- Professor: Lisiane Costa dos Santos
- Professor: Aline Rose Cantarelli Morosolli
- Professor: Caio Marcelo Panitz Selaimen
- Professor: Clovis Gallina
- Professor: Leonardo Hoffmann De Barcello
- Professor: Raphael Carlos Drumond Loro
- Professor: Rodrigo Schwalm Lacroix
- Professor: Tomas Geremia
- Professor: Bianca Zambiasi
- Professor: Ingrid Webb Josephson Ribeiro Sanada
- Professor: Luiz Fernando Walber
- Professor: Maria Martha Campos
- Professor: Roberta Passos Palazzo
- Professor: Aline Rose Cantarelli Morosolli
- Professor: Ana Maria Spohr
- Professor: Claiton Heitz
- Professor: Daiana Elisabeth Bottcher
- Professor: Fabiane Azeredo
- Professor: Guilherme Genehr Fritscher
- Professor: Luciane Macedo de Menezes
- Professor: Luis Carlos Pertile
- Professor: Luiz Fernando Walber
- Professor: Marcio Lima Grossi
- Professor: Sandra Delgado Pagnoncelli
- Professor: Susana Maria Deon Rizzatto
- Professor: Tatiana Siqueira Gonçalves
- Professor: Ana Luisa Saraiva Homem de Carvalho
- Professor: Daiana Elisabeth Bottcher
- Professor: Joao Batista Blessmann Weber
- Professor: Luiz Fernando Walber
- Professor: Maria Martha Campos
- Professor: Maristela Gutierrez De Borba
- Professor: Maximiliano Schunke Gomes
- Professor: Rafael Chies Hartmann
- Professor: Silvana Beltrami G Waltrick
- Professor: Thayana Salgado De Souza Leao
- Professor: Vinicius Nery Viegas
- Professor: Aline Rose Cantarelli Morosolli
- Professor: Claiton Heitz
- Professor: Fabio Luiz Dal Moro Maito
- Professor: Fernando de Oliveira Andriola
- Professor: Guilherme Genehr Fritscher
- Professor: Luciane Macedo de Menezes
- Professor: Luiz Fernando Walber
- Professor: Raphael Carlos Drumond Loro
- Professor: Susana Maria Deon Rizzatto
- Professor: Tomas Geremia
- Professor: Vinicius Nery Viegas
- Professor: Vladimir Dourado Poli
- Professor: Aline Rose Cantarelli Morosolli
- Professor: AUGUSTO WINGERT
- Professor: Caio Marcelo Panitz Selaimen
- Professor: Leonardo Hoffmann De Barcello
- Professor: Paulo Cesar Armani Maccari
- Professor: Lisiane Costa dos Santos
- Professor: Carla Spagnolo
- Professor: Educon Pedagógico
- Professor: Janaina de Azevedo Baladão
- Professor: LEXIS
- Professor: Tuani Lopes Da Costa
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Laurence Ricardo Adorno
- Professor: Maristela Compagnoni Vieira
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Aline Rose Cantarelli Morosolli
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Eduardo Martinelli S de Lima
- Professor: Luis Carlos Pertile
- Professor: Tatiana Siqueira Gonçalves
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Joao Batista Blessmann Weber
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Fabio Roberto Davila
- Professor: Rodrigo Moraes de Oliveira
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
Os objetivos do curso são:
Fomentar a mudança de concepção pedagógica: O curso busca promover uma mudança de paradigma na forma como a educação é concebida, estimulando a transição do modelo tradicional para o ensino híbrido. Isso inclui entender como integrar o ensino presencial com o virtual usando a plataforma Moodle e suas ferramentas.
Compreender a articulação entre ensino híbrido e modelo presencial: Os participantes do curso devem adquirir uma compreensão aprofundada de como as ações de ensino híbrido podem ser coordenadas e combinadas com o modelo presencial. Esse entendimento é essencial para selecionar e implementar metodologias inovadoras que sejam adequadas ao contexto de ensino de cada disciplina.
Posicionar a prática pedagógica diante das demandas pós-pandêmicas: O curso visa capacitar os educadores a lidar com as demandas e desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico. Isso inclui a adaptação das estratégias de ensino, a consideração das novas necessidades dos alunos e a utilização eficaz das tecnologias de ensino.
