Fabiane Azeredo
Professor
Daiana Elisabeth Bottcher
Professor
Guilherme Genehr Fritscher
Professor
Tatiana Siqueira Gonçalves
Professor
Marcio Lima Grossi
Professor
Claiton Heitz
Professor
Luciane Macedo de Menezes
Professor
Aline Rose Cantarelli Morosolli
Professor
Sandra Delgado Pagnoncelli
Professor
Luis Carlos Pertile
Professor
Susana Maria Deon Rizzatto
Professor
Ana Maria Spohr
Professor
Luiz Fernando Walber
Professor
Maristela Gutierrez De Borba
Professor
Daiana Elisabeth Bottcher
Professor
Maria Martha Campos
Professor
Ana Luisa Saraiva Homem de Carvalho
Professor
Maximiliano Schunke Gomes
Professor
Rafael Chies Hartmann
Professor
Thayana Salgado De Souza Leao
Professor
Vinicius Nery Viegas
Professor
Luiz Fernando Walber
Professor
Silvana Beltrami G Waltrick
Professor
Joao Batista Blessmann Weber
Professor
Fernando de Oliveira Andriola
Professor
Guilherme Genehr Fritscher
Professor
Tomas Geremia
Professor
Claiton Heitz
Professor
Raphael Carlos Drumond Loro
Professor
Fabio Luiz Dal Moro Maito
Professor
Luciane Macedo de Menezes
Professor
Aline Rose Cantarelli Morosolli
Professor
Vladimir Dourado Poli
Professor
Susana Maria Deon Rizzatto
Professor
Vinicius Nery Viegas
Professor
Luiz Fernando Walber
Professor
Os objetivos do curso são:
Fomentar a mudança de concepção pedagógica: O curso busca promover uma mudança de paradigma na forma como a educação é concebida, estimulando a transição do modelo tradicional para o ensino híbrido. Isso inclui entender como integrar o ensino presencial com o virtual usando a plataforma Moodle e suas ferramentas.
Compreender a articulação entre ensino híbrido e modelo presencial: Os participantes do curso devem adquirir uma compreensão aprofundada de como as ações de ensino híbrido podem ser coordenadas e combinadas com o modelo presencial. Esse entendimento é essencial para selecionar e implementar metodologias inovadoras que sejam adequadas ao contexto de ensino de cada disciplina.
Posicionar a prática pedagógica diante das demandas pós-pandêmicas: O curso visa capacitar os educadores a lidar com as demandas e desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico. Isso inclui a adaptação das estratégias de ensino, a consideração das novas necessidades dos alunos e a utilização eficaz das tecnologias de ensino.
Refletir sobre as implicações das mudanças pedagógicas: Ao promover a transição para o ensino híbrido e a adoção de metodologias inovadoras, é fundamental que os educadores reflitam sobre as implicações dessas mudanças em suas propostas pedagógicas. Isso inclui avaliar como essas mudanças impactam as atividades avaliativas, os resultados do ensino e a experiência geral dos alunos.
Em resumo, o curso busca capacitar os educadores a compreender, planejar e implementar o ensino híbrido de forma eficaz, alinhando as metodologias inovadoras às demandas do contexto contemporâneo e refletindo sobre as mudanças pedagógicas necessárias após o período de pandemia.
Vinícius da Rosa Pepe
Professor
Odilon Francisco Pavón Duarte
Professor
Eduardo Fraga da Costa
Professor
Sergio Boscato Garcia
Professor
Eduardo Gus Brofman
Professor
Marlon Moraes
Professor
ODILON FRANCISCO PAVÓN DUARTE
Professor
Fernando Pozza
Professor
Ana Paula Erhart Rauber
Professor
Vanessa Regina Hoffmann
Professor
Rubem da Cunha Reis
Professor
Bruno De Rosso Ribeiro
Professor
Renan Caron Viero
Professor
Helena Maria Antonine Stigger
Professor
Karen Sica da Cunha
Professor
Andreia Denise Mallmann
Professor
Vinicius Mano
Professor
Claudio Costa Mercio
Professor
Andre Fagundes Pase
Professor
Ana Paula Erhart Rauber
Professor
Vanessa Regina Hoffmann
Professor
Maria Henriqueta Creidy Satt
Professor
Aleteia Patricia de A Selonk
Professor
KIM GESSWEIN SILVA
Professor
Fabiano Grendene de Souza
Professor
Gustavo Spolidoro
Professor
Roberto Tietzmann
Professor
Eduardo Wannmacher
Professor
Eliane Bariviera
Professor
Ana Cecilia Bisso Nunes
Professor
Diego Freitas Iribarrem Icart Furtado
Professor
Gabriele Carneiro Jeffman
Professor
Gabriela Birnfeld Kurtz
Professor
Naira Maria L Libermann
Professor
Larissa Martins Lehmen
Professor
Roberta Fin Motta
Professor
Vicente Henrique B Zanella
Professor
JUSTIFICATIVA
O ser humano constitui-se pela linguagem: com ela fez/faz sua história e a divulgou/divulga para o mundo. Por isso, capacitá-lo para sua utilização clara e coerente significa dar-lhe o caminho para expressar por escrito a sua visão de mundo, registrando os fatos que lhe são significativos.
