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação;
f) O que são e como identificar oportunidades;
g) Mídia tradicional x Mídia digital;
h) Os ensinamentos da comunicação especializada;
i) A comunicação integrada;
j) Tendências para a Comunicação Empresarial x Empreendedorismo

Curso DPC TRF4