Refletir sobre as implicações das mudanças pedagógicas: Ao promover a transição para o ensino híbrido e a adoção de metodologias inovadoras, é fundamental que os educadores reflitam sobre as implicações dessas mudanças em suas propostas pedagógicas. Isso inclui avaliar como essas mudanças impactam as atividades avaliativas, os resultados do ensino e a experiência geral dos alunos.
Em resumo, o curso busca capacitar os educadores a compreender, planejar e implementar o ensino híbrido de forma eficaz, alinhando as metodologias inovadoras às demandas do contexto contemporâneo e refletindo sobre as mudanças pedagógicas necessárias após o período de pandemia.
- Professor: Claudio Luis C Frankenberg
- Professor: GOnline
- Professor: Lisandra Catalan do Amaral
- Professor: Lucia Maria Martins Giraffa
- Professor: Luciano Denardin de Oliveira
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Fernanda Luiza F de Medeiros
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Gabrielle Bezerra Sales Sarlet
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Alvaro V Paranhos Severo
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Liane Maria Busnello Thome
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Ingo Wolfgang Sarlet
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Alvaro V Paranhos Severo
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Marco Felix Jobim
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Andre Fernandes Estevez
- Professor: Lais Machado Lucas
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Alvaro V Paranhos Severo
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Liane Maria Busnello Thome
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Augusto Jobim do Amaral
- Professor: Fernanda Correa Osorio
- Professor: Gustavo Oliveira de Lima Pereira
- Professor: Marcos Eduardo Faes Eberhardt
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Eugenio Facchini Neto
- Professor: Fabio Siebeneichler de Andrade
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Jaime Federici Gomes
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Bruno De Rosso Ribeiro
- Professor: Eduardo Fraga da Costa
- Professor: Eduardo Gus Brofman
- Professor: Fernando Pozza
- Professor: Marlon Leandro Moraes
- Professor: ODILON FRANCISCO PAVÓN DUARTE
- Professor: Odilon Francisco Pavón Duarte
- Professor: Renan Caron Viero
- Professor: Rubem da Cunha Reis
- Professor: Sergio Boscato Garcia
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Vinícius da Rosa Pepe
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Rafael Chies Hartmann
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Maria Spohr
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Luiz Henrique Burnett Junior
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Caio Marcelo Panitz Selaimen
- Professor: Marina R Lobato Palmeiro
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Fernanda Correa Osorio
- Professor: Marcelo Almeida Ruivo Dos Santos
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Adriano Detoni Filho
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Fernanda Torres Faggiani
- Professor: Luis Henrique Rolim Silva
- Professor: Marcio Geller Marques
- Professor: Rafael Reimann Baptista
- Professor: Rodrigo Flores Sartori
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Aleteia Patricia de A Selonk
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: Andre Fagundes Pase
- Professor: Andreia Denise Mallmann
- Professor: Claudio Costa Mercio
- Professor: Eduardo Wannmacher
- Professor: Fabiano Grendene de Souza
- Professor: Gustavo Spolidoro
- Professor: Helena Maria Antonine Stigger
- Professor: Karen Sica da Cunha
- Professor: KIM GESSWEIN SILVA
- Professor: Maria Henriqueta Creidy Satt
- Professor: Roberto Tietzmann
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Vinicius Mano
- Professor: Cesar Moser Ramos
- Professor: Licione Torres
- Professor: Maristela Compagnoni Vieira
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Vinicius Sittoni Brasil
- Professor: Nelson Asnis
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Diego Freitas Iribarrem Icart Furtado
- Professor: Eliane Bariviera
- Professor: Larissa Martins Lehmen
- Professor: Vicente Henrique B Zanella
- Professor: Ana Cecilia Bisso Nunes
- Professor: Diego Freitas Iribarrem Icart Furtado
- Professor: Eliane Bariviera
- Professor: Gabriela Birnfeld Kurtz
- Professor: Gabriele Carneiro Jeffman
- Professor: Larissa Martins Lehmen
- Professor: Naira Maria L Libermann
- Professor: Roberta Fin Motta
- Professor: Vicente Henrique B Zanella
- Professor: Cristiano Ordovas Baldi
- Professor: Moema Vilela Pereira
- Professor: Paulo Ricardo Kralik Angelini
- Professor: REGINALDO DA LUZ PUJOL FILHO
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Anelise Crippa Silva
- Professor: Clarissa Biehl Printes
- Professor: Anelise Crippa Silva
- Professor: Marco Aurelio Souza Mangan
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
JUSTIFICATIVA
O ser humano constitui-se pela linguagem: com ela fez/faz sua história e a divulgou/divulga para o mundo. Por isso, capacitá-lo para sua utilização clara e coerente significa dar-lhe o caminho para expressar por escrito a sua visão de mundo, registrando os fatos que lhe são significativos.