É esse pensamento que justifica o projeto “Crônicas do Cotidiano”, por meio do qual se pretende conduzir os alunos ao registro de seu ponto de vista sobre situações cotidianas em crônicas que consistam, no agora e no futuro, em “seu refúgio em momentos de solidão, nos espaços onde a mente enfrenta o viver, conflito que deságua no monólogo do poeta, do pensador, do introspectivo” . Os textos serão publicados em uma revista artesanal criada pelos próprios alunos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 LEITURA COMENTADA Contextualização de trechos de obras literárias e intertextualidade com obras da literatura e da cultura contemporânea (canções, filmes, artes plásticas).
2 PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS Produção de crônicas sobre fatos cotidianos a partir do trabalho com a estrutura do gênero textual crônica.
2.1 Temas para a produção das crônicas (A princípio serão produzidas três crônicas para cada tema.)
2.1.1 O que me incomoda/inquieta (na vida, na sociedade, na política, em casa).
2.1.2 Por que não me incomodo/inquieto com...
2.1.3 E se eu...
3 GRAMÁTICA Abordagem de conteúdos e tópicos que suscitam dúvidas no uso formal da língua a partir da revisão dos textos produzidos pelos alunos.
Olá, Amigos !
Aqui os senhores encontrarão material para leitura complementar, além dos slides apresentados em sala de aula.
Abraço !
Daniel
Olá, Amigos ! Aqui postaremos material para estudo complementar.
A leitura e o estudo pode ser realizado após o curso.
Aproveitem !
Abraço
Daniel Ustárroz
Olá, Amigos ! Aqui iremos oferecer material de estudo complementar, para as nossas discussões. Abraço !
Olá, Amigos ! Nesta plataforma, iremos disponibilizar durante o curso e os dias subsequentes material didático para complementar a formação !
Grande Abraço
Equipe da PUCRS
PEDRO LUIS AVILA ZANELLA
Professor
Lucio Sarubbi Fillmann
Professor
Leandro Genehr Fritscher
Professor
ALESSANDRA MARQUES PEREIRA
Professor
Joao da Rosa Michelon
Professor
Jorge Antonio Pastro Noronha
Professor
Magda Lahorgue Nunes
Professor
Marco Antonio Pacheco
Professor
Leonardo Araujo Pinto
Professor
Marcelo Comerlato Scotta
Professor
Marcelo Garcia Toneto
Professor
MARIO WIEHE
Professor
Maria Jose Borsatto Zanella
Professor
Filipe de Medeiros Albano
Professor
Jairo Jose de Oliveira Andrade
Professor
Rafael Roco de Araujo
Professor
Helio Radke Bittencourt
Professor
Ana Paula Beck Da Silva Etges
Professor
Claudio Luis C Frankenberg
Professor
Eduardo Giugliani
Professor
Alvaro Gehlen de Leao
Professor
Fernando de Oliveira Lemos
Professor
Patricia Flores Magnago
Professor
Carlos Alexandre dos Santos
Professor
Edson Zilio Silva
Professor
Alberto Leon de Paula Simoes
Professor
Lori Viali
Professor
EDEMAR ANTONIO WOLF DE PAULA
Professor
Objetivos: Fornecer aos alunos noções sobre as novas exigências do mercado de comunicação, destacando a importância do conhecimento multifuncional.
Apresentação: O cenário da comunicação passa a contar com mudanças significativas a partir do surgimento de tecnologias capazes de proliferar a informação. Com isso, o até então conhecido mercado das assessorias de imprensa passa por transformações significativas, com a inclusão de serviços e atividades até então não realizadas. Desta forma substitui-se a nomenclatura para agências de comunicação, com a prestação de uma ampla quantidade de serviços, e exigindo maior conhecimento dos profissionais.
Programação:
a) O novo mundo da comunicação corporativa;
b) As organizações sintonizadas com o mundo da comunicação:
c) O profissional multitarefas;
d) Os protagonistas que todos querem;
e) Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação;
f) O que são e como identificar oportunidades;
g) Mídia tradicional x Mídia digital;
h) Os ensinamentos da comunicação especializada;
i) A comunicação integrada;
j) Tendências para a Comunicação Empresarial x Empreendedorismo