É esse pensamento que justifica o projeto “Crônicas do Cotidiano”, por meio do qual se pretende conduzir os alunos ao registro de seu ponto de vista sobre situações cotidianas em crônicas que consistam, no agora e no futuro, em “seu refúgio em momentos de solidão, nos espaços onde a mente enfrenta o viver, conflito que deságua no monólogo do poeta, do pensador, do introspectivo” . Os textos serão publicados em uma revista artesanal criada pelos próprios alunos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 LEITURA COMENTADA Contextualização de trechos de obras literárias e intertextualidade com obras da literatura e da cultura contemporânea (canções, filmes, artes plásticas).
2 PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS Produção de crônicas sobre fatos cotidianos a partir do trabalho com a estrutura do gênero textual crônica.
2.1 Temas para a produção das crônicas (A princípio serão produzidas três crônicas para cada tema.)
2.1.1 O que me incomoda/inquieta (na vida, na sociedade, na política, em casa).
2.1.2 Por que não me incomodo/inquieto com...
2.1.3 E se eu...
3 GRAMÁTICA Abordagem de conteúdos e tópicos que suscitam dúvidas no uso formal da língua a partir da revisão dos textos produzidos pelos alunos.
- Professor: Ana Marcia Martins da Silva
- Professor: Anelise Crippa Silva
- Professor: Janaina de Azevedo Baladão
- Professor: Regina Kohlrausch
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: ANGELA MEYER WOLF
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: ANGELA MEYER WOLF
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Ana Paula Erhart Rauber
- Professor: ANGELA MEYER WOLF
- Professor: IVAN CUNHA MATTOS FILHO
- Professor: TÂNIA MARA DA ROCHA RÉQUIA BIAN
- Professor: Vanessa Regina Hoffmann
- Professor: Denis Bohnenberger
- Professor: MARCELO GOMES DE MACEDO
- Professor: Denis Bohnenberger
- Professor: FABIO BARQUI STEREN
- Professor: JOSÉ HENRIQUE MATOS HORNUG
- Professor: FELIPE MORAIS MENEZES
- Professor: Gabriela Birnfeld Kurtz
- Professor: ROBERTA RAMOS
- Professor: Roberta Fin Motta
- Professor: Angelo Brandelli Costa
- Professor: THAÍS BLANKENHEIM
- Professor: Daniel Ustarroz
- Professor: Camila Garcia Kieling
- Professor: Cristina Furlan Zabka
- Professor: Joao Batista Siqueira Harres
- Professor: Paula Regina Puhl
Olá, Amigos !
Aqui os senhores encontrarão material para leitura complementar, além dos slides apresentados em sala de aula.
Abraço !
Daniel
- Professor: Daniel Ustarroz
Olá, Amigos ! Aqui postaremos material para estudo complementar.
A leitura e o estudo pode ser realizado após o curso.
Aproveitem !
Abraço
Daniel Ustárroz
- Professor: Daniel Ustarroz
- Professor: FABIO MACHADO BALDISSERA
- Professor: Liane Tabarelli
- Professor: ALINE ZAPARTE
- Professor: Rodrigo Grassi de Oliveira
Olá, Amigos ! Aqui iremos oferecer material de estudo complementar, para as nossas discussões. Abraço !
- Professor: Daniel Ustarroz
- Professor: Gabriela Wallau Rodrigues
- Professor: Lais Machado Lucas
- Professor: Pedro Guilherme Augustin Adamy
Olá, Amigos ! Nesta plataforma, iremos disponibilizar durante o curso e os dias subsequentes material didático para complementar a formação !
Grande Abraço
Equipe da PUCRS
- Professor: Ana Claudia Redecker
- Professor: Daniel Ustarroz
- Professor: ALEXANDRE WOLF DAS NEVES
- Professor: Luis Antonio Janssen
- Professor: PAULO ROJAS COUTO
- Professor: Christina Campana Duarte
- Professor: Cristian Tedesco Tonial
- Professor: LEONARDO VILIANO KROTH
- Professor: ALESSANDRA MARQUES PEREIRA
- Professor: Joao da Rosa Michelon
- Professor: Jorge Antonio Pastro Noronha
- Professor: Leandro Genehr Fritscher
- Professor: Leonardo Araujo Pinto
- Professor: Lucio Sarubbi Fillmann
- Professor: Magda Lahorgue Nunes
- Professor: Marcelo Comerlato Scotta
- Professor: Marcelo Garcia Toneto
- Professor: Marco Antonio Pacheco
- Professor: Maria Jose Borsatto Zanella
- Professor: MARIO WIEHE
- Professor: PEDRO LUIS AVILA ZANELLA
- Professor: HENRIQUE HECKLER
- Professor: KARIN KELLER
- Professor: Katine Basso Fasolo
- Professor: NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN
- Professor: ALEXANDRE WOLF DAS NEVES
- Professor: Luis Antonio Janssen
- Professor: PAULO ROJAS COUTO
- Professor: Christina Campana Duarte
- Professor: Cristian Tedesco Tonial
- Professor: LEONARDO VILIANO KROTH
- Professor: Daniel Ustarroz
- Professor: Claudio Luis C Frankenberg
- Professor: Denize Regina Carniel
- Professor: Angelo Brandelli Costa
- Professor: Ana Von Frankenberg Berger
- Professor: Carolina Hermes Eichenberg
- Professor: Eliane Bariviera
- Professor: Lucio Andre Brandt
- Professor: Naira Maria L Libermann
- Professor: Roberta Fin Motta
- Professor: Katine Basso Fasolo
- Professor: MARCELO NORONHA PASTRO
- Professor: TIAGO BRUN COSER
- Professor: Alberto Leon de Paula Simoes
- Professor: Alvaro Gehlen de Leao
- Professor: Ana Paula Beck Da Silva Etges
- Professor: Carlos Alexandre dos Santos
- Professor: Claudio Luis C Frankenberg
- Professor: EDEMAR ANTONIO WOLF DE PAULA
- Professor: Edson Zilio Silva
- Professor: Eduardo Giugliani
- Professor: Fernando de Oliveira Lemos
- Professor: Filipe de Medeiros Albano
- Professor: Helio Radke Bittencourt
- Professor: Jairo Jose de Oliveira Andrade
- Professor: Lori Viali
- Professor: Patricia Flores Magnago
- Professor: Rafael Roco de Araujo
- Professor: Ana Cecilia Bisso Nunes
- Professor: Katine Basso Fasolo
- Professor: JOCELYNE DA CUNHA BOCCHESE
- Professor: ROSANA MARIA GESSINGER
- Professor: Valeria Pinheiro Raymundo
- Professor: CLARICE LAMB
- Professor: Cristina Becker Lopes Perna
Objetivos: Fornecer aos alunos noções sobre as novas exigências do mercado de comunicação, destacando a importância do conhecimento multifuncional.
Apresentação: O cenário da comunicação passa a contar com mudanças significativas a partir do surgimento de tecnologias capazes de proliferar a informação. Com isso, o até então conhecido mercado das assessorias de imprensa passa por transformações significativas, com a inclusão de serviços e atividades até então não realizadas. Desta forma substitui-se a nomenclatura para agências de comunicação, com a prestação de uma ampla quantidade de serviços, e exigindo maior conhecimento dos profissionais.
Programação:
a) O novo mundo da comunicação corporativa;
b) As organizações sintonizadas com o mundo da comunicação:
c) O profissional multitarefas;
d) Os protagonistas que todos querem;
e) Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação;
f) O que são e como identificar oportunidades;
g) Mídia tradicional x Mídia digital;
h) Os ensinamentos da comunicação especializada;
i) A comunicação integrada;
j) Tendências para a Comunicação Empresarial x Empreendedorismo
- Professor: Almir Penha de Freitas
- Professor: Juan de Moraes Domingues
- Professor: PROF. DPC TRF4